GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Lenz Cesar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7970
Resumo: O alto desempenho da GPU e o crescente uso dos seus mecanismos de programaÃÃo tÃm estimulado diversas aplicaÃÃes grÃficas de realidade virtual a explorar melhor o potencial desse dispositivo para alcanÃar nÃveis mais altos de realismo. Trabalhos tÃm surgido com um enfoque no refinamento da silhueta de malhas geomÃtricas, buscando expressar melhor a superfÃcie dos objetos tridimensionais sendo representados. O tipo de refinamento aplicado pode ser, por exemplo, uma suavizaÃÃo da malha bruta de um avatar, por meio da interpolaÃÃo de uma superfÃcie curva sobre suas faces. A ideia bÃsica à fazer uma discretizaÃÃo adaptativa da malha do objeto e entÃo gerar uma nova silhueta usando essa discretizaÃÃo. MÃtodos anteriores sÃo analisados e sÃo apresentadas melhorias que juntas formarÃo o mÃtodo proposto. O desempenho obtido à superior devido a uma exploraÃÃo melhor do paralelismo da GPU, e a tÃcnica proposta funciona suficientemente bem com malhas existentes sem necessidade de se projetar novos modelos para isso.
id UFC_844da5f20f5c0f3405ed2090beb7faf4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5599
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPUGeneration of mesh by adaptive refinement using GPU2009-04-24Joaquim Bento Cavalcante Neto41039181368http://lattes.cnpq.br/0866205347972203Creto Augusto Vidal1161802738 http://lattes.cnpq.br/9499398320838094Veronica Teichrieb64046338091 http://lattes.cnpq.br/3355338790654065 00499355342http://lattes.cnpq.br/0788705462468306 Ricardo Lenz CesarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRGPU Refinamento Malha SilhuetaGPU Refinement Mesh SilhouetteCIENCIA DA COMPUTACAOO alto desempenho da GPU e o crescente uso dos seus mecanismos de programaÃÃo tÃm estimulado diversas aplicaÃÃes grÃficas de realidade virtual a explorar melhor o potencial desse dispositivo para alcanÃar nÃveis mais altos de realismo. Trabalhos tÃm surgido com um enfoque no refinamento da silhueta de malhas geomÃtricas, buscando expressar melhor a superfÃcie dos objetos tridimensionais sendo representados. O tipo de refinamento aplicado pode ser, por exemplo, uma suavizaÃÃo da malha bruta de um avatar, por meio da interpolaÃÃo de uma superfÃcie curva sobre suas faces. A ideia bÃsica à fazer uma discretizaÃÃo adaptativa da malha do objeto e entÃo gerar uma nova silhueta usando essa discretizaÃÃo. MÃtodos anteriores sÃo analisados e sÃo apresentadas melhorias que juntas formarÃo o mÃtodo proposto. O desempenho obtido à superior devido a uma exploraÃÃo melhor do paralelismo da GPU, e a tÃcnica proposta funciona suficientemente bem com malhas existentes sem necessidade de se projetar novos modelos para isso. The high performance of the GPU and the increasing use of its programming mechanisms have stimulated several graphic applications of virtual reality to explore the potential of this device to achieve higher levels of realism. Studies have emerged with a focus on refining the silhouette of geometric meshes, seeking to express better the surface of three-dimensional objects being represented. The type of refining can be applied, for example, a fabric softening raw an avatar by means of an interpolation curve on their surface faces. Basic idea is to make an adaptive mesh discretization of the object and then generate a new silhouette using this discretization. Previous methods are analyzed and improvements are presented which together form the proposed method. The performance obtained is superior due to a better exploitation of parallelism of the GPU, and the proposed technique works well enough with existing mesh without the need to design new models for this. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7970application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Generation of mesh by adaptive refinement using GPU
title GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
spellingShingle GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
Ricardo Lenz Cesar
GPU
Refinamento
Malha
Silhueta
GPU
Refinement
Mesh
Silhouette
CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
title_full GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
title_fullStr GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
title_full_unstemmed GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
title_sort GeraÃÃo de Malhas por Refinamento Adptativo Usando GPU
author Ricardo Lenz Cesar
author_facet Ricardo Lenz Cesar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joaquim Bento Cavalcante Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 41039181368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0866205347972203
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Creto Augusto Vidal
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 1161802738
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9499398320838094
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Veronica Teichrieb
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 64046338091
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3355338790654065
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00499355342
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0788705462468306
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Lenz Cesar
contributor_str_mv Joaquim Bento Cavalcante Neto
Creto Augusto Vidal
Veronica Teichrieb
dc.subject.por.fl_str_mv GPU
Refinamento
Malha
Silhueta
topic GPU
Refinamento
Malha
Silhueta
GPU
Refinement
Mesh
Silhouette
CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv GPU
Refinement
Mesh
Silhouette
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O alto desempenho da GPU e o crescente uso dos seus mecanismos de programaÃÃo tÃm estimulado diversas aplicaÃÃes grÃficas de realidade virtual a explorar melhor o potencial desse dispositivo para alcanÃar nÃveis mais altos de realismo. Trabalhos tÃm surgido com um enfoque no refinamento da silhueta de malhas geomÃtricas, buscando expressar melhor a superfÃcie dos objetos tridimensionais sendo representados. O tipo de refinamento aplicado pode ser, por exemplo, uma suavizaÃÃo da malha bruta de um avatar, por meio da interpolaÃÃo de uma superfÃcie curva sobre suas faces. A ideia bÃsica à fazer uma discretizaÃÃo adaptativa da malha do objeto e entÃo gerar uma nova silhueta usando essa discretizaÃÃo. MÃtodos anteriores sÃo analisados e sÃo apresentadas melhorias que juntas formarÃo o mÃtodo proposto. O desempenho obtido à superior devido a uma exploraÃÃo melhor do paralelismo da GPU, e a tÃcnica proposta funciona suficientemente bem com malhas existentes sem necessidade de se projetar novos modelos para isso.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The high performance of the GPU and the increasing use of its programming mechanisms have stimulated several graphic applications of virtual reality to explore the potential of this device to achieve higher levels of realism. Studies have emerged with a focus on refining the silhouette of geometric meshes, seeking to express better the surface of three-dimensional objects being represented. The type of refining can be applied, for example, a fabric softening raw an avatar by means of an interpolation curve on their surface faces. Basic idea is to make an adaptive mesh discretization of the object and then generate a new silhouette using this discretization. Previous methods are analyzed and improvements are presented which together form the proposed method. The performance obtained is superior due to a better exploitation of parallelism of the GPU, and the proposed technique works well enough with existing mesh without the need to design new models for this.
description O alto desempenho da GPU e o crescente uso dos seus mecanismos de programaÃÃo tÃm estimulado diversas aplicaÃÃes grÃficas de realidade virtual a explorar melhor o potencial desse dispositivo para alcanÃar nÃveis mais altos de realismo. Trabalhos tÃm surgido com um enfoque no refinamento da silhueta de malhas geomÃtricas, buscando expressar melhor a superfÃcie dos objetos tridimensionais sendo representados. O tipo de refinamento aplicado pode ser, por exemplo, uma suavizaÃÃo da malha bruta de um avatar, por meio da interpolaÃÃo de uma superfÃcie curva sobre suas faces. A ideia bÃsica à fazer uma discretizaÃÃo adaptativa da malha do objeto e entÃo gerar uma nova silhueta usando essa discretizaÃÃo. MÃtodos anteriores sÃo analisados e sÃo apresentadas melhorias que juntas formarÃo o mÃtodo proposto. O desempenho obtido à superior devido a uma exploraÃÃo melhor do paralelismo da GPU, e a tÃcnica proposta funciona suficientemente bem com malhas existentes sem necessidade de se projetar novos modelos para isso.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7970
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295160854904832