FormaÃÃo teatral e o encantamento da ancestralidade africana â caminhos e encruzilhadas para uma formaÃÃo assentada na cultura de matriz afrodescendente: culto Egungun e maracatu de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4876 |
Resumo: | Cette recherche centre sur lâAscendance Africaine. StruturÃe sur ce concept elle cherche à presenter dÃs possibilites pour une formation thÃÃtrale qui ne rende pÃs invisible lâappartennance ethnique dÃs descendants africains. à partir dâune reconnaissance de la force poÃtique et imagÃtique du Culto Egungun et dâun vÃcu au Maracatu NaÃÃo BaobÃ, dans la balieue de Fortaleza, Il a Ãtà possible de prÃsenter une discussion ayant le but de faire la pensÃe danser comme fait apprendre la culture africaine traditionnelle dâorigine ioruba. Cette recherche a Ãtà partagÃe avec lÃs intÃgrants du Groupr Tambor de Rua, afin que lÃs Ãtudes thÃoriques soient mises dans la circularità sphÃrique qui meut la rÃalità quotidienne toujours plus indomptable. Ce travail a commme point de dÃpart la fÃcondation du thÃÃtre dans mon histoire de vie, transppercÃe par le candomblà Ketu-NagÃ, plus intimement Exu-Oxum qui mâont montre une faÃon contemporaine â via internet â de revisiter la tradition. à partir du fait de raconter que lÃs chemins et croisements nous ont Ãtà montrÃs possibles. LaroiÃ! Ora ie ià Ã! |
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Esta pesquisa centra-se na Ancestralidade Africana. Estruturada nesse conceito busca elencar possibilidades para uma formaÃÃo teatral que nÃo invisibilize o pertencimento Ãtnico dos afrodescendentes. Partindo de um reconhecimento da forÃa poÃtico-imagÃtica do Culto Egungun e de uma vivÃncia no Maracatu NaÃÃo BaobÃ, num bairro de Fortaleza, foi possÃvel apresentar uma discussÃo na intenÃÃo de fazer o pensamento danÃar como festivamente ensina a cultura tradicional africana de matriz ioruba. Uma pesquisa que foi compartilhada com os integrantes do Grupo de Teatro Tambor de Rua, a fim de que os estudos teÃricos fossem postos na circularidade esfÃrica que movimenta a realidade cotidiana sempre mais indÃmita. Esse trabalho tem como ponto de partida a fecundaÃÃo do teatro na minha histÃria de vida, trespassada pelo Candomblà Ketu-NagÃ, mais intimamente a presenÃa de Exu-Oxum que me mostraram um jeito contemporÃneo â via internet â de revisitar a tradiÃÃo. Foi a partir dessa contaÃÃo que os caminhos e encruzilhadas se nos mostraram possÃveis. LaroiÃ! Ora ie ià Ã! |
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