âUm incentivo a mais pra mandar os filhos pra escolaâ: apreensÃes da condicionalidade da educaÃÃo em famÃlias beneficiÃrias do Bolsa FamÃlia no Conjunto SÃo Miguel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÃvia Maria de Paula Abreu do Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16936
Resumo: Esta dissertaÃÃo tem como objetivo principal investigar como famÃlias beneficiÃrias do Programa Bolsa FamÃlia (PBF) apreendem a condicionalidade da Ãrea da educaÃÃo, que prevà um mÃnimo de frequÃncia escolar Ãs crianÃas e adolescentes entre 06 e 18 anos. Os dados empÃricos foram obtidos a partir da realizaÃÃo de uma pesquisa de campo qualitativa, no acompanhamento a cinco famÃlias residentes no Conjunto SÃo Miguel â Caucaia/CE. A pesquisa foi desenvolvida durante o perÃodo de maio 2013 a fevereiro de 2015, utilizando como tipo de abordagem, a observaÃÃo sistemÃtica e assistemÃtica, registrada em diÃrio de campo, com entrevistas abertas e semi-estruturadas gravadas, conversas informais e arquivo prÃprio de imagens. Dentre as proposiÃÃes teÃricas consideradas, estÃo as desenvolvidas por FranÃois Dubet (2008), Bernard Lahire (1997; 2002; 2011), e Maria Alice Nogueira (2002; 2010), utilizadas como embasamento das discussÃes tecidas a partir da trajetÃria e cotidiano das famÃlias, demonstrando as prÃticas e tensÃes em torno do cumprimento da condicionalidade. Os dados revelaram que as famÃlias percebem a condicionalidade como um âincentivoâ para a permanÃncia dos filhos na escola, indicando que a exigÃncia vem para reafirmar aquilo jà praticado, antes mesmo da elegibilidade ao PBF. A experiÃncia no campo mostrou que antes da aspiraÃÃo à continuidade do recebimento do valor financeiro do PBF, a prÃtica da frequÃncia escolar acontece pela crenÃa na educaÃÃo formal como um elemento de superaÃÃo à condiÃÃo de pobreza. Os dados tambÃm evidenciaram que a condiÃÃo de pobreza vivenciada pelas famÃlias pesquisadas assume configuraÃÃes para alÃm da ausÃncia de renda, que à o Ãnico indicador de elegibilidade considerado pelo Programa.
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