O estÃgio na formaÃÃo inicial do professor de educaÃÃo infantil no Curso de Pedagogia da Faced/UFC: perspectivas docente e discente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20646 |
Resumo: | A presente pesquisa apresentou uma discussÃo sobre a formaÃÃo inicial de professores, tomando como foco o componente curricular obrigatÃrio EstÃgio em EducaÃÃo Infantil (EEI) do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC). O objetivo principal foi analisar as contribuiÃÃes formativas do EEI para a formaÃÃo docente visando à atuaÃÃo na primeira etapa da educaÃÃo bÃsica, a partir das perspectivas de professores, estudantes e egressos do curso de Pedagogia presencial da FACED/UFC. Teve como subsÃdios teÃricos as contribuiÃÃes de autores que destacam a necessidade da articulaÃÃo entre teoria e prÃtica na formaÃÃo inicial de professores, como Formosinho (2009, 2011), Kishimoto (2011), Oliveira-Formosinho (2002, 2011), Ostetto (2011, 2012, 2014), Pimenta et al. (2017) e Pimenta e Lima (2010). Amparada pela abordagem qualitativa, atravÃs das caracterÃsticas de um estudo de caso, a investigaÃÃo utilizou como tÃcnicas para a construÃÃo de dados a aplicaÃÃo de questionÃrios e a realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos foram trÃs professoras responsÃveis pelo componente curricular EEI, seis estudantes do curso de Pedagogia diurno da FACED/UFC e cinco egressas desse curso que atuam na docÃncia em EducaÃÃo Infantil (EI). A anÃlise dos dados revelou que a relaÃÃo teoria e prÃtica à um desafio no que se refere a sua materializaÃÃo no EEI, uma vez que a maioria dos sujeitos percebeu que no prÃprio curso de Pedagogia da FACED/UFC hà separaÃÃo entre o âteÃricoâ e o âprÃticoâ. Entre as contribuiÃÃes desse componente curricular para a docÃncia na EI, os sujeitos citaram ser o momento oportuno para desenvolver olhar reflexivo, construir conhecimentos relativos à docÃncia na EI, identificar-se com o trabalho pedagÃgico na faixa etÃria de zero a cinco anos, desenvolver uma âvisÃo de crianÃaâ, e oportunidade para construir o âsaber fazerâ. A pesquisa permitiu compreender como a temÃtica do EstÃgio no Ãmbito da EI vem sendo tratada dentro da universidade, e possibilitou reflexÃes sobre uma formaÃÃo especÃfica para a docÃncia com crianÃas pequenas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO estÃgio na formaÃÃo inicial do professor de educaÃÃo infantil no Curso de Pedagogia da Faced/UFC: perspectivas docente e discenteO estÃgio na formaÃÃo inicial do professor de educaÃÃo infantil no Curso de Pedagogia da Faced/UFC: perspectivas docente e discente2018-12-00Rosimeire Costa de Andrade Cruz38335034320http://lattes.cnpq.br/274110198977710666665555221Tathiane Rodrigues Lima Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo inicial de professores EstÃgio em EducaÃÃo Infantil Curso de Pedagogia EstÃgio PrÃtico EstÃgio supervisionado FormaÃÃo Inicial do Professor â Fortaleza(CE) PrÃtica pedagÃgica. Professor de EducaÃÃo Infantil - EstÃgio supervisionadoEDUCACAOA presente pesquisa apresentou uma discussÃo sobre a formaÃÃo inicial de professores, tomando como foco o componente curricular obrigatÃrio EstÃgio em EducaÃÃo Infantil (EEI) do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC). O objetivo principal foi analisar as contribuiÃÃes formativas do EEI para a formaÃÃo docente visando à atuaÃÃo na primeira etapa da educaÃÃo bÃsica, a partir das perspectivas de professores, estudantes e egressos do curso de Pedagogia presencial da FACED/UFC. Teve como subsÃdios teÃricos as contribuiÃÃes de autores que destacam a necessidade da articulaÃÃo entre teoria e prÃtica na formaÃÃo inicial de professores, como Formosinho (2009, 2011), Kishimoto (2011), Oliveira-Formosinho (2002, 2011), Ostetto (2011, 2012, 2014), Pimenta et al. (2017) e Pimenta e Lima (2010). Amparada pela abordagem qualitativa, atravÃs das caracterÃsticas de um estudo de caso, a investigaÃÃo utilizou como tÃcnicas para a construÃÃo de dados a aplicaÃÃo de questionÃrios e a realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos foram trÃs professoras responsÃveis pelo componente curricular EEI, seis estudantes do curso de Pedagogia diurno da FACED/UFC e cinco egressas desse curso que atuam na docÃncia em EducaÃÃo Infantil (EI). A anÃlise dos dados revelou que a relaÃÃo teoria e prÃtica à um desafio no que se refere a sua materializaÃÃo no EEI, uma vez que a maioria dos sujeitos percebeu que no prÃprio curso de Pedagogia da FACED/UFC hà separaÃÃo entre o âteÃricoâ e o âprÃticoâ. Entre as contribuiÃÃes desse componente curricular para a docÃncia na EI, os sujeitos citaram ser o momento oportuno para desenvolver olhar reflexivo, construir conhecimentos relativos à docÃncia na EI, identificar-se com o trabalho pedagÃgico na faixa etÃria de zero a cinco anos, desenvolver uma âvisÃo de crianÃaâ, e oportunidade para construir o âsaber fazerâ. A pesquisa permitiu compreender como a temÃtica do EstÃgio no Ãmbito da EI vem sendo tratada dentro da universidade, e possibilitou reflexÃes sobre uma formaÃÃo especÃfica para a docÃncia com crianÃas pequenas.A presente pesquisa apresentou uma discussÃo sobre a formaÃÃo inicial de professores, tomando como foco o componente curricular obrigatÃrio EstÃgio em EducaÃÃo Infantil (EEI) do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC). 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Os sujeitos foram trÃs professoras responsÃveis pelo componente curricular EEI, seis estudantes do curso de Pedagogia diurno da FACED/UFC e cinco egressas desse curso que atuam na docÃncia em EducaÃÃo Infantil (EI). A anÃlise dos dados revelou que a relaÃÃo teoria e prÃtica à um desafio no que se refere a sua materializaÃÃo no EEI, uma vez que a maioria dos sujeitos percebeu que no prÃprio curso de Pedagogia da FACED/UFC hà separaÃÃo entre o âteÃricoâ e o âprÃticoâ. Entre as contribuiÃÃes desse componente curricular para a docÃncia na EI, os sujeitos citaram ser o momento oportuno para desenvolver olhar reflexivo, construir conhecimentos relativos à docÃncia na EI, identificar-se com o trabalho pedagÃgico na faixa etÃria de zero a cinco anos, desenvolver uma âvisÃo de crianÃaâ, e oportunidade para construir o âsaber fazerâ. 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