Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valessa Cristiane Paiano
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3977
Resumo: O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo.
id UFC_b69bcffa9018b723def77b69220d6fa2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3130
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInvestigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia Investigating Synchronous and Non-Synchronous Tools â Interaction of Distance Education.2010-11-21Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 JoÃo Batista Carvalho Nunes32352751349Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/397273379529495611558899446Valessa Cristiane PaianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBRInteraÃÃo Ferramentas Chat FÃrum EducaÃÃo a DistÃnciaInteraction Tools Chat Discussion Board Distance EducationEDUCACAOO presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo.The current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3977application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Investigating Synchronous and Non-Synchronous Tools â Interaction of Distance Education.
title Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
spellingShingle Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
Valessa Cristiane Paiano
InteraÃÃo
Ferramentas
Chat
FÃrum
EducaÃÃo a DistÃncia
Interaction
Tools
Chat
Discussion Board
Distance Education
EDUCACAO
title_short Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
title_full Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
title_fullStr Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
title_full_unstemmed Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
title_sort Investigando Ferramentas SÃncronas e AssÃncronas na InteraÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia
author Valessa Cristiane Paiano
author_facet Valessa Cristiane Paiano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Batista Carvalho Nunes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 32352751349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 27337952949560
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3972733795294956
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11558899446
dc.contributor.author.fl_str_mv Valessa Cristiane Paiano
contributor_str_mv Josà Aires de Castro Filho
JoÃo Batista Carvalho Nunes
Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.subject.por.fl_str_mv InteraÃÃo
Ferramentas
Chat
FÃrum
EducaÃÃo a DistÃncia
topic InteraÃÃo
Ferramentas
Chat
FÃrum
EducaÃÃo a DistÃncia
Interaction
Tools
Chat
Discussion Board
Distance Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction
Tools
Chat
Discussion Board
Distance Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time.
description O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interaÃÃo em EducaÃÃo a DistÃncia. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicaÃÃo diferenciados: o Chat (sÃncrono) e o FÃrum (assÃncrono). Foi aplicado um questionÃrio num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distÃncia, visando identificar a forma como essas ferramentas sÃo utilizadas, as potencialidades e limitaÃÃes que determinam a preferÃncia por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferÃncia dos participantes pelo FÃrum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois nÃo depende que todos os usuÃrios estejam conectados ao mesmo tempo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3977
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134924668928