Os discursos do Projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas: adolescÃncia, sexualidade e subjetivaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14808 |
Resumo: | Atualmente, a sexualidade humana tem sido muito discutida e a sexualidade dos adolescentes tem estado sob foco. As prÃticas nessa Ãrea tÃm sido cada vez mais desenvolvidas pelas escolas atravÃs de aÃÃes de educaÃÃo sexual. Uma dessas aÃÃes trata-se do projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas (SPE), promovido pelos MinistÃrios da EducaÃÃo e da SaÃde. O projeto jà publicou e distribuiu diversos materiais documentais aos alunos, professores e comunidade. Esta dissertaÃÃo objetivou analisar que sujeito e sexualidade adolescentes o projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas pretende produzir com os seus materiais documentais voltados à saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Este trabalho segue uma perspectiva arqueogenealÃgica de anÃlise do discurso inspirada em Michel Foucault, que considera que os discursos funcionam como prÃticas e possuem a funÃÃo de subjetivaÃÃo. No primeiro capÃtulo, à feita uma exposiÃÃo teÃrica-metodolÃgica sobre as principais noÃÃes que guiam este estudo: pesquisar a partir de Foucault, sujeito e subjetividade, sexualidade e anÃlise do discurso, assim como tambÃm foram expostos os caminhos e escolhas teÃrico-metodolÃgicas da pesquisa. No segundo capÃtulo, foram buscadas algumas pistas histÃricas sobre os saberes e poderes envolvidos na interlocuÃÃo entre sexualidade e escola, problematizando-as a partir de um olhar genealÃgico. O terceiro capÃtulo trabalhou as diferenÃas de endereÃamento encontradas nos materiais do projeto SPE, assim como as estratÃgias atravÃs das quais ele quer operar. No quarto e Ãltimo capÃtulo, uma problematizaÃÃo dos enunciados do projeto foi feita. Foi possÃvel observar que os materiais do SPE sÃo uma rede de diversos discursos, como o pedagÃgico, jurÃdico, psicolÃgico e mÃdico, que se organizam, dialogam, anulam, reforÃam e fazem emergir um discurso pedagogizado sobre educaÃÃo sexual. Foi possÃvel concluir que uma luta de forÃas constante e heterogÃnea cerca a sexualidade adolescente e a educaÃÃo sexual nas escolas. O SPE parece querer se afastar de uma perspectiva moral e estritamente biolÃgica da sexualidade, ao mesmo tempo em que busca produzir um adolescente que possua liberdade sexual, mas que seja capaz de exercÃ-la de forma saudÃvel e com responsabilidade. Produzem-se sexualidades, corpos e subjetividades condizentes com o biopoder, que parece ainda operar na atualidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs discursos do Projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas: adolescÃncia, sexualidade e subjetivaÃÃoThe discourses from the Projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas: adolescence, sexuality and subjectification2015-06-12Luciana Lobo Miranda01088836712http://lattes.cnpq.br/4519037978963137Pablo Severiano Benevides00132849321http://lattes.cnpq.br/2248099925961284Marcelo Santana Ferreira00886543703http://lattes.cnpq.br/015878072358463102534275330http://lattes.cnpq.br/0850565968193067NathÃssia Matias de MedeirosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRDiscurso AdolescÃncia Sexualidade SaÃde e PrevenÃÃo nas EscolasDiscouse Adolescence Sexuality SaÃde e PrevenÃÃo nas EscolasPSICOLOGIAAtualmente, a sexualidade humana tem sido muito discutida e a sexualidade dos adolescentes tem estado sob foco. As prÃticas nessa Ãrea tÃm sido cada vez mais desenvolvidas pelas escolas atravÃs de aÃÃes de educaÃÃo sexual. Uma dessas aÃÃes trata-se do projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas (SPE), promovido pelos MinistÃrios da EducaÃÃo e da SaÃde. O projeto jà publicou e distribuiu diversos materiais documentais aos alunos, professores e comunidade. Esta dissertaÃÃo objetivou analisar que sujeito e sexualidade adolescentes o projeto SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas pretende produzir com os seus materiais documentais voltados à saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Este trabalho segue uma perspectiva arqueogenealÃgica de anÃlise do discurso inspirada em Michel Foucault, que considera que os discursos funcionam como prÃticas e possuem a funÃÃo de subjetivaÃÃo. 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Foi possÃvel concluir que uma luta de forÃas constante e heterogÃnea cerca a sexualidade adolescente e a educaÃÃo sexual nas escolas. O SPE parece querer se afastar de uma perspectiva moral e estritamente biolÃgica da sexualidade, ao mesmo tempo em que busca produzir um adolescente que possua liberdade sexual, mas que seja capaz de exercÃ-la de forma saudÃvel e com responsabilidade. Produzem-se sexualidades, corpos e subjetividades condizentes com o biopoder, que parece ainda operar na atualidade.Nowadays, the human sexuality has been much discussed and the teenagerâs sexuality has been under focus. The practices at this field have been more and more developed by the schools through sexual educationâs actions. One of those actions is the project SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas (SPE), promoted by the Ministries of Education and Health. The project has already published and distributed many documentary materials to the students, professors and community. This dissertation aimed analyze which teenager subject and sexuality the project SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas intends to produce with his documentary materials focused on the teenagerâs sexual and reproductive health. This work follows an archeogenealogical perspective of the discourse analysis inspired by Michel Foucault, which considerers that the discourses work as practices and have the function of subjectivity production. At the first chapter, it is done a theoretical and methodological exposition about the main notions that guide this study: research with Foucault, subject and subjectivity, sexuality and discourse analysis, and also were exposed the researchâs theoretical and methodological paths and choices. At the second chapter, some historical clues were searched about the knowledge and power involved at the interlocution between sexuality and school, questioning them with from a genealogic view. The third chapter worked the differences of addressing found at the materials from the SPE project, as also the strategies through which it wants to operate. At the fourth and last chapter, a questioning of the projectâs enunciations was made. It was possible to observe that the materials from the SPE are a network of many discourses, like the pedagogical, juridical, psychological and medical, that organize dialogue, cancel, reinforce between themselves and make emerge a pedagogic discourse about sexual education. It was possible to conclude that a constant and heterogeneous struggle of forces surround the adolescent sexuality and the sexual education at schools. The SPE seems to want to take distance from a moral and strictly biological perspective of sexuality, while seeks to produce a teenager that has sexual liberty, but that is able to exercise it in a healthy and responsible way. Sexualities, bodies and subjectivities consistent with the biopower, that seems to still operate nowadays, are produced.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14808application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com - |
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Nowadays, the human sexuality has been much discussed and the teenagerâs sexuality has been under focus. The practices at this field have been more and more developed by the schools through sexual educationâs actions. One of those actions is the project SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas (SPE), promoted by the Ministries of Education and Health. The project has already published and distributed many documentary materials to the students, professors and community. This dissertation aimed analyze which teenager subject and sexuality the project SaÃde e PrevenÃÃo nas Escolas intends to produce with his documentary materials focused on the teenagerâs sexual and reproductive health. This work follows an archeogenealogical perspective of the discourse analysis inspired by Michel Foucault, which considerers that the discourses work as practices and have the function of subjectivity production. At the first chapter, it is done a theoretical and methodological exposition about the main notions that guide this study: research with Foucault, subject and subjectivity, sexuality and discourse analysis, and also were exposed the researchâs theoretical and methodological paths and choices. At the second chapter, some historical clues were searched about the knowledge and power involved at the interlocution between sexuality and school, questioning them with from a genealogic view. The third chapter worked the differences of addressing found at the materials from the SPE project, as also the strategies through which it wants to operate. At the fourth and last chapter, a questioning of the projectâs enunciations was made. It was possible to observe that the materials from the SPE are a network of many discourses, like the pedagogical, juridical, psychological and medical, that organize dialogue, cancel, reinforce between themselves and make emerge a pedagogic discourse about sexual education. It was possible to conclude that a constant and heterogeneous struggle of forces surround the adolescent sexuality and the sexual education at schools. The SPE seems to want to take distance from a moral and strictly biological perspective of sexuality, while seeks to produce a teenager that has sexual liberty, but that is able to exercise it in a healthy and responsible way. Sexualities, bodies and subjectivities consistent with the biopower, that seems to still operate nowadays, are produced. |
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