O PROEJA como espaÃo de formaÃÃo docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15199 |
Resumo: | Este estudo investiga os docentes do Instituto Federal de CiÃncias e Tecnologia do Cearà â IFCE campus Fortaleza e como se constituem professores do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA no cotidiano institucional, a partir da sua prÃtica docente em situaÃÃo de sala de aula. Formulou-se como objetivo geral â Compreender a formaÃÃo do professor do curso de RefrigeraÃÃo e ClimatizaÃÃo â PROEJA no cotidiano institucional do IFCE, Campus Fortaleza, explicitando sua percepÃÃo sobre o currÃculo e suas experiÃncias na sala de aula. E como objetivos especÃficos: Contextualizar o espaÃo institucional do IFCE, no sentido de compreender o fenÃmeno investigado; conceber currÃculo e formaÃÃo docente como forma de aprofundamento epistemolÃgico necessÃrio a anÃlise de evidÃncias empÃricas; comparar o processo formativo docente prescritivo com o vivencial, a partir das observaÃÃes realizadas em sala de aula e das entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Com base no referencial teÃrico-metodolÃgico de NÃvoa (1992); Silva (2002a, 2002b); Giroux (1999); Pimenta e Anasrasiou (2002); Macedo (2011); Tardif (2002); Sacristan (2002) entre outros, investigou-se a FormaÃÃo do Professor da educaÃÃo profissional na modalidade PROEJA, revisitando-se os estudos de Manfredi (2002); Romanelli (2003); Queluz (2002); Ibernon (2004). A pesquisa foi qualitativa, descritiva e interpretativa, desenvolvida a partir da contribuiÃÃo dos autores: Andrà (1995); Bodgan e Biklen (1994); Gil (1994); Andrà e LÃdke (1986); Minayo (1994); Moreira e Caleffe (2006) e outros. Seus aportes metodolÃgicos colaboraram na apreensÃo das representaÃÃes sobre os processos formativos dos sujeitos participantes da pesquisa e nos seus desempenhos observados em espaÃo de aula. No sentido do registro dos dados coletados, adotou-se o âdiÃrio de bordoâ para posterior anÃlise das evidÃncias empÃricas apreendidas tambÃm, por meio dos discursos dos discentes e docentes entrevistados. A anÃlise dos discursos dos sujeitos gerou as categorias: formaÃÃo docente, EJA e CurrÃculo, apresentadas em confronto com o referencial teÃrico metodolÃgico desenvolvido na pesquisa. Quanto aos resultados alcanÃados, destaca-se a descoberta de caminhos criativos pelo professor, na sua prÃtica com o PROEJA, na tentativa de superar a ausÃncia de uma formaÃÃo institucional para conviver com os alunos de origens, percursos e identidades diversas no exercÃcio de sua prÃtica docente. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO PROEJA como espaÃo de formaÃÃo docenteThe PROEJA as teacher training space2014-01-31Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/370051032845447706133339349http://lattes.cnpq.br/0960726989472418Maria NÃbia BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo docente EJA/PROEJA CurrÃculoTeacher training EJA/PROEJA SyllabusEDUCACAOEste estudo investiga os docentes do Instituto Federal de CiÃncias e Tecnologia do Cearà â IFCE campus Fortaleza e como se constituem professores do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA no cotidiano institucional, a partir da sua prÃtica docente em situaÃÃo de sala de aula. 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Com base no referencial teÃrico-metodolÃgico de NÃvoa (1992); Silva (2002a, 2002b); Giroux (1999); Pimenta e Anasrasiou (2002); Macedo (2011); Tardif (2002); Sacristan (2002) entre outros, investigou-se a FormaÃÃo do Professor da educaÃÃo profissional na modalidade PROEJA, revisitando-se os estudos de Manfredi (2002); Romanelli (2003); Queluz (2002); Ibernon (2004). A pesquisa foi qualitativa, descritiva e interpretativa, desenvolvida a partir da contribuiÃÃo dos autores: Andrà (1995); Bodgan e Biklen (1994); Gil (1994); Andrà e LÃdke (1986); Minayo (1994); Moreira e Caleffe (2006) e outros. Seus aportes metodolÃgicos colaboraram na apreensÃo das representaÃÃes sobre os processos formativos dos sujeitos participantes da pesquisa e nos seus desempenhos observados em espaÃo de aula. No sentido do registro dos dados coletados, adotou-se o âdiÃrio de bordoâ para posterior anÃlise das evidÃncias empÃricas apreendidas tambÃm, por meio dos discursos dos discentes e docentes entrevistados. A anÃlise dos discursos dos sujeitos gerou as categorias: formaÃÃo docente, EJA e CurrÃculo, apresentadas em confronto com o referencial teÃrico metodolÃgico desenvolvido na pesquisa. Quanto aos resultados alcanÃados, destaca-se a descoberta de caminhos criativos pelo professor, na sua prÃtica com o PROEJA, na tentativa de superar a ausÃncia de uma formaÃÃo institucional para conviver com os alunos de origens, percursos e identidades diversas no exercÃcio de sua prÃtica docente.This study investigates teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà â IFCE, Fortaleza Campus and how they become teachers of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality Youth and Adults Education â PROEJA in the institutional routine, considering their teaching practice in the classroom. The general objective is to understand how teachers are trained to teach in the Refrigeration and Air Conditioning Program â PROEJA at the IFCE, Fortaleza Campus, showing their perception of the syllabus and their experiences in the classroom. The specific objectives are to contextualize the institutional space of IFCE, as a way of understanding the phenomenon studied; to conceive syllabus and teacher training as the epistemological depth required for the analysis of empirical evidences; and to compare the prescriptive teacher training process to the experienced one, from the observations made in the classrooms and the interviews conducted with the subjects in the research. Based upon methodological theoretical references by NÃvoa (1992); Silva (2002a, 2002b); Giroux (1999); Pimenta and Anasrasiou (2002); Macedo (2011); Tardif (2002); Sacristan (2002) among others, the training of PROEJA vocational education teachers was investigated, revisiting the studies conducted by Manfredi (2002); Romanelli (2003); Queluz (2002); Ibernon (2004). The research used an interpretative descriptive and qualitative approach, developed based on contributions of the following authors: Andrà (1995); Bodgan and Biklen (1994); Gil (1994); Andrà e LÃdke (1986); Minayo (1994); Moreira and Caleffe (2006) and others. Their methodological content helped us to understand the representation on the training processes of the research participating subjects and their performances in the classroom. Regarding the recording of the collected data, the âboard diaryâ technique was used for posterior analysis of the empirical evidence collected, and also through studentsâ and teachersâ speeches during the interviews. The subjectsâ speech analysis generated the following categories: teacher training, EJA (Youth and Adult Education) and syllabus, which have been confronted with the methodological theoretical reference developed in the research. 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