A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14994
Resumo: O presente trabalho traz um estudo sobre a formaÃÃo contÃnua dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na instituiÃÃo escolar e busca compreender as reflexÃes construÃdas pelo grupo de professores, coordenadores e gestores da escola, bem como as condiÃÃes de vida e trabalho, em que esse processo de formaÃÃo se desenvolve. Para isso, tomou por base uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo de uma escola pÃblica do municÃpio de Fortaleza, cujo trabalho jà se desenvolvia desde 2006. Como fundamentaÃÃo para o alcance dos objetivos o estudo encontrou apoio nas formulaÃÃes de NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) e SacristÃn (2010) sobre o processo de formaÃÃo continuada dos professores, formulado a partir da relaÃÃo deste com o desenvolvimento profissional. Em CanÃrio (1997) encontramos apoio para discutir a escola como espaÃo de formaÃÃo para os professores, a luz do pensamento de Freire (1996) e GarcÃa (1999) discutimos desenvolvimento profissional, entre outros autores que recorremos para construir esse trabalho. O corpus analisado à resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, oriunda de um estudo de caso do tipo etnogrÃfico, constituÃdo a partir de dois instrumentos metodolÃgicos: as observaÃÃes de campo realizadas no interstÃcio de um ano e quatro meses, onde foram observados os momentos de formaÃÃo e planejamento, as entrevistas semiestruturadas, utilizadas com quatro professoras, a vice-diretora, uma coordenadora pedagÃgica e a diretora da Escola Municipal Edith Braga, localizada em Fortaleza, sob a jurisdiÃÃo da Secretaria Executiva Regional VI â SER VI. Os dados revelaram que na escola, a formaÃÃo ganha mais significado porque à protagonizada pelo grupo de professores em parceria com a coordenaÃÃo e gestÃo, num processo de formaÃÃo e auto formaÃÃo permanente, onde as experiÃncias individuais e coletivas se configuram em aprendizagens, em saberes diversos. No entanto, essa formaÃÃo nÃo se desenvolve em um ambiente tranquilo, com condiÃÃes para sua realizaÃÃo, a escola vai encontrando alternativas para driblar os obstÃculos que impedem que essa formaÃÃo aconteÃa. Concluiu-se que para que a escola se constitua espaÃo de formaÃÃo para seus professores à necessÃrio que haja uma maior descentralizaÃÃo das polÃticas de formaÃÃo em favor da escola, que os professores reconhecem esse espaÃo e as atividades ali desenvolvidas como necessÃrias e significativas a seu desenvolvimento profissional
id UFC_8b37c0fc5917105f4f6d963358f5901c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7476
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamentalSchool as space service training for teachers years teaching initial essential2013-12-03Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Bernadete de Souza Porto30248981315http://lattes.cnpq.br/6363268957802414 Isabel Maria Sabino de Farias2843195233438129817349http://lattes.cnpq.br/2938804156824132OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDesenvolvimento profissional FormaÃÃo em serviÃo FormaÃÃo na escola Saberes docentesProfessional development In-service training Training school Docent learningsEDUCACAOO presente trabalho traz um estudo sobre a formaÃÃo contÃnua dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na instituiÃÃo escolar e busca compreender as reflexÃes construÃdas pelo grupo de professores, coordenadores e gestores da escola, bem como as condiÃÃes de vida e trabalho, em que esse processo de formaÃÃo se desenvolve. Para isso, tomou por base uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo de uma escola pÃblica do municÃpio de Fortaleza, cujo trabalho jà se desenvolvia desde 2006. Como fundamentaÃÃo para o alcance dos objetivos o estudo encontrou apoio nas formulaÃÃes de NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) e SacristÃn (2010) sobre o processo de formaÃÃo continuada dos professores, formulado a partir da relaÃÃo deste com o desenvolvimento profissional. Em CanÃrio (1997) encontramos apoio para discutir a escola como espaÃo de formaÃÃo para os professores, a luz do pensamento de Freire (1996) e GarcÃa (1999) discutimos desenvolvimento profissional, entre outros autores que recorremos para construir esse trabalho. O corpus analisado à resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, oriunda de um estudo de caso do tipo etnogrÃfico, constituÃdo a partir de dois instrumentos metodolÃgicos: as observaÃÃes de campo realizadas no interstÃcio de um ano e quatro meses, onde foram observados os momentos de formaÃÃo e planejamento, as entrevistas semiestruturadas, utilizadas com quatro professoras, a vice-diretora, uma coordenadora pedagÃgica e a diretora da Escola Municipal Edith Braga, localizada em Fortaleza, sob a jurisdiÃÃo da Secretaria Executiva Regional VI â SER VI. Os dados revelaram que na escola, a formaÃÃo ganha mais significado porque à protagonizada pelo grupo de professores em parceria com a coordenaÃÃo e gestÃo, num processo de formaÃÃo e auto formaÃÃo permanente, onde as experiÃncias individuais e coletivas se configuram em aprendizagens, em saberes diversos. No entanto, essa formaÃÃo nÃo se desenvolve em um ambiente tranquilo, com condiÃÃes para sua realizaÃÃo, a escola vai encontrando alternativas para driblar os obstÃculos que impedem que essa formaÃÃo aconteÃa. Concluiu-se que para que a escola se constitua espaÃo de formaÃÃo para seus professores à necessÃrio que haja uma maior descentralizaÃÃo das polÃticas de formaÃÃo em favor da escola, que os professores reconhecem esse espaÃo e as atividades ali desenvolvidas como necessÃrias e significativas a seu desenvolvimento profissionalABSTRACT This work presents a study about the training of teachers in the early years of Elementary School in the school institution and seeks to understand the reflections builted by the group of teachers, coordinators, and managers of the school, as well as the conditions of life and work, in which the process of training was developed. For this reason, it was based on an experience of in-service training in a public school in the city of Fortaleza, whose work was been developed since 2006. As reasoning for reaching the goals of this study, it was found support in the formulations of NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) and SacristÃn (2010) on the process of continuing education of teachers, formulated to break the relationship of this process with the professional development. In CanÃrio (1997) it is found support to discuss the school as a space of training for teachers, with the light of the thought of Freire (1996) and Garcia (1999) who discussed professional development, among other authors that were used to build this work. The corpus analyzed is the result of a search of a qualitative nature, come from a case study of ethnographic type, formed from three methodological tools: the comments field in a period of one year and four months, where were observed moments of training and planning, the semi-structured interviews, used with four teachers, the vice-director, a pedagogical coordinator and the director of the Municipal School Edith Braga, located in Fortaleza, under the jurisdiction of Regional Executive Secretary VI - VI. The data revealed that the training gains in the school were more significant because there was the group of teachers in partnership with the coordination and management, in a process of training and self permanent formation, where the individual experiences and collective were set in learning, in various knowledge. However, this training is not developed in a peaceful environment, with conditions for its implementation, so, the school find alternatives to circumvent the obstacles that prevent the occurrence of this training. It was concluded that for the school become a training area for your teachers it is need a greater decentralization of training policies in favor of the school. The teachers will recognize that space and the activities developed as necessary and important for their professional development. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14994application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School as space service training for teachers years teaching initial essential
title A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃo
Desenvolvimento profissional
FormaÃÃo em serviÃo
FormaÃÃo na escola
Saberes docentes
Professional development
In-service training
Training school
Docent learnings
EDUCACAO
title_short A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A escola como espaÃo de formaÃÃo contÃnua para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃo
author_facet OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernadete de Souza Porto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 30248981315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363268957802414
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Maria Sabino de Farias
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 28431952334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 38129817349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2938804156824132
dc.contributor.author.fl_str_mv OzÃlia HorÃcio GonÃalves AssunÃÃo
contributor_str_mv Ana Maria Iorio Dias
Bernadete de Souza Porto
Isabel Maria Sabino de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
FormaÃÃo em serviÃo
FormaÃÃo na escola
Saberes docentes
topic Desenvolvimento profissional
FormaÃÃo em serviÃo
FormaÃÃo na escola
Saberes docentes
Professional development
In-service training
Training school
Docent learnings
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional development
In-service training
Training school
Docent learnings
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho traz um estudo sobre a formaÃÃo contÃnua dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na instituiÃÃo escolar e busca compreender as reflexÃes construÃdas pelo grupo de professores, coordenadores e gestores da escola, bem como as condiÃÃes de vida e trabalho, em que esse processo de formaÃÃo se desenvolve. Para isso, tomou por base uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo de uma escola pÃblica do municÃpio de Fortaleza, cujo trabalho jà se desenvolvia desde 2006. Como fundamentaÃÃo para o alcance dos objetivos o estudo encontrou apoio nas formulaÃÃes de NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) e SacristÃn (2010) sobre o processo de formaÃÃo continuada dos professores, formulado a partir da relaÃÃo deste com o desenvolvimento profissional. Em CanÃrio (1997) encontramos apoio para discutir a escola como espaÃo de formaÃÃo para os professores, a luz do pensamento de Freire (1996) e GarcÃa (1999) discutimos desenvolvimento profissional, entre outros autores que recorremos para construir esse trabalho. O corpus analisado à resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, oriunda de um estudo de caso do tipo etnogrÃfico, constituÃdo a partir de dois instrumentos metodolÃgicos: as observaÃÃes de campo realizadas no interstÃcio de um ano e quatro meses, onde foram observados os momentos de formaÃÃo e planejamento, as entrevistas semiestruturadas, utilizadas com quatro professoras, a vice-diretora, uma coordenadora pedagÃgica e a diretora da Escola Municipal Edith Braga, localizada em Fortaleza, sob a jurisdiÃÃo da Secretaria Executiva Regional VI â SER VI. Os dados revelaram que na escola, a formaÃÃo ganha mais significado porque à protagonizada pelo grupo de professores em parceria com a coordenaÃÃo e gestÃo, num processo de formaÃÃo e auto formaÃÃo permanente, onde as experiÃncias individuais e coletivas se configuram em aprendizagens, em saberes diversos. No entanto, essa formaÃÃo nÃo se desenvolve em um ambiente tranquilo, com condiÃÃes para sua realizaÃÃo, a escola vai encontrando alternativas para driblar os obstÃculos que impedem que essa formaÃÃo aconteÃa. Concluiu-se que para que a escola se constitua espaÃo de formaÃÃo para seus professores à necessÃrio que haja uma maior descentralizaÃÃo das polÃticas de formaÃÃo em favor da escola, que os professores reconhecem esse espaÃo e as atividades ali desenvolvidas como necessÃrias e significativas a seu desenvolvimento profissional
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv ABSTRACT This work presents a study about the training of teachers in the early years of Elementary School in the school institution and seeks to understand the reflections builted by the group of teachers, coordinators, and managers of the school, as well as the conditions of life and work, in which the process of training was developed. For this reason, it was based on an experience of in-service training in a public school in the city of Fortaleza, whose work was been developed since 2006. As reasoning for reaching the goals of this study, it was found support in the formulations of NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) and SacristÃn (2010) on the process of continuing education of teachers, formulated to break the relationship of this process with the professional development. In CanÃrio (1997) it is found support to discuss the school as a space of training for teachers, with the light of the thought of Freire (1996) and Garcia (1999) who discussed professional development, among other authors that were used to build this work. The corpus analyzed is the result of a search of a qualitative nature, come from a case study of ethnographic type, formed from three methodological tools: the comments field in a period of one year and four months, where were observed moments of training and planning, the semi-structured interviews, used with four teachers, the vice-director, a pedagogical coordinator and the director of the Municipal School Edith Braga, located in Fortaleza, under the jurisdiction of Regional Executive Secretary VI - VI. The data revealed that the training gains in the school were more significant because there was the group of teachers in partnership with the coordination and management, in a process of training and self permanent formation, where the individual experiences and collective were set in learning, in various knowledge. However, this training is not developed in a peaceful environment, with conditions for its implementation, so, the school find alternatives to circumvent the obstacles that prevent the occurrence of this training. It was concluded that for the school become a training area for your teachers it is need a greater decentralization of training policies in favor of the school. The teachers will recognize that space and the activities developed as necessary and important for their professional development.
description O presente trabalho traz um estudo sobre a formaÃÃo contÃnua dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na instituiÃÃo escolar e busca compreender as reflexÃes construÃdas pelo grupo de professores, coordenadores e gestores da escola, bem como as condiÃÃes de vida e trabalho, em que esse processo de formaÃÃo se desenvolve. Para isso, tomou por base uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo de uma escola pÃblica do municÃpio de Fortaleza, cujo trabalho jà se desenvolvia desde 2006. Como fundamentaÃÃo para o alcance dos objetivos o estudo encontrou apoio nas formulaÃÃes de NÃvoa (1997), Lima (2001), ImbernÃn (2010; 2011) e SacristÃn (2010) sobre o processo de formaÃÃo continuada dos professores, formulado a partir da relaÃÃo deste com o desenvolvimento profissional. Em CanÃrio (1997) encontramos apoio para discutir a escola como espaÃo de formaÃÃo para os professores, a luz do pensamento de Freire (1996) e GarcÃa (1999) discutimos desenvolvimento profissional, entre outros autores que recorremos para construir esse trabalho. O corpus analisado à resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, oriunda de um estudo de caso do tipo etnogrÃfico, constituÃdo a partir de dois instrumentos metodolÃgicos: as observaÃÃes de campo realizadas no interstÃcio de um ano e quatro meses, onde foram observados os momentos de formaÃÃo e planejamento, as entrevistas semiestruturadas, utilizadas com quatro professoras, a vice-diretora, uma coordenadora pedagÃgica e a diretora da Escola Municipal Edith Braga, localizada em Fortaleza, sob a jurisdiÃÃo da Secretaria Executiva Regional VI â SER VI. Os dados revelaram que na escola, a formaÃÃo ganha mais significado porque à protagonizada pelo grupo de professores em parceria com a coordenaÃÃo e gestÃo, num processo de formaÃÃo e auto formaÃÃo permanente, onde as experiÃncias individuais e coletivas se configuram em aprendizagens, em saberes diversos. No entanto, essa formaÃÃo nÃo se desenvolve em um ambiente tranquilo, com condiÃÃes para sua realizaÃÃo, a escola vai encontrando alternativas para driblar os obstÃculos que impedem que essa formaÃÃo aconteÃa. Concluiu-se que para que a escola se constitua espaÃo de formaÃÃo para seus professores à necessÃrio que haja uma maior descentralizaÃÃo das polÃticas de formaÃÃo em favor da escola, que os professores reconhecem esse espaÃo e as atividades ali desenvolvidas como necessÃrias e significativas a seu desenvolvimento profissional
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14994
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295207651803136