Os Ãltimos serÃo dos primeiros: uma anÃlise sociolÃgica do uso do celular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs Ãltimos serÃo dos primeiros: uma anÃlise sociolÃgica do uso do celular2004-09-18Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho06056270378Lea Carvalho Rodrigues72254432834http://lattes.cnpq.br/8758840770361071Rosendo Freitas de Amorim1394785038751271311372http://lattes.cnpq.br/2515278419639079Francisca Denise Silva do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRConsommation Mobile SociabilitÃConsumo Telefonia MÃvel SociabilidadesSOCIOLOGIAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃA inusitada dimensÃo das mudanÃas tecnolÃgicas que marcaram de modo especial a segunda metade do sÃculo XX, intensificadas nas primeiras dÃcadas do atual, implicaram em profundas modificaÃÃes nas vivÃncias pessoais e sociais contemporÃneas a elas imprimindo a vertigem da velocidade redimensionado as noÃÃes de tempo e espaÃo. o telefone mÃvel celular à uma das invenÃÃes contemporÃneas que trouxe muitas modificaÃÃes nas relaÃÃes de sociabilidade. O campo empÃrico para esse trabalho se deu com alunos entre treze e quinze anos da oitava serie do colÃgio Farias Brito. Portanto à possÃvel delimitar para o estudo proposto dois eixos de anÃlise que na verdade se apresentam entrelaÃados: a) as redes de relacionamentos e de experiÃncias das comunidades ou novas tribos urbanas,alimentadas pelas possibilidades de contato abertas pelo uso do celular; b) a publicidade como forma de produÃÃo de sentidos que mais que incentivar o consumo de bens oferece aos destinatÃrios referÃncias identitÃrias e Ãndices valorativos a partir dos quais estilos de vida sÃo qualificados ou desqualificados. ApÃs a descriÃÃo e anÃlise da construÃÃo de sentido observadas nas propagandas à luz de diferentes autores que trabalham a anÃlise de discurso entre eles Eliseo VÃron, Dominique Maingueneau e Orlandi foi feita uma anÃlise da recepÃÃo objetivando entender como a publicidade pode colaborar na atribuiÃÃo de valores ao telefone celular no que diz respeito Ãs experiÃncias vividas pelos adolescentes mediadas por este aparelho.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5677application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com - |
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