Ontologia e Ãtica da Responsabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOntologia e Ãtica da Responsabilidade2008-02-20Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353Konrad Christoph Utz60105681377 http://lattes.cnpq.br/0929660698674233Jan Gerard Joseph ter Reegen00003535584Francisco Carlos SemiÃo do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRHans Jonas Ontologia Ãtica da ResponsabilidadeFILOSOFIAnÃo hÃTodo o empreendimento que ora iniciamos tem como principal objetivo reconstruir o esforÃo de Jonas, ao buscar elaborar um sistema filosÃfico que parte de uma ontologia da vida e que culmina na fundamentaÃÃo de uma Ãtica da responsabilidade, cujo objetivo à resgatar um sentimento de responsabilidade moral frente ao grande desafio apresentado por nossa civilizaÃÃo tecnocientÃfica, a saber, de um esvaziamento, atà mesmo, de uma idÃia de Ãtica. Portanto, à contemplando o mundo e a sociedade atual que Jonas diagnostica uma mudanÃa radical â de raiz â da prÃpria aÃÃo humana. Jà que o poder do homem de agir sobre o mundo tomou proporÃÃes nunca antes vistas e previstas, sob a Ãgide de uma sociedade pautada pelos avanÃos da tÃcnica e da ciÃncia. Tal agir pÃe de manifesto a impossibilidade mesma de as Ãticas consideradas por Jonas como tradicionais, ou mesmo a polÃtica, de pÃr freios a tais avanÃos que podem atà mesmo levar à extinÃÃo da humanidade, ou de uma vida digna aos futuros habitantes de nosso planeta. Desse modo, nosso estudo pretende considerar os impactos da dinÃmica tecnocientÃfica sobre o ethos tradicional e discutirmos, como desafios para a modernidade, as possibilidades do estabelecimento de um ethos universal para a civilizaÃÃo cientÃfico-tecnolÃgica planetÃria e, concomitantemente, a problemÃtica da constituiÃÃo de uma Ãtica que estabeleÃa a vida como o princÃpio e fundamento de todo agir humano. Isto Ã, questionamos a conciliaÃÃo entre racionalidade Ãtica e racionalidade tecno-cientÃfica, buscando um princÃpio norteador para ambas racionalidades.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19970application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com - |
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Todo o empreendimento que ora iniciamos tem como principal objetivo reconstruir o esforÃo de Jonas, ao buscar elaborar um sistema filosÃfico que parte de uma ontologia da vida e que culmina na fundamentaÃÃo de uma Ãtica da responsabilidade, cujo objetivo à resgatar um sentimento de responsabilidade moral frente ao grande desafio apresentado por nossa civilizaÃÃo tecnocientÃfica, a saber, de um esvaziamento, atà mesmo, de uma idÃia de Ãtica. Portanto, à contemplando o mundo e a sociedade atual que Jonas diagnostica uma mudanÃa radical â de raiz â da prÃpria aÃÃo humana. Jà que o poder do homem de agir sobre o mundo tomou proporÃÃes nunca antes vistas e previstas, sob a Ãgide de uma sociedade pautada pelos avanÃos da tÃcnica e da ciÃncia. Tal agir pÃe de manifesto a impossibilidade mesma de as Ãticas consideradas por Jonas como tradicionais, ou mesmo a polÃtica, de pÃr freios a tais avanÃos que podem atà mesmo levar à extinÃÃo da humanidade, ou de uma vida digna aos futuros habitantes de nosso planeta. Desse modo, nosso estudo pretende considerar os impactos da dinÃmica tecnocientÃfica sobre o ethos tradicional e discutirmos, como desafios para a modernidade, as possibilidades do estabelecimento de um ethos universal para a civilizaÃÃo cientÃfico-tecnolÃgica planetÃria e, concomitantemente, a problemÃtica da constituiÃÃo de uma Ãtica que estabeleÃa a vida como o princÃpio e fundamento de todo agir humano. Isto Ã, questionamos a conciliaÃÃo entre racionalidade Ãtica e racionalidade tecno-cientÃfica, buscando um princÃpio norteador para ambas racionalidades. |
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