DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235 |
Resumo: | A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas |
id |
UFC_80d4a7cd5d4182dfe175e1cdf66e9f74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:985 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECAThe Social Life of Teenagers in Assisted Freedom2008-02-11VerÃnica Morais Ximenes32430450372http://lattes.cnpq.br/9185040042652952Ana Luisa Teixeira de Menezes54453500378http://lattes.cnpq.br/3041726727660959Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro08186430300http://lattes.cnpq.br/717941072921691634977147472http://lattes.cnpq.br/3428348069661712EugÃnia Bridget Gadelha FigueiredoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRModo de vida comunitÃrio Liberdade Assistida AdolescÃnciaAdolescence social life assisted freedom PSICOLOGIA SOCIALA pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadasThis qualitative study sought to evaluate the relationships between the lifestyle of teenagers with criminal records and the social insertion program sponsored by the Estatuto da CrianÃa e do Adolescente ECA Lagamar region one of the most violent and poorest areas of Fortaleza was studied The social insertion proposal is practically applied by the project RaÃz de Cidadania, associated to the Prefeitura Municipal de Fortaleza and it is based upon the historic and cultural principles of social psychology using thematic analysis derived from directed individual and collective interviews Four male teenagers with age between fifteen and nineteen years constituted the subjects of this research Three specific objectives were established in order to evaluate the general objective i e to assess their social lifestyle These specific objectives are (1) to identify their most common social activities (2) to understand the process of attributing meaning to social interactions and (3) to analyze the application of the instrument of assisted freedom from the point of view of the subjects The results demonstrate some incongruence between the objectives of the assisted freedom mechanism and the measures leading to its application We have verified that these activities were rather exercises seeking to change habits reinforce discipline and rules observance than measures destined to create emancipation transformation of life and rebuilding of long term projects the primary objectives of the socio-educative instrument of assisted freedom It was also verified disarticulation between its application and the social life of the teenagers Thus such actions have revealed themselves as punctual disconnected and unassociated with the social scenarios FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:09Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Social Life of Teenagers in Assisted Freedom |
title |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
spellingShingle |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo Modo de vida comunitÃrio Liberdade Assistida AdolescÃncia Adolescence social life assisted freedom PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
title_full |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
title_fullStr |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
title_full_unstemmed |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
title_sort |
DiÃlogo entre Modo de Vida ComunitÃrio dos Adolescentes em Regime de Liberdade Assistida e a Proposta de InserÃÃo ComunitÃria do ECA |
author |
EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo |
author_facet |
EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VerÃnica Morais Ximenes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
32430450372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9185040042652952 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Luisa Teixeira de Menezes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
54453500378 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3041726727660959 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
08186430300 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7179410729216916 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
34977147472 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3428348069661712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EugÃnia Bridget Gadelha Figueiredo |
contributor_str_mv |
VerÃnica Morais Ximenes Ana Luisa Teixeira de Menezes Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modo de vida comunitÃrio Liberdade Assistida AdolescÃncia |
topic |
Modo de vida comunitÃrio Liberdade Assistida AdolescÃncia Adolescence social life assisted freedom PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence social life assisted freedom |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This qualitative study sought to evaluate the relationships between the lifestyle of teenagers with criminal records and the social insertion program sponsored by the Estatuto da CrianÃa e do Adolescente ECA Lagamar region one of the most violent and poorest areas of Fortaleza was studied The social insertion proposal is practically applied by the project RaÃz de Cidadania, associated to the Prefeitura Municipal de Fortaleza and it is based upon the historic and cultural principles of social psychology using thematic analysis derived from directed individual and collective interviews Four male teenagers with age between fifteen and nineteen years constituted the subjects of this research Three specific objectives were established in order to evaluate the general objective i e to assess their social lifestyle These specific objectives are (1) to identify their most common social activities (2) to understand the process of attributing meaning to social interactions and (3) to analyze the application of the instrument of assisted freedom from the point of view of the subjects The results demonstrate some incongruence between the objectives of the assisted freedom mechanism and the measures leading to its application We have verified that these activities were rather exercises seeking to change habits reinforce discipline and rules observance than measures destined to create emancipation transformation of life and rebuilding of long term projects the primary objectives of the socio-educative instrument of assisted freedom It was also verified disarticulation between its application and the social life of the teenagers Thus such actions have revealed themselves as punctual disconnected and unassociated with the social scenarios |
description |
A pesquisa de carÃter qualitativo tem como objetivo geral conhecer o modo de vida comunitÃrio dos adolescentes em regime de Liberdade Assistida-LA moradores do Lagamar a fim de estabelecer um diÃlogo com a aplicaÃÃo da medida sÃcio-educativa de liberdade assistida realizada pela prefeitura Municipal de Fortaleza atravÃs do Projeto RaÃz de Cidadania Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos especÃficos: identificar as atividades coletivas mais frequentes entre os adolescentes, compreender o processo de significaÃÃo de comunidade e analisar a aplicaÃÃo da LA a partir da vivÃncia dos sÃcio-educandos Fundamentada nos construtos teÃricos da Teoria histÃrico-cultural e da Psicologia ComunitÃria utilizou a anÃlise temÃtica ou anÃlise por temas como instrumento para ordenar os dados colhidos atravÃs de entrevistas individuais e coletivas Ao final da pesquisa foi possÃvel depreender que as aÃÃes que compÃem o acompanhamento desses adolescentes nÃo tem levado em conta a realidade comunitÃria objetiva e subjetiva desses sujeitos configurando-se como aÃÃes pontuais e desconectadas voltadas para o disciplinamento e inserÃÃo institucional ( escola, programas, projetos, cursos profissionalizantes) NÃo adota a polÃtica pedagÃgica emancipatÃria preconizada pelo ECA e por isso nÃo consegue promover de forma satisfatÃria o processo de resignificaÃÃo das vidas desses adolescentes A pesquisa aponta ainda a necessidade de diÃlogo entre a execuÃÃo de polÃticas pÃblicas e a realidade local onde està inserida como caminho para a efetiva participaÃÃo popular e a possibilidade de superaÃÃo das condiÃÃes adversas para as quais estÃo destinadas |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295117737459712 |