Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrea Soares Rocha da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4151
Resumo: Embora a educaÃÃo a distÃncia (EaD) nÃo seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserÃÃo das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interaÃÃo que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponÃveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotÃtico supondo a relaÃÃo entre as variÃveis endÃgenas domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem âcolaborativaâ em curso de EaD on-line. Para concretizaÃÃo desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa Ãrea de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equaÃÃes estruturais, mediante a qual foi confirmada a existÃncia de uma trÃplice relaÃÃo entre o domÃnio tecnolÃgico dos alunos, as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem âcolaborativaâ. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitÃvel, assim como as equaÃÃes estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicaÃÃo da variabilidade das variÃveis latentes. Ademais, a investigaÃÃo constatou, tambÃm, que a freqÃÃncia de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fÃruns para discussÃo, bem como de ferramentas de comunicaÃÃo (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domÃnio tecnolÃgico do aluno de EaD, sendo o domÃnio tecnolÃgico realmente necessÃrio para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigaÃÃo constatou, ainda, que as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicaÃÃo e atividades âcolaborativasâ, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, entÃo, que alunos possuidores de uma capacitaÃÃo tecnolÃgica adequada terÃo condiÃÃes de realizar interaÃÃes mais fortes, o que, conseqÃentemente, influenciarà positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.
id UFC_7df3c71e13613a379795a972146f60e2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2288
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEstudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais. Study of the relationship among technological domain, interaction and collaborative learning in the e-learning through the application of a model of structural equations.2009-02-12Raimundo HÃlio Leite00190322349Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 Bartholomeu Torres Troccoli10999965468http://lattes.cnpq.br/5224699245136471 38972417300http://lattes.cnpq.br/1759902798115392 Andrea Soares Rocha da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBReducaÃÃo a distÃncia domÃnio tecnolÃgico interaÃÃo aprendizagem colaborativadistance learning technical practice interaction collaborative learningENSINO-APRENDIZAGEMEmbora a educaÃÃo a distÃncia (EaD) nÃo seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserÃÃo das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interaÃÃo que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponÃveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotÃtico supondo a relaÃÃo entre as variÃveis endÃgenas domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem âcolaborativaâ em curso de EaD on-line. Para concretizaÃÃo desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa Ãrea de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equaÃÃes estruturais, mediante a qual foi confirmada a existÃncia de uma trÃplice relaÃÃo entre o domÃnio tecnolÃgico dos alunos, as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem âcolaborativaâ. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitÃvel, assim como as equaÃÃes estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicaÃÃo da variabilidade das variÃveis latentes. Ademais, a investigaÃÃo constatou, tambÃm, que a freqÃÃncia de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fÃruns para discussÃo, bem como de ferramentas de comunicaÃÃo (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domÃnio tecnolÃgico do aluno de EaD, sendo o domÃnio tecnolÃgico realmente necessÃrio para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigaÃÃo constatou, ainda, que as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicaÃÃo e atividades âcolaborativasâ, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, entÃo, que alunos possuidores de uma capacitaÃÃo tecnolÃgica adequada terÃo condiÃÃes de realizar interaÃÃes mais fortes, o que, conseqÃentemente, influenciarà positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.Although distance learning is not a recent educational model, its new format, which has been modernized with the insertion of information and communication technologies, especially the computer and the Internet, has brought resources that enable interaction at a higher level, totally modifying its function and potential results. Motivated by these new functionalities and potentialities, which the use of computer and Internet has brought, this Doctoral Dissertation has as its objective to test a hypothesized model involving the relation between technological expertise, interaction and collaborative learning from an online distance learning course. In order to achieve this objective, as a pioneer initiative in that research area, the analyses were carried out through the application of structural equations modeling which confirmed the existence of a triple relation between student technical practice, teacher-student and student-student interactions and collaborative learning process. The general model showed acceptable goodness of fit as well as the structural equations showed significant coefficients, the construct reliabilities were quite high and R2 exhibits good explanation power of the endogenous variables. It has been observed also the frequent use of the internet and communication tools (such MSN, Yahoo Messenger, among others) made available through e-mails and chat-rooms â for discussion, along with other communication tools, such as, those which have directly influenced the technological advances of online distance learning students, making this technological expertise absolutely necessary for a good development of an online distance learning course. It has been noticed the interactions between teacher-student and student-student through the communication tools and collaborative activities characterize the interactions that occur in online distance learning, and contribute effectively in the learning process of students in this type of learning environment. At the end it is emphasized that the students who have mastered an adequate technological capacity will have the ability to acquire a more strong interaction which will consequently influence and bring positive impact to their learning in an online course.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4151application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:12Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study of the relationship among technological domain, interaction and collaborative learning in the e-learning through the application of a model of structural equations.
title Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
spellingShingle Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
Andrea Soares Rocha da Silva
educaÃÃo a distÃncia
domÃnio tecnolÃgico
interaÃÃo
aprendizagem colaborativa
distance learning
technical practice
interaction
collaborative learning
ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
title_full Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
title_fullStr Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
title_full_unstemmed Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
title_sort Estudo da relaÃÃo entre domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equaÃÃes estruturais.
author Andrea Soares Rocha da Silva
author_facet Andrea Soares Rocha da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raimundo HÃlio Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00190322349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee3.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Bartholomeu Torres Troccoli
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 10999965468
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5224699245136471
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 38972417300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1759902798115392
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrea Soares Rocha da Silva
contributor_str_mv Raimundo HÃlio Leite
Josà Aires de Castro Filho
Wagner Bandeira Andriola
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
Bartholomeu Torres Troccoli
dc.subject.por.fl_str_mv educaÃÃo a distÃncia
domÃnio tecnolÃgico
interaÃÃo
aprendizagem colaborativa
topic educaÃÃo a distÃncia
domÃnio tecnolÃgico
interaÃÃo
aprendizagem colaborativa
distance learning
technical practice
interaction
collaborative learning
ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv distance learning
technical practice
interaction
collaborative learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Embora a educaÃÃo a distÃncia (EaD) nÃo seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserÃÃo das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interaÃÃo que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponÃveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotÃtico supondo a relaÃÃo entre as variÃveis endÃgenas domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem âcolaborativaâ em curso de EaD on-line. Para concretizaÃÃo desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa Ãrea de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equaÃÃes estruturais, mediante a qual foi confirmada a existÃncia de uma trÃplice relaÃÃo entre o domÃnio tecnolÃgico dos alunos, as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem âcolaborativaâ. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitÃvel, assim como as equaÃÃes estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicaÃÃo da variabilidade das variÃveis latentes. Ademais, a investigaÃÃo constatou, tambÃm, que a freqÃÃncia de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fÃruns para discussÃo, bem como de ferramentas de comunicaÃÃo (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domÃnio tecnolÃgico do aluno de EaD, sendo o domÃnio tecnolÃgico realmente necessÃrio para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigaÃÃo constatou, ainda, que as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicaÃÃo e atividades âcolaborativasâ, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, entÃo, que alunos possuidores de uma capacitaÃÃo tecnolÃgica adequada terÃo condiÃÃes de realizar interaÃÃes mais fortes, o que, conseqÃentemente, influenciarà positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Although distance learning is not a recent educational model, its new format, which has been modernized with the insertion of information and communication technologies, especially the computer and the Internet, has brought resources that enable interaction at a higher level, totally modifying its function and potential results. Motivated by these new functionalities and potentialities, which the use of computer and Internet has brought, this Doctoral Dissertation has as its objective to test a hypothesized model involving the relation between technological expertise, interaction and collaborative learning from an online distance learning course. In order to achieve this objective, as a pioneer initiative in that research area, the analyses were carried out through the application of structural equations modeling which confirmed the existence of a triple relation between student technical practice, teacher-student and student-student interactions and collaborative learning process. The general model showed acceptable goodness of fit as well as the structural equations showed significant coefficients, the construct reliabilities were quite high and R2 exhibits good explanation power of the endogenous variables. It has been observed also the frequent use of the internet and communication tools (such MSN, Yahoo Messenger, among others) made available through e-mails and chat-rooms â for discussion, along with other communication tools, such as, those which have directly influenced the technological advances of online distance learning students, making this technological expertise absolutely necessary for a good development of an online distance learning course. It has been noticed the interactions between teacher-student and student-student through the communication tools and collaborative activities characterize the interactions that occur in online distance learning, and contribute effectively in the learning process of students in this type of learning environment. At the end it is emphasized that the students who have mastered an adequate technological capacity will have the ability to acquire a more strong interaction which will consequently influence and bring positive impact to their learning in an online course.
description Embora a educaÃÃo a distÃncia (EaD) nÃo seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserÃÃo das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interaÃÃo que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponÃveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotÃtico supondo a relaÃÃo entre as variÃveis endÃgenas domÃnio tecnolÃgico, interaÃÃo e aprendizagem âcolaborativaâ em curso de EaD on-line. Para concretizaÃÃo desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa Ãrea de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equaÃÃes estruturais, mediante a qual foi confirmada a existÃncia de uma trÃplice relaÃÃo entre o domÃnio tecnolÃgico dos alunos, as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem âcolaborativaâ. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitÃvel, assim como as equaÃÃes estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicaÃÃo da variabilidade das variÃveis latentes. Ademais, a investigaÃÃo constatou, tambÃm, que a freqÃÃncia de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fÃruns para discussÃo, bem como de ferramentas de comunicaÃÃo (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domÃnio tecnolÃgico do aluno de EaD, sendo o domÃnio tecnolÃgico realmente necessÃrio para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigaÃÃo constatou, ainda, que as interaÃÃes tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicaÃÃo e atividades âcolaborativasâ, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, entÃo, que alunos possuidores de uma capacitaÃÃo tecnolÃgica adequada terÃo condiÃÃes de realizar interaÃÃes mais fortes, o que, conseqÃentemente, influenciarà positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4151
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295136152551424