AnÃlise de relatÃrios de observaÃÃo de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5600 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo tem como objetivo geral descrever e analisar as condiÃÃes de produÃÃo, a infra-estrutura geral e os mecanismos enunciativos de relatÃrios de observaÃÃo de aulas, mas especificamente iremos descrever e analisar: o contexto de produÃÃo (o mundo fÃsico, o mundo social e o mundo subjetivo) dos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; os tipos de discurso, do estrato infra-estrutura geral, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; as modalidades de planificaÃÃo do conteÃdo temÃtico, do estrato infra-estrutura geral, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; as vozes enunciativas, do estrato mecanismos enunciativos, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas. Analisamos relatÃrios de observaÃÃo de aula produzidos por alunos do curso de Letras, da Universidade Federal do Cearà entregues ao final da disciplina de Teoria e PrÃtica de Ensino de LÃngua Portuguesa. Para isso, ancoramo-nos na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo proposta por Bronckart (2007) porque entendemos que toda produÃÃo lingÃÃstica à uma aÃÃo social situada, levada a efeito por indivÃduos singulares em formaÃÃes sociais especÃficas. Resultados das anÃlises feitas revelam-nos que para os agentes-produtores, o objetivo do relatÃrio à o de apenas relatar o que acontece na sala de aula de LÃngua Portuguesa, esquecendo o mais importante que sÃo as reflexÃes e as crÃticas da prÃtica docente. Descobrimos que os relatÃrios de observaÃÃo de aulas fazem parte fazem parte tanto do mundo da ordem do NARRAR quanto do mundo do EXPOR, o que vai determinar à a seÃÃo do relatÃrio. As seÃÃes IntroduÃÃo e Desenvolvimento estÃo situadas no mundo da ordem do NARRAR, jà a seÃÃo ConclusÃo està situada na ordem do EXPOR. Com isso encontramos todos os tipos de discurso nos relatÃrios de observaÃÃo de aula. Percebemos que os agentes-produtores utilizam a sequÃncia descritiva, mas apenas na seÃÃo do relatÃrio de observaÃÃo de aula que à referente a anÃlise do aspecto fÃsico da escola. Na maior parte do relatÃrio eles utilizam o script, como modo de planificaÃÃo da linguagem. E por fim, encontramos a predominÃncia de vozes sociais em relatÃrios de observaÃÃo de aulas que utilizam a narraÃÃo como tipo de discurso e a predominÃncia da voz do autor em relatÃrios que utilizam o relato interativo como tipo de discurso. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise de relatÃrios de observaÃÃo de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursivaAnalysis of reports of observation of classroom: an interactional approach sociodiscursiva 2009-06-25EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487Vera LÃcia Lopes CristovÃo67374646968Luciane CorrÃa Ferreira4502899003400062736370http://lattes.cnpq.br/4142850342616536Cristiana Dantas da Rocha LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRCondiÃÃes de ProduÃÃo Infra-Estrutura Geral Interacionismo Sociodiscursivo Mecanismos Enunciativos RelatÃrios de ObservaÃÃo de Aula Conditions of Production General Infrastructure Sociodiscursivo Interacionismo Enunciative Mechanisms Reports of Lesson CommentLINGUISTICAA presente dissertaÃÃo tem como objetivo geral descrever e analisar as condiÃÃes de produÃÃo, a infra-estrutura geral e os mecanismos enunciativos de relatÃrios de observaÃÃo de aulas, mas especificamente iremos descrever e analisar: o contexto de produÃÃo (o mundo fÃsico, o mundo social e o mundo subjetivo) dos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; os tipos de discurso, do estrato infra-estrutura geral, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; as modalidades de planificaÃÃo do conteÃdo temÃtico, do estrato infra-estrutura geral, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas; as vozes enunciativas, do estrato mecanismos enunciativos, nos relatÃrios de observaÃÃo de aulas. 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As seÃÃes IntroduÃÃo e Desenvolvimento estÃo situadas no mundo da ordem do NARRAR, jà a seÃÃo ConclusÃo està situada na ordem do EXPOR. Com isso encontramos todos os tipos de discurso nos relatÃrios de observaÃÃo de aula. Percebemos que os agentes-produtores utilizam a sequÃncia descritiva, mas apenas na seÃÃo do relatÃrio de observaÃÃo de aula que à referente a anÃlise do aspecto fÃsico da escola. Na maior parte do relatÃrio eles utilizam o script, como modo de planificaÃÃo da linguagem. E por fim, encontramos a predominÃncia de vozes sociais em relatÃrios de observaÃÃo de aulas que utilizam a narraÃÃo como tipo de discurso e a predominÃncia da voz do autor em relatÃrios que utilizam o relato interativo como tipo de discurso. The present dissertaÃÃo has as objective generality to describe and to analyze the conditions of production, the general infrastructure and the enunciative mechanisms of reports of comment of lessons, but specifically we will go to describe and to analyze: the context of production (the physical world, the social world and the subjective world) of the reports of comment of lessons; the types of speech, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the modalities of planning of the thematic content, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the enunciative voices, of the estrato enunciative mechanisms, in the reports of comment of lessons. We analyze reports of comment of lesson produced by pupils of the course of Letters, of the Federal University of the Cearà you deliver to the end of disciplines of Practical Theory and of Education of Portuguese Language. For this, we anchor in perspective of Interacionismo sociodiscursivo proposal for Bronckart (2007) because we understand that all linguistic production is a situated social action, taken the effect for singular individuals in specific social formations. Results of the done analyses reveal us that for the agent-producers, the objective of the report is it of just to tell what happens at the classroom of Portuguese Language, forgetting that the most important is the reflections and the critics of the educational practice. We discovered that all of the reports of observation of classes are part of the world of the order of narrating, once a creation of a world discursive situÃvel was observed, and as for the speech type we found the report interactive ea narration.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5600application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:40Zmail@mail.com - |
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