Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3977 |
Resumo: | O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo. |
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The current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time. |
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O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo. |
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