AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786 |
Resumo: | Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea. |
id |
UFC_83a945133dfcf49add82961db820b640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10967 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito Applications of functions and quadratic order in the traffic education2015-11-27Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783Juscelino Pereira da Silva83720731391http://lattes.cnpq.br/9610516139880856PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/521087952707217985476773487 http://lattes.cnpq.br/6386781322553038DamiÃo Moreira dos AnjosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRfunÃÃes trÃnsito transversalidade ensino contextualizaÃÃofunction traffic transversality teaching contextualizationMATEMATICAEste trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea. This course conclusion work aims to propose an educational alternative in the field of mathematics through applications of quadratic functions and order in traffic education at the same time that suits the High School Reform Project by Law No. 9394/96. Working with traditionally belonging to the school knowledge disciplines for young people arising from the elementary school and contemplating cross-cutting issue from the National Curriculum Parameters, said work aims to contribute to improving the quality of education in that discipline through contextualization and prepare the student the National High School Exam, turning it as part of the knowledge construction process by putting reality and the daily life of the student as fundamental elements, bringing this process as a key element for the study of discipline and cross-cutting theme involved in this area. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Applications of functions and quadratic order in the traffic education |
title |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
spellingShingle |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito DamiÃo Moreira dos Anjos funÃÃes trÃnsito transversalidade ensino contextualizaÃÃo function traffic transversality teaching contextualization MATEMATICA |
title_short |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
title_full |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
title_fullStr |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
title_full_unstemmed |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
title_sort |
AplicaÃÃes das funÃÃes afim e quadrÃtica na educaÃÃo para o trÃnsito |
author |
DamiÃo Moreira dos Anjos |
author_facet |
DamiÃo Moreira dos Anjos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Silvana Alcantara Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
81221673300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4616262586408783 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Juscelino Pereira da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
83720731391 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9610516139880856 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
85476773487 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6386781322553038 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DamiÃo Moreira dos Anjos |
contributor_str_mv |
Maria Silvana Alcantara Costa Juscelino Pereira da Silva PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
funÃÃes trÃnsito transversalidade ensino contextualizaÃÃo |
topic |
funÃÃes trÃnsito transversalidade ensino contextualizaÃÃo function traffic transversality teaching contextualization MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
function traffic transversality teaching contextualization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This course conclusion work aims to propose an educational alternative in the field of mathematics through applications of quadratic functions and order in traffic education at the same time that suits the High School Reform Project by Law No. 9394/96. Working with traditionally belonging to the school knowledge disciplines for young people arising from the elementary school and contemplating cross-cutting issue from the National Curriculum Parameters, said work aims to contribute to improving the quality of education in that discipline through contextualization and prepare the student the National High School Exam, turning it as part of the knowledge construction process by putting reality and the daily life of the student as fundamental elements, bringing this process as a key element for the study of discipline and cross-cutting theme involved in this area. |
description |
Este trabalho de conclusÃo de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na Ãrea de matemÃtica atravÃs de aplicaÃÃes das funÃÃes afins e quadrÃticas na educaÃÃo para o trÃnsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino MÃdio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina atravÃs da contextualizaÃÃo e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construÃÃo do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa Ãrea. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295220605911040 |