Ludicidade e InfÃncia na ConstituiÃÃo do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLudicidade e InfÃncia na ConstituiÃÃo do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃasLudicidade e InfÃncia na ConstituiÃÃo do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas2017-03-28Nelson Barros da Costa29848938320Cellina Rodrigues Muniz61836370334http://lattes.cnpq.br/3314414293603633Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Raimundo Ruberval Ferreira38058774391http://lattes.cnpq.br/6740864299536472MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H191344816304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216131E7Geania Nogueira de Faria PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRDiscurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas Discurso LÃdico Infantil AnÃlise do Discurso.Brazilian Popular Music Discourse for Children Childish Playful Discourse Discourse Analysis.LINGUISTICASecretaria da EducaÃÃo do CearÃEste trabalho visa à anÃlise do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas enquanto discurso lÃdico infantil, tendo como fundamento a perspectiva da AnÃlise do Discurso (AD), mais especificamente aquela desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008a, 2008, 2010). Para alcanÃarmos esse objetivo, propomos, inicialmente, uma reformulaÃÃo da concepÃÃo de discurso lÃdico apresentada por Orlandi (2006), uma caracterizaÃÃo para o discurso lÃdico a partir do jogo (BROUGÃRE, 1998, 2010) e uma subtipologia para este discurso, tendo em vista o pÃblico: discurso lÃdico infantil e discurso lÃdico para o pÃblico em geral. Proposta a ideia de discurso lÃdico infantil, analisamos, entÃo, a constituiÃÃo do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas como um discurso lÃdico infantil segundo a consideraÃÃo de oito dimensÃes discursivas, a saber: cenografia, ethos, cÃdigo de linguagem (MAINGUENEAU, 2005, 2008a, 2008), intertextualidade (COSTA, 2012; PIÃGAY-GROSS, 1996), interdiscursividade (COSTA, 2012), metadiscursividade (AUTHIER-REVUZ, 1990; BEZERRA; COSTA, 2004; COSTA, 2012), melodia (TATIT, 1996) e arranjo (COELHO, 2007). Para constituir o corpus deste trabalho, selecionamos doze Ãlbuns de trÃs importantes representantes da CanÃÃo Popular Brasileira para CrianÃas na atualidade: Palavra Cantada, Aline Barros e Xuxa, sendo quatro Ãlbuns de cada representante. Como conclusÃo, apontamos que, para alÃm da polissemia, da finalidade voltada ao prazer e das marcas oriundas do jogo, a configuraÃÃo da CanÃÃo Popular Brasileira para CrianÃas como um discurso lÃdico direcionado ao pÃblico infantil passa pelo investimento em domÃnios discursivos que remetem à infÃncia (ARIÃS, 1981; SARMENTO, 2003a, 2003) e à cultura lÃdica infantil (BROUGÃRE, 1998a, 2006). Isso nÃo significa que todas as canÃÃes para crianÃas recebam, na mesma proporÃÃo, em todas as suas dimensÃes discursivas esses dois tipos de investimento. Esta tese pretende, assim, contribuir, de um modo geral, com os estudos do lÃdico em uma perspectiva discursiva, um campo fÃrtil, mas carente de pesquisas, e, especificamente, com os estudos do discurso lÃdico infantil, um campo rico, aberto e, em certa medida, inexplorado.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19933application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:17Zmail@mail.com - |
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Este trabalho visa à anÃlise do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas enquanto discurso lÃdico infantil, tendo como fundamento a perspectiva da AnÃlise do Discurso (AD), mais especificamente aquela desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008a, 2008, 2010). Para alcanÃarmos esse objetivo, propomos, inicialmente, uma reformulaÃÃo da concepÃÃo de discurso lÃdico apresentada por Orlandi (2006), uma caracterizaÃÃo para o discurso lÃdico a partir do jogo (BROUGÃRE, 1998, 2010) e uma subtipologia para este discurso, tendo em vista o pÃblico: discurso lÃdico infantil e discurso lÃdico para o pÃblico em geral. Proposta a ideia de discurso lÃdico infantil, analisamos, entÃo, a constituiÃÃo do Discurso Literomusical Brasileiro para CrianÃas como um discurso lÃdico infantil segundo a consideraÃÃo de oito dimensÃes discursivas, a saber: cenografia, ethos, cÃdigo de linguagem (MAINGUENEAU, 2005, 2008a, 2008), intertextualidade (COSTA, 2012; PIÃGAY-GROSS, 1996), interdiscursividade (COSTA, 2012), metadiscursividade (AUTHIER-REVUZ, 1990; BEZERRA; COSTA, 2004; COSTA, 2012), melodia (TATIT, 1996) e arranjo (COELHO, 2007). Para constituir o corpus deste trabalho, selecionamos doze Ãlbuns de trÃs importantes representantes da CanÃÃo Popular Brasileira para CrianÃas na atualidade: Palavra Cantada, Aline Barros e Xuxa, sendo quatro Ãlbuns de cada representante. Como conclusÃo, apontamos que, para alÃm da polissemia, da finalidade voltada ao prazer e das marcas oriundas do jogo, a configuraÃÃo da CanÃÃo Popular Brasileira para CrianÃas como um discurso lÃdico direcionado ao pÃblico infantil passa pelo investimento em domÃnios discursivos que remetem à infÃncia (ARIÃS, 1981; SARMENTO, 2003a, 2003) e à cultura lÃdica infantil (BROUGÃRE, 1998a, 2006). Isso nÃo significa que todas as canÃÃes para crianÃas recebam, na mesma proporÃÃo, em todas as suas dimensÃes discursivas esses dois tipos de investimento. Esta tese pretende, assim, contribuir, de um modo geral, com os estudos do lÃdico em uma perspectiva discursiva, um campo fÃrtil, mas carente de pesquisas, e, especificamente, com os estudos do discurso lÃdico infantil, um campo rico, aberto e, em certa medida, inexplorado. |
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