Marketing Strategies via the Internet: a case study with radio stations Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dilson Alexandre MendonÃa Bruno
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3649
Resumo: à medida que a Internet ganha papel importante na vida moderna, ela provoca mudanÃas tanto no consumidor quanto nas empresas. E o mercado da radiodifusÃo tambÃm se altera quando os ouvintes e as emissoras ganham novas possibilidades com o desenvolvimento do mundo virtual. Como conseqÃÃncia, os gestores jà avaliam suas estratÃgias para o uso da Internet, principalmente sobre a maneira de fazer seu marketing. Com o tema EstratÃgias de Marketing Via Internet, esta dissertaÃÃo registra um estudo de caso mÃltiplo realizado com quatro emissoras de rÃdio de Fortaleza, que atuam no segmento de pÃblico jovem. E os resultados apontam para um cenÃrio variado quando o assunto à o uso do marketing eletrÃnico (E-Marketing). Verifica-se, por exemplo, a existÃncia de uma emissora que ainda nÃo deseja investir na Internet, por receio de perder audiÃncia e por nÃo considerar o momento apropriado; outra jà pensa em investir mais forte em aÃÃes de marketing pela rede, apesar de nÃo ter iniciado essas mudanÃas na prÃtica; uma terceira emissora à afiliada a uma rede nacional e nenhuma decisÃo estratÃgica à tomada localmente; enquanto hà um exemplo de uma rÃdio que jà nasceu estrategicamente voltada para Internet, inclusive, realizando suas aÃÃes de marketing de forma eletrÃnica. TambÃm se constata que as emissoras usam a Internet principalmente como ferramenta de promoÃÃo do composto de marketing, com Ãnfase na divulgaÃÃo da emissora atravÃs de seus sites. Apesar de reconhecerem que a Web inovou a forma de interagir com seus ouvintes, a interatividade à realizada de forma limitada pelas emissoras estudadas. Elas nÃo possuem, por exemplo, polÃticas definidas para uso da interatividade na elaboraÃÃo e manutenÃÃo de bancos de dados eficientes ou para a realizaÃÃo de pesquisas para conhecer melhor seu pÃblico. Sob o ponto de vista da Internet como ambiente para a realizaÃÃo de negÃcios eletrÃnicos (E-Business), os gestores nÃo estÃo estimulados. Eles apontam a ausÃncia de anunciantes e os custos com a Internet como principais limitadores para que seus sites dÃem retorno financeiro atualmente. Entretanto, os responsÃveis pelas emissoras mostram boas expectativas para a realizaÃÃo de negÃcios eletrÃnicos no futuro. Apesar das incertezas, a Internet, no geral, nÃo à vista pelos gestores como uma ameaÃa e sim como uma ferramenta que apÃia o rÃdio que se conhece hoje. à senso comum entre eles que o convÃvio do rÃdio com a Internet à inevitÃvel.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing Strategies via the Internet: a case study with radio stations FortalezaEstratÃgias de marketing via internet: estudo de caso com emissoras de rÃdio de Fortaleza2007-08-03Josà de Paula Barros Neto38555182387http://lattes.cnpq.br/0148772831660645ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/610005655059306783936238391http://lattes.cnpq.br/5962456262413434Dilson Alexandre MendonÃa BrunoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBR Internet RÃdio NegÃcios EletrÃnicos Marketing EletrÃnicoEstratÃgia E-MarketingStrategy E-Business Radio Internet ADMINISTRACAOà medida que a Internet ganha papel importante na vida moderna, ela provoca mudanÃas tanto no consumidor quanto nas empresas. E o mercado da radiodifusÃo tambÃm se altera quando os ouvintes e as emissoras ganham novas possibilidades com o desenvolvimento do mundo virtual. Como conseqÃÃncia, os gestores jà avaliam suas estratÃgias para o uso da Internet, principalmente sobre a maneira de fazer seu marketing. Com o tema EstratÃgias de Marketing Via Internet, esta dissertaÃÃo registra um estudo de caso mÃltiplo realizado com quatro emissoras de rÃdio de Fortaleza, que atuam no segmento de pÃblico jovem. E os resultados apontam para um cenÃrio variado quando o assunto à o uso do marketing eletrÃnico (E-Marketing). 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Elas nÃo possuem, por exemplo, polÃticas definidas para uso da interatividade na elaboraÃÃo e manutenÃÃo de bancos de dados eficientes ou para a realizaÃÃo de pesquisas para conhecer melhor seu pÃblico. Sob o ponto de vista da Internet como ambiente para a realizaÃÃo de negÃcios eletrÃnicos (E-Business), os gestores nÃo estÃo estimulados. Eles apontam a ausÃncia de anunciantes e os custos com a Internet como principais limitadores para que seus sites dÃem retorno financeiro atualmente. Entretanto, os responsÃveis pelas emissoras mostram boas expectativas para a realizaÃÃo de negÃcios eletrÃnicos no futuro. Apesar das incertezas, a Internet, no geral, nÃo à vista pelos gestores como uma ameaÃa e sim como uma ferramenta que apÃia o rÃdio que se conhece hoje. à senso comum entre eles que o convÃvio do rÃdio com a Internet à inevitÃvel.As the Internet plays an important role on modern living, it makes changes both customers and enterprises. And the broadcasting market also alters when listeners and companies take new possibilities on the development of virtual world. As a result of it, managers have already assessed their strategies to the Internet use, mainly on the way to make their marketing. With the theme Marketing Strategies Via Internet, this dissertation registers a multiple study of case carried out with four broadcasting companies in Fortaleza city, which performs on the segment of young people. And outcomes point out to variety setting when the theme is the use of electronic marketing (E-Marketing). It is verified, for example, the existence of an sender whom not yet it desires to invest in the Internet, for distrust to lose hearing and for not to consider the appropriate moment; another one already thinks about investing more fort in action of marketing for the net, although not to have initiated these changes in the practical one; one third sender is affiliated to the one strategical national net and no decision are not taken local; while it has an example of a radio that already was born strategically come back toward Internet, also, carrying through its action of marketing of electronic form. Also one evidences that the senders use the Internet mainly as tool of promotion of the made up of marketing, with emphasis in the spreading of sender through its sites. Although to recognize that web innovated the form to interact with its listeners, the Interactivity it is carried through of form limited for the studied senders. They not they possess, for example, politics defined for use of Interactivity in the elaboration and maintenance of data bases efficient or for the accomplishment of research to know better its public. Under the point of view of the Internet as surrounding for accomplishment business-oriented electronic (E-Business), the managers not they are stimulated. They point the advertiser absence and costs with the Internet as main limitors so that its sites give financial return currently. However, responsible for the senders they show good expectations for accomplishment business-oriented electronic in the future. Although the uncertainties, the Internet, in the generality, is not seen by the managers as a threat but rather as a tool that supports the radio that we know today. It is common sense between them that the conviviality of the radio with the Internet is inevitable.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3649application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:45Zmail@mail.com -
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