CiberconteÃdos educativos: denominaÃÃo e processo de elaboraÃÃo em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OfÃlia Alencar de Mesquita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19513
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de elaboraÃÃo do que se denomina como ciberconteÃdos educativos. O objetivo à identificar os elementos-chave que compÃem esse processo, assim como mapear as ocorrÃncias presentes na elaboraÃÃo colaborativa de conteÃdos educativos a partir da cibercultura, identificando formas de interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os sujeitos na sua construÃÃo, para descrever uma alternativa contextualizada de elaboraÃÃo de conteÃdos com tal natureza. Para alcanÃar esses objetivos, parte-se do quadro teÃrico referencial para analisar a sociedade em rede; a cibercultura; a relaÃÃo de tal cenÃrio com o campo educativo; como os conteÃdos educativos sÃo interceptados pelas especificidades da cultura on line, para daà propor a denominaÃÃo dos ciberconteÃdos educativos, seus elementos-chave e processo de elaboraÃÃo. A metodologia, de carÃter qualitativo, utiliza-se da abordagem da pesquisa-aÃÃo conjugada aos mÃtodos etnogrÃficos. Ao todo a pesquisa contou com dezessete participantes, que fazem parte do Programa Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE, do Instituto Instituto UFC Virtual e que congrega alunos de cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo nas Ãreas de FÃsica, MatemÃtica, Letras Espanhol, Letras InglÃs, Letras PortuguÃs, Filosofia, CiÃncias ContÃbeis, Engenharia AgronÃmica, Pedagogia, Engenharia de TeleinformÃtica, Engenharia QuÃmica, ComunicaÃÃo Social. O percurso investigativo està organizado em quatro etapas: entrada no campo, planejamento, elaboraÃÃo e mudanÃa, tendo como categorias teÃricas o Conectivismo, a colaboraÃÃo e a mÃltipla autoria. Essas, por meio da observaÃÃo participante, diÃrio de campo, registro de imagem e Ãudio e grupo focal, oportunizaram a categorizaÃÃo analÃtica, organizaÃÃo e exploraÃÃo das ocorrÃncias. A interpretaÃÃo dos resultados desta pesquisa encaminha conclusÃes que apontam para a elaboraÃÃo colaborativa de conteÃdos educativos com formatos diferenciados, feita por muitos autores e que leva em consideraÃÃo as singularidades da rede mundial de computadores
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCiberconteÃdos educativos: denominaÃÃo e processo de elaboraÃÃo em rede Educational Cibercontents: denomination and network preparation process2014-02-28Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Eduardo Santos Junqueira Rodrigues61950815668JoÃo Batista Carvalho Nunes32352751349JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Luiz Fernando Gomes00292477805http://lattes.cnpq.br/9782711247133672 44192096315http://lattes.cnpq.br/7436456163727979 OfÃlia Alencar de MesquitaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCiberconteÃdos Educativos ColaboraÃÃo Conectivismo MÃltipla autoria Educative Cybercontents Colaboration Conectivism Multiple AuthorshipTECNOLOGIA EDUCACIONALEsta pesquisa investiga o processo de elaboraÃÃo do que se denomina como ciberconteÃdos educativos. O objetivo à identificar os elementos-chave que compÃem esse processo, assim como mapear as ocorrÃncias presentes na elaboraÃÃo colaborativa de conteÃdos educativos a partir da cibercultura, identificando formas de interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os sujeitos na sua construÃÃo, para descrever uma alternativa contextualizada de elaboraÃÃo de conteÃdos com tal natureza. Para alcanÃar esses objetivos, parte-se do quadro teÃrico referencial para analisar a sociedade em rede; a cibercultura; a relaÃÃo de tal cenÃrio com o campo educativo; como os conteÃdos educativos sÃo interceptados pelas especificidades da cultura on line, para daà propor a denominaÃÃo dos ciberconteÃdos educativos, seus elementos-chave e processo de elaboraÃÃo. A metodologia, de carÃter qualitativo, utiliza-se da abordagem da pesquisa-aÃÃo conjugada aos mÃtodos etnogrÃficos. Ao todo a pesquisa contou com dezessete participantes, que fazem parte do Programa Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE, do Instituto Instituto UFC Virtual e que congrega alunos de cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo nas Ãreas de FÃsica, MatemÃtica, Letras Espanhol, Letras InglÃs, Letras PortuguÃs, Filosofia, CiÃncias ContÃbeis, Engenharia AgronÃmica, Pedagogia, Engenharia de TeleinformÃtica, Engenharia QuÃmica, ComunicaÃÃo Social. O percurso investigativo està organizado em quatro etapas: entrada no campo, planejamento, elaboraÃÃo e mudanÃa, tendo como categorias teÃricas o Conectivismo, a colaboraÃÃo e a mÃltipla autoria. Essas, por meio da observaÃÃo participante, diÃrio de campo, registro de imagem e Ãudio e grupo focal, oportunizaram a categorizaÃÃo analÃtica, organizaÃÃo e exploraÃÃo das ocorrÃncias. A interpretaÃÃo dos resultados desta pesquisa encaminha conclusÃes que apontam para a elaboraÃÃo colaborativa de conteÃdos educativos com formatos diferenciados, feita por muitos autores e que leva em consideraÃÃo as singularidades da rede mundial de computadoresThis research investigates the elaboration process of which is defined by educative cybercontents. The purpose is to identify the key-elements that compose this process, such as map the occurrencies present in educative contentes elaboration from the cyberculture, identifying ways of interaction and colaboration among the subjects in its construction, in order to describe a into context alternative to elaborate such nature of contents. To reach these objectives, we start from the referential theoretical frame to analize the society on web; the cyberculture; the relation between this cenario and the educational field; how the educative contents are intercepted by the on line culture specificities, to, then, propose a educative cybercontents denomination, its key elements e elaboration process. The qualitative character methodology exploits the research-action approach together with the etnographic methods. In all, the research counts with seventeen participants, who integrates the Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE, of Instituto Instituto UFC Virtual which congregates graduate and postgraduate students on the Ãreas of Physics, Mathematics, Letters Spanish, Letters English, Letters Portuguese, Philosofy, Acoounting Sciences, Agronomical Engineering, Pedagogy, Teleinformatics Engineering, Chemical Engineering, Social Communication. The investigative course is organized in four stages: field entry, planning, elaboration and change, having as theoretical categories the Conectivism, the colaboration and the multiple authorship. These, by the participant observation, field diary, image and Ãudio registration and focal group granted opportunity to the analitycal categorization; organization and occurrencies exploitation. The results interpretation of this research leads conclusions which points to colaborative contents elaboration with differentiated formats, made by many authors and taking into account the World Wide Web.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19513application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:00Zmail@mail.com -
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