Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luara da Costa FranÃa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12264
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_879aabdee4e565d82cad387fd109dd4d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8082
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de FortalezaCartographie des mesures socio-Ãducatives en milieu ouvert à Fortaleza2014-05-23Luciana Lobo Miranda01088836712http://lattes.cnpq.br/4519037978963137Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/4315233410228338Jaileila de AraÃjo Menezes54289998372http://lattes.cnpq.br/5042948325884329 02233184343http://lattes.cnpq.br/4583047958723984Luara da Costa FranÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRmesure socio-Ãducative adolescence pratiques cartographiemedida socioeducativa em meio aberto adolescÃncia prÃticas cartografiaPSICOLOGIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEste trabalho teve como objetivo descrever e analisar as prÃticas que atravessam a operacionalizaÃÃo das medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida â LA e PrestaÃÃo de ServiÃo à Comunidade â PSC) no MunicÃpio de Fortaleza, a partir da analÃtica foucaultiana. Metodologicamente, fizemos uma pesquisa intervenÃÃo baseada no mÃtodo cartogrÃfico. Realizamos visitas aos espaÃos onde se operacionalizavam as medidas (NÃcleos e os Centros de ReferÃncias Especializados de AssistÃncia Social - CREAS) nas regionais de Fortaleza onde participamos de grupos de acolhidas de socioeducandos e de atendimento de construÃÃo de Plano Individual de Atendimento (PIA). Buscou-se cartografar a aplicaÃÃo da Liberdade Assistida e da PrestaÃÃo de ServiÃo à Comunidade atravÃs do uso de diÃrios de bordo e de entrevistas com tÃcnicos, adolescentes e familiares. Fez-se necessÃrio investigar o territÃrio discursivo de construÃÃo da adolescÃncia (em especial, da adolescÃncia infratora, percebendo a disputa dos termos âadolescÃnciaâ e âjuventudeâ), bem como o cenÃrio histÃrico brasileiro, entendendo-os como condiÃÃo de possibilidade para a invenÃÃo das medidas socioeducativas. Usamos das contribuiÃÃes de Foucault acerca do biopoder, ao articular as prÃticas disciplinares (que incidem sobre o socioeducando) e prÃticas biopolÃticas que gerenciam a populaÃÃo da adolescÃncia pobre/infratora. Usamos como elementos de anÃlises algumas cenas enunciativas que se destacaram no processo de produÃÃo do campo. Nas cenas destacam-se os trÃs A (Acolher, Assinar e Aderir) â verbos que perpassam a questÃo do acolhimento, da burocratizaÃÃo das prÃticas (representada pela assinatura) e da adesÃo dos socioeducandos Ãs medidas â e os trÃs C (Cidadania, ConfissÃo e ContestaÃÃo da LA e da PSC) â analisadores potentes que refletem sobre a documentaÃÃo como via de constituiÃÃo do ser cidadÃo, sobre os refinamentos de dispositivos confessionais presentes na aplicaÃÃo das medidas, bem como algumas contestaÃÃes feitas pelos tÃcnicos sobre a LA e a PSC â atravessadas por falas de descrenÃa. Por fim, analisa-se tambÃm a implicaÃÃo do pesquisador no prÃprio pesquisar.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12264application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:26Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Cartographie des mesures socio-Ãducatives en milieu ouvert à Fortaleza
title Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
spellingShingle Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
Luara da Costa FranÃa
medida socioeducativa em meio aberto
adolescÃncia
prÃticas
cartografia
PSICOLOGIA
title_short Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
title_full Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
title_fullStr Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
title_full_unstemmed Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
title_sort Cartografando as medidas socioeducativas em meio aberto no municÃpio de Fortaleza
author Luara da Costa FranÃa
author_facet Luara da Costa FranÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana Lobo Miranda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01088836712
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519037978963137
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sylvio de Sousa Gadelha Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26074818304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4315233410228338
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jaileila de AraÃjo Menezes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 54289998372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5042948325884329
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02233184343
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4583047958723984
dc.contributor.author.fl_str_mv Luara da Costa FranÃa
contributor_str_mv Luciana Lobo Miranda
Sylvio de Sousa Gadelha Costa
Jaileila de AraÃjo Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv medida socioeducativa em meio aberto
adolescÃncia
prÃticas
cartografia
topic medida socioeducativa em meio aberto
adolescÃncia
prÃticas
cartografia
PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar as prÃticas que atravessam a operacionalizaÃÃo das medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida â LA e PrestaÃÃo de ServiÃo à Comunidade â PSC) no MunicÃpio de Fortaleza, a partir da analÃtica foucaultiana. Metodologicamente, fizemos uma pesquisa intervenÃÃo baseada no mÃtodo cartogrÃfico. Realizamos visitas aos espaÃos onde se operacionalizavam as medidas (NÃcleos e os Centros de ReferÃncias Especializados de AssistÃncia Social - CREAS) nas regionais de Fortaleza onde participamos de grupos de acolhidas de socioeducandos e de atendimento de construÃÃo de Plano Individual de Atendimento (PIA). Buscou-se cartografar a aplicaÃÃo da Liberdade Assistida e da PrestaÃÃo de ServiÃo à Comunidade atravÃs do uso de diÃrios de bordo e de entrevistas com tÃcnicos, adolescentes e familiares. Fez-se necessÃrio investigar o territÃrio discursivo de construÃÃo da adolescÃncia (em especial, da adolescÃncia infratora, percebendo a disputa dos termos âadolescÃnciaâ e âjuventudeâ), bem como o cenÃrio histÃrico brasileiro, entendendo-os como condiÃÃo de possibilidade para a invenÃÃo das medidas socioeducativas. Usamos das contribuiÃÃes de Foucault acerca do biopoder, ao articular as prÃticas disciplinares (que incidem sobre o socioeducando) e prÃticas biopolÃticas que gerenciam a populaÃÃo da adolescÃncia pobre/infratora. Usamos como elementos de anÃlises algumas cenas enunciativas que se destacaram no processo de produÃÃo do campo. Nas cenas destacam-se os trÃs A (Acolher, Assinar e Aderir) â verbos que perpassam a questÃo do acolhimento, da burocratizaÃÃo das prÃticas (representada pela assinatura) e da adesÃo dos socioeducandos Ãs medidas â e os trÃs C (Cidadania, ConfissÃo e ContestaÃÃo da LA e da PSC) â analisadores potentes que refletem sobre a documentaÃÃo como via de constituiÃÃo do ser cidadÃo, sobre os refinamentos de dispositivos confessionais presentes na aplicaÃÃo das medidas, bem como algumas contestaÃÃes feitas pelos tÃcnicos sobre a LA e a PSC â atravessadas por falas de descrenÃa. Por fim, analisa-se tambÃm a implicaÃÃo do pesquisador no prÃprio pesquisar.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12264
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191472275456