A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4125 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_709a88bfc1d23ecf385c0e2018c92b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3198 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial 2009-10-28EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487Vera LÃcia Lopes CristovÃo67374646968Luciane CorrÃa Ferreira4502899003417810523368http://lattes.cnpq.br/7384701222053581 Jaciara Lemos BotelhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRProfesseurs en Formation Rapports de Stage Production ÃcriteFormaÃÃo de Professores RelatÃrios de EstÃgio ProduÃÃo EscritaLINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorAnalisamos relatÃrios de estÃgio, escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial, para investigar a organizaÃÃo textual desse gÃnero acadÃmico. Para isso, procedemos à anÃlise da organizaÃÃo do contexto de produÃÃo, da estrutura composicional e do conteÃdo informacional (organizaÃÃo tÃpica) dos relatÃrios de estÃgio. Tal procedimento nos permitiu refletir sobre a questÃo da competÃncia textual escrita do professor em formaÃÃo. Ancoramonos em teorias da LinguÃstica Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando os estudos de Lakatos e Marconi (2003), no que diz respeito à estrutura composicional do gÃnero relatÃrio; de Leurquin (2008) para tratar do conceito de relatÃrio de estÃgio; de Bronckart (2007) para as questÃes relacionadas à situaÃÃo de produÃÃo e de Jubran et al. (1992) para tratar da organizaÃÃo tÃpica. Selecionamos amostras de relatÃrios dos alunos do Curso de Letras da UFMA, inscritos na disciplina PrÃtica de Ensino de LÃngua Portuguesa, referentes aos semestres 2007.2 e 2008.1, escolhidas aleatoriamente, correspondendo a 17 relatÃrios. A diversidade dos semestres serviu para mostrar que o problema de escrita detectado nos relatÃrios selecionados nÃo à supremacia de apenas um perÃodo, mas de qualquer um. Os resultados finais mostraram que, embora tenham passado por toda uma formaÃÃo ao longo de quatro anos no Curso de Letras, professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo demonstram problemas de competÃncia textual escrita na produÃÃo e organizaÃÃo do gÃnero acadÃmico relatÃrio de estÃgio, tanto no aspecto discursivo (contexto de produÃÃo) e composicional (estrutura do gÃnero) quanto em relaÃÃo à organizaÃÃo tÃpica (distribuiÃÃo do conteÃdo informacional), com possÃveis prejuÃzos, para o interlocutor, em relaÃÃo ao sentido do textohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4125application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:12Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
title |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
spellingShingle |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial Jaciara Lemos Botelho FormaÃÃo de Professores RelatÃrios de EstÃgio ProduÃÃo Escrita LINGUISTICA |
title_short |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
title_full |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
title_fullStr |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
title_full_unstemmed |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
title_sort |
A organizaÃÃo textual de relatÃrios de estÃgio escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial |
author |
Jaciara Lemos Botelho |
author_facet |
Jaciara Lemos Botelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15686604487 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vera LÃcia Lopes CristovÃo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
67374646968 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciane CorrÃa Ferreira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
45028990034 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
17810523368 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7384701222053581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaciara Lemos Botelho |
contributor_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin Vera LÃcia Lopes CristovÃo Luciane CorrÃa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo de Professores RelatÃrios de EstÃgio ProduÃÃo Escrita |
topic |
FormaÃÃo de Professores RelatÃrios de EstÃgio ProduÃÃo Escrita LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Analisamos relatÃrios de estÃgio, escritos por professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo inicial, para investigar a organizaÃÃo textual desse gÃnero acadÃmico. Para isso, procedemos à anÃlise da organizaÃÃo do contexto de produÃÃo, da estrutura composicional e do conteÃdo informacional (organizaÃÃo tÃpica) dos relatÃrios de estÃgio. Tal procedimento nos permitiu refletir sobre a questÃo da competÃncia textual escrita do professor em formaÃÃo. Ancoramonos em teorias da LinguÃstica Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando os estudos de Lakatos e Marconi (2003), no que diz respeito à estrutura composicional do gÃnero relatÃrio; de Leurquin (2008) para tratar do conceito de relatÃrio de estÃgio; de Bronckart (2007) para as questÃes relacionadas à situaÃÃo de produÃÃo e de Jubran et al. (1992) para tratar da organizaÃÃo tÃpica. Selecionamos amostras de relatÃrios dos alunos do Curso de Letras da UFMA, inscritos na disciplina PrÃtica de Ensino de LÃngua Portuguesa, referentes aos semestres 2007.2 e 2008.1, escolhidas aleatoriamente, correspondendo a 17 relatÃrios. A diversidade dos semestres serviu para mostrar que o problema de escrita detectado nos relatÃrios selecionados nÃo à supremacia de apenas um perÃodo, mas de qualquer um. Os resultados finais mostraram que, embora tenham passado por toda uma formaÃÃo ao longo de quatro anos no Curso de Letras, professores de LÃngua Portuguesa em formaÃÃo demonstram problemas de competÃncia textual escrita na produÃÃo e organizaÃÃo do gÃnero acadÃmico relatÃrio de estÃgio, tanto no aspecto discursivo (contexto de produÃÃo) e composicional (estrutura do gÃnero) quanto em relaÃÃo à organizaÃÃo tÃpica (distribuiÃÃo do conteÃdo informacional), com possÃveis prejuÃzos, para o interlocutor, em relaÃÃo ao sentido do texto |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4125 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295136265797632 |