PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20511 |
Resumo: | A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. |
id |
UFC_8497e5fccf981c21b63255043ca6097b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12897 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial2018-09-00Irlys Alencar Firmo Barreira1201124018295145632119Pedro Henrique Almeida Bezerra Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRDrag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag RaceDrag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag RaceDrag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race.Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race.SOCIOLOGIASOCIOLOGIAA prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20511application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:01Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
title |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
spellingShingle |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial Pedro Henrique Almeida Bezerra Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA |
title_short |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
title_full |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
title_fullStr |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
title_full_unstemmed |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
title_sort |
PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial |
author |
Pedro Henrique Almeida Bezerra |
author_facet |
Pedro Henrique Almeida Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12011240182 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95145632119 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Henrique Almeida Bezerra |
contributor_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race |
topic |
Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race Drag queen GÃnero Decolonialidade RuPaulâs Drag Race Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. Drag queen Genre Decoloniality RuPaulâs Drag Race. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. |
description |
A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20511 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295239795900416 |