O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Aline Almeida da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20736
Resumo: A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.
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Francisca Aline Almeida da Silva
Ortografia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
RelaÃÃes grafofonolÃgicas
EducaÃÃo de jovens e adultos
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LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfema
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description A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.
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