Uma abordagem da matemÃtica financeira no ensino mÃdio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil-FIES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12649 |
Resumo: | Este trabalho objetiva propor uma metodologia de aprendizagem dos cÃlculos presentes nas tabelas do Financiamento Estudantil (FIES), tendo como base a matemÃtica financeira, ministrada no ensino mÃdio. O trabalho se divide em seis partes: introduÃÃo, capitalizaÃÃo simples e composta, valor presente e valor futuro, amortizaÃÃo de emprÃstimos, tabelas do FIES e consideraÃÃes finais. Como preÃmbulo, incluÃmos o histÃrico do financiamento e a capitalizaÃÃo simples e composta. A proposta sugere ainda a compreensÃo dos conteÃdos da matemÃtica de forma interligada, tais como: juros simples com funÃÃo afim e progressÃo aritmÃtica, juros compostos com funÃÃo exponencial e progressÃo geomÃtrica, sem esquecer-se do valor presente e valor futuro, que representa o valor de certo capital em um determinado perÃodo. Desta forma, pretende-se atingir a compreensÃo das variaÃÃes do valor do dinheiro no decorrer do perÃodo de tempo e amortizaÃÃo de emprÃstimos, fatos estes que trarÃo o entendimento do tipo de sistema utilizado em seu financiamento, se Sistema de AmortizaÃÃo Constante ou Sistema de AmortizaÃÃo FrancÃs (PRICE). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma abordagem da matemÃtica financeira no ensino mÃdio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil-FIESOne approach to financial math in high school to explain the methodologies of the fund student loans - FIES2014-06-27FlÃvio FranÃa Cruz00040799301http://lates.cnpq.br/1504854416600260Leandro Barbosa Paz87987759368http://lattes.cnpq.br/1343747512265693ValÃria GerÃnimo Pedrosa00403333377http://lattes.cnpq.br/6921548057321410 38355108353http://lattes.cnpq.br/1929110745078868Rivelino Duarte CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino mÃdio amortizaÃÃo valor do dinheiroJuros simpleshigh school amortization value of moneyMATEMATICAEste trabalho objetiva propor uma metodologia de aprendizagem dos cÃlculos presentes nas tabelas do Financiamento Estudantil (FIES), tendo como base a matemÃtica financeira, ministrada no ensino mÃdio. O trabalho se divide em seis partes: introduÃÃo, capitalizaÃÃo simples e composta, valor presente e valor futuro, amortizaÃÃo de emprÃstimos, tabelas do FIES e consideraÃÃes finais. Como preÃmbulo, incluÃmos o histÃrico do financiamento e a capitalizaÃÃo simples e composta. A proposta sugere ainda a compreensÃo dos conteÃdos da matemÃtica de forma interligada, tais como: juros simples com funÃÃo afim e progressÃo aritmÃtica, juros compostos com funÃÃo exponencial e progressÃo geomÃtrica, sem esquecer-se do valor presente e valor futuro, que representa o valor de certo capital em um determinado perÃodo. Desta forma, pretende-se atingir a compreensÃo das variaÃÃes do valor do dinheiro no decorrer do perÃodo de tempo e amortizaÃÃo de emprÃstimos, fatos estes que trarÃo o entendimento do tipo de sistema utilizado em seu financiamento, se Sistema de AmortizaÃÃo Constante ou Sistema de AmortizaÃÃo FrancÃs (PRICE).This work aims to propose a methodology for learning present in the calculations of Financial Aid (FIES) tables, based on financial mathematics taught in high school. The work is divided into six parts: introduction, simple capitalization and composed, present value and future value, amortization of loans, the FIES tables and closing remarks. As a preamble, we have included the history of finance and the simple and compound capitalization. The proposal also suggests an understanding of the mathematical content of interconnected way, such as: simple interest with affine arithmetic progression and function, compound interest and exponential function with geometric progression, without forgetting the present and future value amount, representing the value right of capital in a given period. Thus, it is intended to achieve an understanding of the variations in the value of money during the time period and repayment of loans, facts that will bring the understanding of the type of system used in financing if Amortization System Constant Amortization System or French (PRICE).nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12649application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com - |
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This work aims to propose a methodology for learning present in the calculations of Financial Aid (FIES) tables, based on financial mathematics taught in high school. The work is divided into six parts: introduction, simple capitalization and composed, present value and future value, amortization of loans, the FIES tables and closing remarks. As a preamble, we have included the history of finance and the simple and compound capitalization. The proposal also suggests an understanding of the mathematical content of interconnected way, such as: simple interest with affine arithmetic progression and function, compound interest and exponential function with geometric progression, without forgetting the present and future value amount, representing the value right of capital in a given period. Thus, it is intended to achieve an understanding of the variations in the value of money during the time period and repayment of loans, facts that will bring the understanding of the type of system used in financing if Amortization System Constant Amortization System or French (PRICE). |
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