Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Luz Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10687
Resumo: A EstatÃstica desde tempos muito antigos tem a sua importÃncia e atualmente ainda mais em campos como a pesquisa de preÃos e pesquisa de intenÃÃo de votos de uma eleiÃÃo. As metodologias de ensino de matemÃtica tambÃm tÃm sido desenvolvidas para se adaptarem a mudanÃa de comportamento dos estudantes, porÃm nÃo bastam apenas novas abordagens, para lecionar qualquer conteÃdo à necessÃrio um embasamento teÃrico bem alÃm do que os alunos possuem de conhecimento prÃvio, jà que o professor deve no mÃnimo tentar levar o aluno a pensar alÃm do que à proposto pelo plano inicial. Por isso, comeÃamos abrangendo a teoria das probabilidades para servir de embasamento para os leitores que venham a se interessar pela prÃtica dessa nova metodologia de abordagem da estatÃstica descritiva, baseada no cotidiano dos alunos, suas vivÃncias tanto na escola como no ambiente que vivem e convivem. Essa metodologia foi aplicada em uma turma inteira do 3 ano do ensino mÃdio da escola EliÃzer de Freitas GuimarÃes e em outras duas manteve-se a tradicional, mostrando um resultado satisfatÃrio em rendimento, consequentemente no aprendizado.
id UFC_88bba15a9bcb94c036c171dc05c76c7e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7316
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntroduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday livesIntroduÃÃo à estatÃstica e probabilidade : uma abordagem contextualizada no cotidiano dos alunos2013-08-07Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Luiz AntÃnio Caetano Monte88888888888Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]99933004387http://lattes.cnpq.br/7932659930258761Rafael Luz DuarteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRestatÃstica probabilidade pesquisa cotidiano interaÃÃo tabelas grÃficos alunos professorstatistics probability search everyday interaction tables charts student teacherMATEMATICAA EstatÃstica desde tempos muito antigos tem a sua importÃncia e atualmente ainda mais em campos como a pesquisa de preÃos e pesquisa de intenÃÃo de votos de uma eleiÃÃo. As metodologias de ensino de matemÃtica tambÃm tÃm sido desenvolvidas para se adaptarem a mudanÃa de comportamento dos estudantes, porÃm nÃo bastam apenas novas abordagens, para lecionar qualquer conteÃdo à necessÃrio um embasamento teÃrico bem alÃm do que os alunos possuem de conhecimento prÃvio, jà que o professor deve no mÃnimo tentar levar o aluno a pensar alÃm do que à proposto pelo plano inicial. Por isso, comeÃamos abrangendo a teoria das probabilidades para servir de embasamento para os leitores que venham a se interessar pela prÃtica dessa nova metodologia de abordagem da estatÃstica descritiva, baseada no cotidiano dos alunos, suas vivÃncias tanto na escola como no ambiente que vivem e convivem. Essa metodologia foi aplicada em uma turma inteira do 3 ano do ensino mÃdio da escola EliÃzer de Freitas GuimarÃes e em outras duas manteve-se a tradicional, mostrando um resultado satisfatÃrio em rendimento, consequentemente no aprendizado.The statistics from very ancient times has its importance and now even more in fields such as research and research prices of intent to vote in an election. The methods of teaching mathematics have also been developed to adapt to changing students' behavior, but are not enough new approaches to teach any content requires a theoretical well beyond what the students have prior knowledge, since the teacher should at least try to get the student to think beyond what is proposed under the initial plan. Therefore, we begin covering the theory of probability to serve as the basis for readers who may be interested in the practice of this new approach methodology of descriptive statistics, based on students' everyday lives, their experiences both at school and in the environment that they live and socialize. This methodology was applied to an entire class of 3rd year of high school E.E.M. EliezÃr de Freitas GuimarÃes and two others remained traditional, showing satisfactory results in yield, thus learning.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10687application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:50Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv IntroduÃÃo à estatÃstica e probabilidade : uma abordagem contextualizada no cotidiano dos alunos
title Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
spellingShingle Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
Rafael Luz Duarte
estatÃstica
probabilidade
pesquisa
cotidiano
interaÃÃo
tabelas
grÃficos
alunos
professor
statistics
probability
search
everyday
interaction
tables
charts
student
teacher
MATEMATICA
title_short Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
title_full Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
title_fullStr Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
title_full_unstemmed Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
title_sort Introduction to statistics and probability: A contextualized approach in students' everyday lives
author Rafael Luz Duarte
author_facet Rafael Luz Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Ferreira de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 89509706353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz AntÃnio Caetano Monte
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 88888888888
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 99933004387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7932659930258761
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Luz Duarte
contributor_str_mv Jonatan Floriano da Silva
Marcelo Ferreira de Melo
Luiz AntÃnio Caetano Monte
dc.subject.por.fl_str_mv estatÃstica
probabilidade
pesquisa
cotidiano
interaÃÃo
tabelas
grÃficos
alunos
professor
topic estatÃstica
probabilidade
pesquisa
cotidiano
interaÃÃo
tabelas
grÃficos
alunos
professor
statistics
probability
search
everyday
interaction
tables
charts
student
teacher
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv statistics
probability
search
everyday
interaction
tables
charts
student
teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A EstatÃstica desde tempos muito antigos tem a sua importÃncia e atualmente ainda mais em campos como a pesquisa de preÃos e pesquisa de intenÃÃo de votos de uma eleiÃÃo. As metodologias de ensino de matemÃtica tambÃm tÃm sido desenvolvidas para se adaptarem a mudanÃa de comportamento dos estudantes, porÃm nÃo bastam apenas novas abordagens, para lecionar qualquer conteÃdo à necessÃrio um embasamento teÃrico bem alÃm do que os alunos possuem de conhecimento prÃvio, jà que o professor deve no mÃnimo tentar levar o aluno a pensar alÃm do que à proposto pelo plano inicial. Por isso, comeÃamos abrangendo a teoria das probabilidades para servir de embasamento para os leitores que venham a se interessar pela prÃtica dessa nova metodologia de abordagem da estatÃstica descritiva, baseada no cotidiano dos alunos, suas vivÃncias tanto na escola como no ambiente que vivem e convivem. Essa metodologia foi aplicada em uma turma inteira do 3 ano do ensino mÃdio da escola EliÃzer de Freitas GuimarÃes e em outras duas manteve-se a tradicional, mostrando um resultado satisfatÃrio em rendimento, consequentemente no aprendizado.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The statistics from very ancient times has its importance and now even more in fields such as research and research prices of intent to vote in an election. The methods of teaching mathematics have also been developed to adapt to changing students' behavior, but are not enough new approaches to teach any content requires a theoretical well beyond what the students have prior knowledge, since the teacher should at least try to get the student to think beyond what is proposed under the initial plan. Therefore, we begin covering the theory of probability to serve as the basis for readers who may be interested in the practice of this new approach methodology of descriptive statistics, based on students' everyday lives, their experiences both at school and in the environment that they live and socialize. This methodology was applied to an entire class of 3rd year of high school E.E.M. EliezÃr de Freitas GuimarÃes and two others remained traditional, showing satisfactory results in yield, thus learning.
description A EstatÃstica desde tempos muito antigos tem a sua importÃncia e atualmente ainda mais em campos como a pesquisa de preÃos e pesquisa de intenÃÃo de votos de uma eleiÃÃo. As metodologias de ensino de matemÃtica tambÃm tÃm sido desenvolvidas para se adaptarem a mudanÃa de comportamento dos estudantes, porÃm nÃo bastam apenas novas abordagens, para lecionar qualquer conteÃdo à necessÃrio um embasamento teÃrico bem alÃm do que os alunos possuem de conhecimento prÃvio, jà que o professor deve no mÃnimo tentar levar o aluno a pensar alÃm do que à proposto pelo plano inicial. Por isso, comeÃamos abrangendo a teoria das probabilidades para servir de embasamento para os leitores que venham a se interessar pela prÃtica dessa nova metodologia de abordagem da estatÃstica descritiva, baseada no cotidiano dos alunos, suas vivÃncias tanto na escola como no ambiente que vivem e convivem. Essa metodologia foi aplicada em uma turma inteira do 3 ano do ensino mÃdio da escola EliÃzer de Freitas GuimarÃes e em outras duas manteve-se a tradicional, mostrando um resultado satisfatÃrio em rendimento, consequentemente no aprendizado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10687
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179869782016