O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17322 |
Resumo: | Devido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de MatemÃtica surgiu-me a preocupaÃÃo de pesquisar sobre o tema da EducaÃÃo Financeira inserida com conteÃdos da MatemÃtica. Parti da hipÃtese de que a EducaÃÃo Financeira poderia dar mais significado da disciplina de MatemÃtica e ainda educar financeiramente os alunos, causando assim um benefÃcio da sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, EducaÃÃo MatemÃtica e EducaÃÃo Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS,SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de MatemÃtica do 1o e 2o anos do Ensino MÃdio, desejando encontrar respostas a algumas questÃes que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a EducaÃÃo Financeira? Quanto a EducaÃÃo financeira pode contribuir sobre o ensino da MatemÃtica? Quais assuntos financeiros mais interessam aos alunos? Quais os conteÃdos matemÃticos que podem ser trabalhados com a EducaÃÃo Financeira? Qual o nÃvel de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos financeiros? Teria alguma diferenÃa no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questÃes, bem elaboradas, envolvendo FinanÃas e MatemÃtica, ao invÃs do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuiÃÃes esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas Ãs perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionÃrios e questÃes matemÃticas-financeiras construÃdos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do ensino mÃdio. A pesquisa revelou que os alunos sÃo deficientes quanto à linguagens financeiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais,de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos financeiros, que ao fazerem questÃes em contexto financeiro prestam muito mais atenÃÃo aos conteÃdos matemÃticos inseridos nessas questÃes. TambÃm mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, à possÃvel trabalhar diversos conteÃdos matemÃticos junto com assuntos financeiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem nÃo gostar da disciplina MatemÃtica ficam desejosos e arriscam fazer cÃlculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questÃes financeiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farÃo parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propÃsitos deste trabalho foram: 1o) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de MatemÃtica a terem uma atenÃÃo maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2o) fazer com que os alunos percebam como a MatemÃtica faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteÃdos complexos tÃm sua aplicabilidade; 3o) dar definiÃÃes e conceitos financeiros que ajudem os discentes na resoluÃÃo de problemas e em suas vidas. |
id |
UFC_8ed59fd8310360f12c128b24e297bc94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11226 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira The teaching of mathematics combined with financial education2015-11-27PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783Clarice Dias de Albuquerque70014357300 http://lattes.cnpq.br/034958145761545183847359304http://lattes.cnpq.br/6753010289916821Domingos SÃvio de Sousa GonÃalvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaprendizagem finanÃas ensino mÃdio metodologialearning finance high school methodologyMATEMATICADevido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de MatemÃtica surgiu-me a preocupaÃÃo de pesquisar sobre o tema da EducaÃÃo Financeira inserida com conteÃdos da MatemÃtica. Parti da hipÃtese de que a EducaÃÃo Financeira poderia dar mais significado da disciplina de MatemÃtica e ainda educar financeiramente os alunos, causando assim um benefÃcio da sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, EducaÃÃo MatemÃtica e EducaÃÃo Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS,SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de MatemÃtica do 1o e 2o anos do Ensino MÃdio, desejando encontrar respostas a algumas questÃes que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a EducaÃÃo Financeira? Quanto a EducaÃÃo financeira pode contribuir sobre o ensino da MatemÃtica? Quais assuntos financeiros mais interessam aos alunos? Quais os conteÃdos matemÃticos que podem ser trabalhados com a EducaÃÃo Financeira? Qual o nÃvel de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos financeiros? Teria alguma diferenÃa no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questÃes, bem elaboradas, envolvendo FinanÃas e MatemÃtica, ao invÃs do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuiÃÃes esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas Ãs perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionÃrios e questÃes matemÃticas-financeiras construÃdos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do ensino mÃdio. A pesquisa revelou que os alunos sÃo deficientes quanto à linguagens financeiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais,de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos financeiros, que ao fazerem questÃes em contexto financeiro prestam muito mais atenÃÃo aos conteÃdos matemÃticos inseridos nessas questÃes. TambÃm mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, à possÃvel trabalhar diversos conteÃdos matemÃticos junto com assuntos financeiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem nÃo gostar da disciplina MatemÃtica ficam desejosos e arriscam fazer cÃlculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questÃes financeiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farÃo parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propÃsitos deste trabalho foram: 1o) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de MatemÃtica a terem uma atenÃÃo maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2o) fazer com que os alunos percebam como a MatemÃtica faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteÃdos complexos tÃm sua aplicabilidade; 3o) dar definiÃÃes e conceitos financeiros que ajudem os discentes na resoluÃÃo de problemas e em suas vidas.Due to little interest from students in Mathematics came to me the concern of research on the Financial Education theme inserted with the mathematics content. Parti the hypothesis that financial education could give more meaning discipline of mathematics and also educate students financially, thus causing a benefit of society in general. To better understand the topics surveyed attended lectures and watched studies of some authors that speak of teaching / learning, Mathematics and Education Financial Education as ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS, SCHENEIDER and others. Investigated two classes where mathematics classes minister of 1 and 2 years of high school, hoping to find answers to some questions that guided me in the progress of the work: What is the interest of students as Financial Education? The financial education can contribute to the teaching of Mathematics? What financial issues are most popular with students? What mathematical content that can be worked with the Financial Education? What level of knowledge by the students of some financial concepts? Have a difference in teaching / learning to solve with the students issues and prepared,involving Finance and Mathematics, rather than the teaching / learning conventional? What contributions this work can bring to society in general? To search for answers to the above questions, I used some qualitative and quantitative instruments, questionnaires compounds and mathematical and financial issues built by me and which were carried out with 51 high school students. The survey revealed that students are deficient in financial language (language that they usually come in national tests, accesses the vestibular and contests), who long enough to increase their financial knowledge that when making financial environment issues provide much attention to mathematical content embedded in these issues. It also showed that, with a little creativity the teaching part, you can work several mathematical content along with financial matters, including geometry. The survey revealed that even those students who say they do not like mathematics discipline are willing and risk making calculations and reason more for being working with financial issues that interest them because they realize that such things do and will take part in their daily lives in the present and future. The main purposes of this study were: 1) to produce an article education which would help mathematics teachers to have greater attention from students in their discipline; 2) to make the students realize how Mathematics is part of their daily lives, even complex contents have their applicability; 3) give definitions and financial concepts that help students in solving problems and in their lives. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17322application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of mathematics combined with financial education |
title |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
spellingShingle |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira Domingos SÃvio de Sousa GonÃalves aprendizagem finanÃas ensino mÃdio metodologia learning finance high school methodology MATEMATICA |
title_short |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
title_full |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
title_fullStr |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
title_sort |
O ensino de matemÃtica aliado à educaÃÃo financeira |
author |
Domingos SÃvio de Sousa GonÃalves |
author_facet |
Domingos SÃvio de Sousa GonÃalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Silvana Alcantara Costa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
81221673300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4616262586408783 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Clarice Dias de Albuquerque |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
70014357300 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0349581457615451 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
83847359304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6753010289916821 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos SÃvio de Sousa GonÃalves |
contributor_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade Maria Silvana Alcantara Costa Clarice Dias de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem finanÃas ensino mÃdio metodologia |
topic |
aprendizagem finanÃas ensino mÃdio metodologia learning finance high school methodology MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
learning finance high school methodology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Devido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de MatemÃtica surgiu-me a preocupaÃÃo de pesquisar sobre o tema da EducaÃÃo Financeira inserida com conteÃdos da MatemÃtica. Parti da hipÃtese de que a EducaÃÃo Financeira poderia dar mais significado da disciplina de MatemÃtica e ainda educar financeiramente os alunos, causando assim um benefÃcio da sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, EducaÃÃo MatemÃtica e EducaÃÃo Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS,SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de MatemÃtica do 1o e 2o anos do Ensino MÃdio, desejando encontrar respostas a algumas questÃes que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a EducaÃÃo Financeira? Quanto a EducaÃÃo financeira pode contribuir sobre o ensino da MatemÃtica? Quais assuntos financeiros mais interessam aos alunos? Quais os conteÃdos matemÃticos que podem ser trabalhados com a EducaÃÃo Financeira? Qual o nÃvel de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos financeiros? Teria alguma diferenÃa no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questÃes, bem elaboradas, envolvendo FinanÃas e MatemÃtica, ao invÃs do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuiÃÃes esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas Ãs perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionÃrios e questÃes matemÃticas-financeiras construÃdos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do ensino mÃdio. A pesquisa revelou que os alunos sÃo deficientes quanto à linguagens financeiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais,de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos financeiros, que ao fazerem questÃes em contexto financeiro prestam muito mais atenÃÃo aos conteÃdos matemÃticos inseridos nessas questÃes. TambÃm mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, à possÃvel trabalhar diversos conteÃdos matemÃticos junto com assuntos financeiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem nÃo gostar da disciplina MatemÃtica ficam desejosos e arriscam fazer cÃlculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questÃes financeiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farÃo parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propÃsitos deste trabalho foram: 1o) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de MatemÃtica a terem uma atenÃÃo maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2o) fazer com que os alunos percebam como a MatemÃtica faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteÃdos complexos tÃm sua aplicabilidade; 3o) dar definiÃÃes e conceitos financeiros que ajudem os discentes na resoluÃÃo de problemas e em suas vidas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Due to little interest from students in Mathematics came to me the concern of research on the Financial Education theme inserted with the mathematics content. Parti the hypothesis that financial education could give more meaning discipline of mathematics and also educate students financially, thus causing a benefit of society in general. To better understand the topics surveyed attended lectures and watched studies of some authors that speak of teaching / learning, Mathematics and Education Financial Education as ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS, SCHENEIDER and others. Investigated two classes where mathematics classes minister of 1 and 2 years of high school, hoping to find answers to some questions that guided me in the progress of the work: What is the interest of students as Financial Education? The financial education can contribute to the teaching of Mathematics? What financial issues are most popular with students? What mathematical content that can be worked with the Financial Education? What level of knowledge by the students of some financial concepts? Have a difference in teaching / learning to solve with the students issues and prepared,involving Finance and Mathematics, rather than the teaching / learning conventional? What contributions this work can bring to society in general? To search for answers to the above questions, I used some qualitative and quantitative instruments, questionnaires compounds and mathematical and financial issues built by me and which were carried out with 51 high school students. The survey revealed that students are deficient in financial language (language that they usually come in national tests, accesses the vestibular and contests), who long enough to increase their financial knowledge that when making financial environment issues provide much attention to mathematical content embedded in these issues. It also showed that, with a little creativity the teaching part, you can work several mathematical content along with financial matters, including geometry. The survey revealed that even those students who say they do not like mathematics discipline are willing and risk making calculations and reason more for being working with financial issues that interest them because they realize that such things do and will take part in their daily lives in the present and future. The main purposes of this study were: 1) to produce an article education which would help mathematics teachers to have greater attention from students in their discipline; 2) to make the students realize how Mathematics is part of their daily lives, even complex contents have their applicability; 3) give definitions and financial concepts that help students in solving problems and in their lives. |
description |
Devido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de MatemÃtica surgiu-me a preocupaÃÃo de pesquisar sobre o tema da EducaÃÃo Financeira inserida com conteÃdos da MatemÃtica. Parti da hipÃtese de que a EducaÃÃo Financeira poderia dar mais significado da disciplina de MatemÃtica e ainda educar financeiramente os alunos, causando assim um benefÃcio da sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, EducaÃÃo MatemÃtica e EducaÃÃo Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS,SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de MatemÃtica do 1o e 2o anos do Ensino MÃdio, desejando encontrar respostas a algumas questÃes que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a EducaÃÃo Financeira? Quanto a EducaÃÃo financeira pode contribuir sobre o ensino da MatemÃtica? Quais assuntos financeiros mais interessam aos alunos? Quais os conteÃdos matemÃticos que podem ser trabalhados com a EducaÃÃo Financeira? Qual o nÃvel de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos financeiros? Teria alguma diferenÃa no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questÃes, bem elaboradas, envolvendo FinanÃas e MatemÃtica, ao invÃs do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuiÃÃes esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas Ãs perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionÃrios e questÃes matemÃticas-financeiras construÃdos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do ensino mÃdio. A pesquisa revelou que os alunos sÃo deficientes quanto à linguagens financeiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais,de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos financeiros, que ao fazerem questÃes em contexto financeiro prestam muito mais atenÃÃo aos conteÃdos matemÃticos inseridos nessas questÃes. TambÃm mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, à possÃvel trabalhar diversos conteÃdos matemÃticos junto com assuntos financeiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem nÃo gostar da disciplina MatemÃtica ficam desejosos e arriscam fazer cÃlculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questÃes financeiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farÃo parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propÃsitos deste trabalho foram: 1o) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de MatemÃtica a terem uma atenÃÃo maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2o) fazer com que os alunos percebam como a MatemÃtica faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteÃdos complexos tÃm sua aplicabilidade; 3o) dar definiÃÃes e conceitos financeiros que ajudem os discentes na resoluÃÃo de problemas e em suas vidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17322 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295224190992384 |