O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20736 |
Resumo: | A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos2019-01-00Ronaldo Mangueira Lima JÃnior72311266187http://lattes.cnpq.br/911162911738473594523770387Francisca Aline Almeida da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBROrtografia EducaÃÃo de Jovens e Adultos RelaÃÃes grafofonolÃgicas EducaÃÃo de jovens e adultos LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfemaLETRASA escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.Writing is socially valued, as it represents legitimized knowledge and enables access to cultural goods. Writing based on what guides the orthographic norm becomes a necessity for the individual to make an efficient use of the language and not be stigmatized by the domain of only one linguistic variant. In the various stages of teaching, difficulties are still detected in the spelling, indicating that the treatment to be dispensed needs to be reviewed. With studentes who present an irregular school trajectory, such as those of the Youth and Adult Educacion (EJA) modality, the difficulties are sometimes accentuated and this lag is the limiter that bothers them most. Based on the research of Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), among others, this study aims to evaluate the effects of the teaching of grafophonological relations in the reduction of cases of deviations from the norm in the class of EJA modality level VI (8th/9th grade) of a school in the municipal public network of Eusebio. For this, the three most frequent mistakes motivated by orality in class, verified from previous research, were taken as the object of analysis: the deletion of the <r> in coda of verbs in the infinitive, the lateralization of [w] and the monotongation of verbs in the perfect tense of the indicative. It is an action research with qualitative and quantitative evaluation of the data interspersed by intervention activities. It was concluded that orthographic activities that relate the knowledge of the class to information on the structure and functioning of the language help reduce deviations from the norm.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20736application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
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O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos Francisca Aline Almeida da Silva Ortografia EducaÃÃo de Jovens e Adultos RelaÃÃes grafofonolÃgicas EducaÃÃo de jovens e adultos LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfema LETRAS |
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A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma. |
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