PicumÃ: perfornace drag queen em uma epistemologia decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Henrique Almeida Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20511
Resumo: A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo.
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A prÃtica drag queen diz respeito a um processo de adequaÃÃo que desloca a aparÃncia corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gÃneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espÃcies (humano e animal, como à o caso de drags que se apresentam como animais e atà alienÃgenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prÃtica na cidade de Fortaleza â CE com intuito de absorver seus processos de criaÃÃo, adaptaÃÃo, montagem e desmontagem. Entender as mutaÃÃes as quais essa prÃtica està sujeita, as influÃncias externas e a capacidade de adaptaÃÃo das drag queens estudadas. Usar lentes analÃticas que possibilitem enxergar as prÃticas atravÃs de uma epistemologia da performance que leve em consideraÃÃo a decolonizaÃÃo do pensamento e a apreensÃo crÃtica da tradiÃÃo cientÃfica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiÃncia etnogrÃfica embasada no exercÃcio da descriÃÃo densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diÃrio de campo, fotografias, vÃdeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prÃtica drag queen na cidade de Fortaleza â CE passou e passa por mudanÃas constantes no que diz respeito à tradiÃÃo e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaulâs Drag Race e sua tendÃncia de transformaÃÃo da drag queen em um produto passÃvel de ser comercializado mundialmente atravÃs da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influÃncia trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente Ãs tentativas de suplantaÃÃo da tradiÃÃo, tendo como elementos de resistÃncia o batecabelo e o dialeto yorubà que se contrapÃem à forÃa histÃrica de opressÃo conhecida como colonizaÃÃo.
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