DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235
Resumo: A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas
id UFC_80d4a7cd5d4182dfe175e1cdf66e9f74
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:985
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECAThe Social Life of Teenagers in Assisted Freedom2008-02-11VerÃnica Morais Ximenes32430450372http://lattes.cnpq.br/9185040042652952Ana Luisa Teixeira de Menezes54453500378http://lattes.cnpq.br/3041726727660959Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro08186430300http://lattes.cnpq.br/717941072921691634977147472http://lattes.cnpq.br/3428348069661712EugÃnia Bridget Gadelha FigueiredoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRModo de vida comunitÃrio Liberdade Assistida AdolescÃnciaAdolescence social life assisted freedom PSICOLOGIA SOCIALA pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadasThis qualitative study sought to evaluate the relationships between the lifestyle of teenagers with criminal records and the social insertion program sponsored by the Estatuto da CrianÃa e do Adolescente ECA Lagamar region one of the most violent and poorest areas of Fortaleza was studied The social insertion proposal is practically applied by the project RaÃz de Cidadania, associated to the Prefeitura Municipal de Fortaleza and it is based upon the historic and cultural principles of social psychology using thematic analysis derived from directed individual and collective interviews Four male teenagers with age between fifteen and nineteen years constituted the subjects of this research Three specific objectives were established in order to evaluate the general objective i e to assess their social lifestyle These specific objectives are (1) to identify their most common social activities (2) to understand the process of attributing meaning to social interactions and (3) to analyze the application of the instrument of assisted freedom from the point of view of the subjects The results demonstrate some incongruence between the objectives of the assisted freedom mechanism and the measures leading to its application We have verified that these activities were rather exercises seeking to change habits reinforce discipline and rules observance than measures destined to create emancipation transformation of life and rebuilding of long term projects the primary objectives of the socio-educative instrument of assisted freedom It was also verified disarticulation between its application and the social life of the teenagers Thus such actions have revealed themselves as punctual disconnected and unassociated with the social scenarios FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Social Life of Teenagers in Assisted Freedom
title DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
spellingShingle DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo
Modo de vida comunitÃrio
Liberdade Assistida
AdolescÃncia
Adolescence
social life
assisted freedom
PSICOLOGIA SOCIAL
title_short DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
title_full DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
title_fullStr DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
title_full_unstemmed DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
title_sort DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
author EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo
author_facet EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VerÃnica Morais Ximenes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32430450372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9185040042652952
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Luisa Teixeira de Menezes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 54453500378
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3041726727660959
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08186430300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7179410729216916
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 34977147472
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3428348069661712
dc.contributor.author.fl_str_mv EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo
contributor_str_mv VerÃnica Morais Ximenes
Ana Luisa Teixeira de Menezes
Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Modo de vida comunitÃrio
Liberdade Assistida
AdolescÃncia
topic Modo de vida comunitÃrio
Liberdade Assistida
AdolescÃncia
Adolescence
social life
assisted freedom
PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
social life
assisted freedom
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This qualitative study sought to evaluate the relationships between the lifestyle of teenagers with criminal records and the social insertion program sponsored by the Estatuto da CrianÃa e do Adolescente ECA Lagamar region one of the most violent and poorest areas of Fortaleza was studied The social insertion proposal is practically applied by the project RaÃz de Cidadania, associated to the Prefeitura Municipal de Fortaleza and it is based upon the historic and cultural principles of social psychology using thematic analysis derived from directed individual and collective interviews Four male teenagers with age between fifteen and nineteen years constituted the subjects of this research Three specific objectives were established in order to evaluate the general objective i e to assess their social lifestyle These specific objectives are (1) to identify their most common social activities (2) to understand the process of attributing meaning to social interactions and (3) to analyze the application of the instrument of assisted freedom from the point of view of the subjects The results demonstrate some incongruence between the objectives of the assisted freedom mechanism and the measures leading to its application We have verified that these activities were rather exercises seeking to change habits reinforce discipline and rules observance than measures destined to create emancipation transformation of life and rebuilding of long term projects the primary objectives of the socio-educative instrument of assisted freedom It was also verified disarticulation between its application and the social life of the teenagers Thus such actions have revealed themselves as punctual disconnected and unassociated with the social scenarios
description A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295117737459712