AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DamiÃo Moreira dos Anjos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786
Resumo: Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea.
id UFC_83a945133dfcf49add82961db820b640
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10967
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito Applications of functions and quadratic order in the traffic education2015-11-27Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783Juscelino Pereira da Silva83720731391http://lattes.cnpq.br/9610516139880856PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/521087952707217985476773487 http://lattes.cnpq.br/6386781322553038DamiÃo Moreira dos AnjosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRfunÃÃes trÃnsito transversalidade ensino contextualizaÃÃofunction traffic transversality teaching contextualizationMATEMATICAEste trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea. This course conclusion work aims to propose an educational alternative in the field of mathematics through applications of quadratic functions and order in traffic education at the same time that suits the High School Reform Project by Law No. 9394/96. Working with traditionally belonging to the school knowledge disciplines for young people arising from the elementary school and contemplating cross-cutting issue from the National Curriculum Parameters, said work aims to contribute to improving the quality of education in that discipline through contextualization and prepare the student the National High School Exam, turning it as part of the knowledge construction process by putting reality and the daily life of the student as fundamental elements, bringing this process as a key element for the study of discipline and cross-cutting theme involved in this area. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Applications of functions and quadratic order in the traffic education
title AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
spellingShingle AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
DamiÃo Moreira dos Anjos
funÃÃes
trÃnsito
transversalidade
ensino
contextualizaÃÃo
function
traffic
transversality
teaching
contextualization
MATEMATICA
title_short AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
title_full AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
title_fullStr AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
title_full_unstemmed AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
title_sort AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
author DamiÃo Moreira dos Anjos
author_facet DamiÃo Moreira dos Anjos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Silvana Alcantara Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 81221673300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616262586408783
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juscelino Pereira da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 83720731391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9610516139880856
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 33437645749
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5210879527072179
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 85476773487
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6386781322553038
dc.contributor.author.fl_str_mv DamiÃo Moreira dos Anjos
contributor_str_mv Maria Silvana Alcantara Costa
Juscelino Pereira da Silva
PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv funÃÃes
trÃnsito
transversalidade
ensino
contextualizaÃÃo
topic funÃÃes
trÃnsito
transversalidade
ensino
contextualizaÃÃo
function
traffic
transversality
teaching
contextualization
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv function
traffic
transversality
teaching
contextualization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This course conclusion work aims to propose an educational alternative in the field of mathematics through applications of quadratic functions and order in traffic education at the same time that suits the High School Reform Project by Law No. 9394/96. Working with traditionally belonging to the school knowledge disciplines for young people arising from the elementary school and contemplating cross-cutting issue from the National Curriculum Parameters, said work aims to contribute to improving the quality of education in that discipline through contextualization and prepare the student the National High School Exam, turning it as part of the knowledge construction process by putting reality and the daily life of the student as fundamental elements, bringing this process as a key element for the study of discipline and cross-cutting theme involved in this area.
description Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220605911040