AnÃlise da proposta de planejamento de aulas de leitura do material didÃtico do Projovem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3118 |
Resumo: | Nesta pesquisa, lanÃamos um olhar sobre a sala de aula atravÃs do material didÃtico, focalizando especificamente a aula de leitura. Nesse sentido, optamos por analisar o material didÃtico do ProJovem, no que concerne ao planejamento da aula de leitura proposto pelo autor desse material, baseando-nos nas etapas de uma aula comunicativa de leitura (CICUREL,1991). Para isso, problematizamos as concepÃÃes de leitura que subjazem a esse planejamento (BRAGGIO, 1992); analisamos o planejamento da aula de leitura, segundo a expectativa do autor do material didÃtico, do professor e do aluno e, na anÃlise das atividades de compreensÃo de texto, consideramos a recuperaÃÃo das condiÃÃes de produÃÃo dos gÃneros (BRONCKART, 1999). Para coleta dos dados, detivemo-nos nos exercÃcios de compreensÃo de textos e nas orientaÃÃes contidas no Manual do educador do material didÃtico do ProJovem que, segundo os autores, desenvolvam habilidades de leitura e interpretaÃÃo dos textos em âVamos lerâ e âReleituraâ, bem como nos dados coletados das aulas gravadas em Ãudio e nos resultados dos questionÃrios aplicados a professores e alunos do Programa. Resultados de anÃlises feitas revelam-nos que o autor do material didÃtico do ProJovem segue um modelo de planejamento pouco engajado na formaÃÃo crÃtica de leitores, limitando-se à mobilizaÃÃo dos conhecimentos prÃvios do leitor sobre o tema tratado no texto e nÃo potencializa a construÃÃo dos sentidos. Nos exercÃcios de compreensÃo, percebemos que o autor apresenta equÃvoco quanto à situaÃÃo de construÃÃo dos gÃneros; nÃo potencializando a interaÃÃo entre a materialidade lingÃÃstica e os conhecimentos prÃvios do leitor, nem a negociaÃÃo dos sentidos do texto entre os sujeitos envolvidos no evento de leitura. Tais equÃvocos compÃem a expectativa de alunos e professores com relaÃÃo à aula de leitura e nos distanciam do ensino produtivo de lÃngua que defendemos, da formaÃÃo de leitores crÃticos de que necessitamos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise da proposta de planejamento de aulas de leitura do material didÃtico do ProjovemAnalysis of the proposal of planning of lessons of reading of the didactic material of Projovem2007-11-19EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Ãmerson de Pietri2522373787680523501315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4288581U9Camila Maria Marques PeixotoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBR Leitura Material DidÃtico Planejamento Contexto de ProduÃÃo dos GÃneros Reading Classroom Material Planning Context for Gender ProductionLINGUISTICA APLICADANesta pesquisa, lanÃamos um olhar sobre a sala de aula atravÃs do material didÃtico, focalizando especificamente a aula de leitura. Nesse sentido, optamos por analisar o material didÃtico do ProJovem, no que concerne ao planejamento da aula de leitura proposto pelo autor desse material, baseando-nos nas etapas de uma aula comunicativa de leitura (CICUREL,1991). Para isso, problematizamos as concepÃÃes de leitura que subjazem a esse planejamento (BRAGGIO, 1992); analisamos o planejamento da aula de leitura, segundo a expectativa do autor do material didÃtico, do professor e do aluno e, na anÃlise das atividades de compreensÃo de texto, consideramos a recuperaÃÃo das condiÃÃes de produÃÃo dos gÃneros (BRONCKART, 1999). Para coleta dos dados, detivemo-nos nos exercÃcios de compreensÃo de textos e nas orientaÃÃes contidas no Manual do educador do material didÃtico do ProJovem que, segundo os autores, desenvolvam habilidades de leitura e interpretaÃÃo dos textos em âVamos lerâ e âReleituraâ, bem como nos dados coletados das aulas gravadas em Ãudio e nos resultados dos questionÃrios aplicados a professores e alunos do Programa. Resultados de anÃlises feitas revelam-nos que o autor do material didÃtico do ProJovem segue um modelo de planejamento pouco engajado na formaÃÃo crÃtica de leitores, limitando-se à mobilizaÃÃo dos conhecimentos prÃvios do leitor sobre o tema tratado no texto e nÃo potencializa a construÃÃo dos sentidos. 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In order to accomplish that, we have questioned the ideas that conceive the steps of those reading lessons (BRAGGIO, 1992); we analyzed the planning of those classes through the expectations of the author of the classroom material, the teacher and the student. We have also considered the conditions to gender production through the gender- related analysis of activities for text comprehension (BRONCKART, 1999). We verified exercises of reading comprehension as a way to collect data and followed the Teacherâs Guide of ProJovem classroom material, whose authors believe to develop reading skills and text comprehension in the sections âVamos Lerâ and âReleituraâ. Besides that, we have recorded classes to use as data, as well as questionnaires answered by teachers and students of the ProJovem program. The result of the research shows that the author of the analyzed classroom material is not committed to the growth of critical reading in the readers. The activities are limited to activation of the readerâs prior knowledge about the subject of the text and they do not build meaning. In the activities of text comprehension, we can perceive mistakes in the way gender is built. There is no interaction between linguistic material and the readerâs prior knowledge and, besides that, there is no negotiation for meaning by the subjects involved in the reading activity. Such mistakes make up students and teachersâ expectations about a reading class and hinder productive language teaching and the formation of critical readers. Key- words: reading, classroom material, planning, context for gender production. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3118application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:08Zmail@mail.com - |
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Nesta pesquisa, lanÃamos um olhar sobre a sala de aula atravÃs do material didÃtico, focalizando especificamente a aula de leitura. Nesse sentido, optamos por analisar o material didÃtico do ProJovem, no que concerne ao planejamento da aula de leitura proposto pelo autor desse material, baseando-nos nas etapas de uma aula comunicativa de leitura (CICUREL,1991). Para isso, problematizamos as concepÃÃes de leitura que subjazem a esse planejamento (BRAGGIO, 1992); analisamos o planejamento da aula de leitura, segundo a expectativa do autor do material didÃtico, do professor e do aluno e, na anÃlise das atividades de compreensÃo de texto, consideramos a recuperaÃÃo das condiÃÃes de produÃÃo dos gÃneros (BRONCKART, 1999). Para coleta dos dados, detivemo-nos nos exercÃcios de compreensÃo de textos e nas orientaÃÃes contidas no Manual do educador do material didÃtico do ProJovem que, segundo os autores, desenvolvam habilidades de leitura e interpretaÃÃo dos textos em âVamos lerâ e âReleituraâ, bem como nos dados coletados das aulas gravadas em Ãudio e nos resultados dos questionÃrios aplicados a professores e alunos do Programa. Resultados de anÃlises feitas revelam-nos que o autor do material didÃtico do ProJovem segue um modelo de planejamento pouco engajado na formaÃÃo crÃtica de leitores, limitando-se à mobilizaÃÃo dos conhecimentos prÃvios do leitor sobre o tema tratado no texto e nÃo potencializa a construÃÃo dos sentidos. Nos exercÃcios de compreensÃo, percebemos que o autor apresenta equÃvoco quanto à situaÃÃo de construÃÃo dos gÃneros; nÃo potencializando a interaÃÃo entre a materialidade lingÃÃstica e os conhecimentos prÃvios do leitor, nem a negociaÃÃo dos sentidos do texto entre os sujeitos envolvidos no evento de leitura. Tais equÃvocos compÃem a expectativa de alunos e professores com relaÃÃo à aula de leitura e nos distanciam do ensino produtivo de lÃngua que defendemos, da formaÃÃo de leitores crÃticos de que necessitamos. |
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Nesta pesquisa, lanÃamos um olhar sobre a sala de aula atravÃs do material didÃtico, focalizando especificamente a aula de leitura. Nesse sentido, optamos por analisar o material didÃtico do ProJovem, no que concerne ao planejamento da aula de leitura proposto pelo autor desse material, baseando-nos nas etapas de uma aula comunicativa de leitura (CICUREL,1991). Para isso, problematizamos as concepÃÃes de leitura que subjazem a esse planejamento (BRAGGIO, 1992); analisamos o planejamento da aula de leitura, segundo a expectativa do autor do material didÃtico, do professor e do aluno e, na anÃlise das atividades de compreensÃo de texto, consideramos a recuperaÃÃo das condiÃÃes de produÃÃo dos gÃneros (BRONCKART, 1999). Para coleta dos dados, detivemo-nos nos exercÃcios de compreensÃo de textos e nas orientaÃÃes contidas no Manual do educador do material didÃtico do ProJovem que, segundo os autores, desenvolvam habilidades de leitura e interpretaÃÃo dos textos em âVamos lerâ e âReleituraâ, bem como nos dados coletados das aulas gravadas em Ãudio e nos resultados dos questionÃrios aplicados a professores e alunos do Programa. Resultados de anÃlises feitas revelam-nos que o autor do material didÃtico do ProJovem segue um modelo de planejamento pouco engajado na formaÃÃo crÃtica de leitores, limitando-se à mobilizaÃÃo dos conhecimentos prÃvios do leitor sobre o tema tratado no texto e nÃo potencializa a construÃÃo dos sentidos. Nos exercÃcios de compreensÃo, percebemos que o autor apresenta equÃvoco quanto à situaÃÃo de construÃÃo dos gÃneros; nÃo potencializando a interaÃÃo entre a materialidade lingÃÃstica e os conhecimentos prÃvios do leitor, nem a negociaÃÃo dos sentidos do texto entre os sujeitos envolvidos no evento de leitura. Tais equÃvocos compÃem a expectativa de alunos e professores com relaÃÃo à aula de leitura e nos distanciam do ensino produtivo de lÃngua que defendemos, da formaÃÃo de leitores crÃticos de que necessitamos. |
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