Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Medeiros Theophilo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13427
Resumo: Hà cerca de vinte anos, o pesquisador Paschoal Senise do Instituto de QuÃmica da Universidade de SÃo Paulo, ressaltava a necessidade de se refletir sobre a diferenÃa entre QuÃmica AnalÃtica e AnÃlise QuÃmica. Ele acreditava que a conscientizaÃÃo desta diferenÃa proporcionaria um maior aproveitamento da disciplina de QuÃmica AnalÃtica Qualitativa. No Brasil, esta foi introduzida nas universidades a partir de 1935, com base nos ensinamentos da chamada Escola de Rheinboldt. Em meio a esta ascensÃo, os trabalhos publicados sobre QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, a partir dos anos sessentas, tÃm seu cunho direcionado para as atividades de ensino. Os currÃculos dos cursos universitÃrios norte-americanos reduziram a carga horÃria, outras relegando seu ensino para as atividades de laboratÃrio na disciplina de QuÃmica Geral, ou mesmo, retirando a disciplina por completo dos cursos. Tal situaÃÃo repercutiu no mundo cientÃfico e vÃrios educadores e pesquisadores, dentre eles Henry Taube, PrÃmio Nobel de QuÃmica de 1983, se manifestaram a favor da manutenÃÃo da disciplina como forma de introduzir a quÃmica descritiva e motivar os alunos a estudarem as reaÃÃes quÃmicas. A presente pesquisa evidencia a importÃncia e a situaÃÃo na qual se encontra a QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ. Nessa pesquisa 5 turmas foram observadas das quais duas delas foram utilizadas como turma de trabalho onde entrevistou-se 37 estudantes com objetivo de verificar a satisfaÃÃo e os problemas relacionados à disciplina em questÃo. Fez-se uma historicizaÃÃo da disciplina e traÃou-se uma anÃlise crÃtica em relaÃÃo à aplicaÃÃo da mesma nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do CearÃ. De acordo com os resultados na fase de observaÃÃo e entrevista, fez-se uma reestruturaÃÃo do material didÃtico com o objetivo de colaborar com o professor na contextualizaÃÃo necessÃria à abordagem da tecnologia de informaÃÃo e comunicaÃÃo (CTS). Promoveu-se a confecÃÃo de objetos de aprendizagem como vÃdeos com as tÃcnicas de anÃlises, diapositivos, espectroscÃpio didÃtico e banners que facilitam a apresentaÃÃo do conteÃdo e o contextualizam. A reestruturaÃÃo proporciona maior efetividade na apresentaÃÃo, reduzindo o tempo de exposiÃÃo e melhorando o aprendizado. De acordo com as opiniÃes de discentes e docentes foi possÃvel verificar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. O material elaborado nÃo tem a pretensÃo de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didÃticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensÃo do estudante, fazendo com que o conteÃdo seja melhor apropriado pelo discente da disciplina QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em QuÃmica, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do CearÃ.
id UFC_998fcbeadb675e5da4aaadde7e06d413
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8822
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ: Um Olhar Sobre a MediaÃÃo Utilizando Objetos de Aprendizagem.2014-09-22Maria das GraÃas Gomes16937538391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728686T9Francisco AudÃsio Dias Filho47790385372http://lattes.cnpq.br/2090415373875792Sandro Thomaz Gouveia21632405253http://lattes.cnpq.br/683793349268343826106523304http://lattes.cnpq.br/7000026733531900Paulo Henrique Medeiros TheophiloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em QuÃmica UFCBRQuÃmica analÃtica qualitativa DidÃtica MultimÃdia ContextualizaÃÃoQualitative Analytical Chemistry DidaticMultimÃdiaContextQUIMICA ANALITICAHà cerca de vinte anos, o pesquisador Paschoal Senise do Instituto de QuÃmica da Universidade de SÃo Paulo, ressaltava a necessidade de se refletir sobre a diferenÃa entre QuÃmica AnalÃtica e AnÃlise QuÃmica. Ele acreditava que a conscientizaÃÃo desta diferenÃa proporcionaria um maior aproveitamento da disciplina de QuÃmica AnalÃtica Qualitativa. No Brasil, esta foi introduzida nas universidades a partir de 1935, com base nos ensinamentos da chamada Escola de Rheinboldt. Em meio a esta ascensÃo, os trabalhos publicados sobre QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, a partir dos anos sessentas, tÃm seu cunho direcionado para as atividades de ensino. Os currÃculos dos cursos universitÃrios norte-americanos reduziram a carga horÃria, outras relegando seu ensino para as atividades de laboratÃrio na disciplina de QuÃmica Geral, ou mesmo, retirando a disciplina por completo dos cursos. Tal situaÃÃo repercutiu no mundo cientÃfico e vÃrios educadores e pesquisadores, dentre eles Henry Taube, PrÃmio Nobel de QuÃmica de 1983, se manifestaram a favor da manutenÃÃo da disciplina como forma de introduzir a quÃmica descritiva e motivar os alunos a estudarem as reaÃÃes quÃmicas. A presente pesquisa evidencia a importÃncia e a situaÃÃo na qual se encontra a QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ. Nessa pesquisa 5 turmas foram observadas das quais duas delas foram utilizadas como turma de trabalho onde entrevistou-se 37 estudantes com objetivo de verificar a satisfaÃÃo e os problemas relacionados à disciplina em questÃo. Fez-se uma historicizaÃÃo da disciplina e traÃou-se uma anÃlise crÃtica em relaÃÃo à aplicaÃÃo da mesma nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do CearÃ. De acordo com os resultados na fase de observaÃÃo e entrevista, fez-se uma reestruturaÃÃo do material didÃtico com o objetivo de colaborar com o professor na contextualizaÃÃo necessÃria à abordagem da tecnologia de informaÃÃo e comunicaÃÃo (CTS). Promoveu-se a confecÃÃo de objetos de aprendizagem como vÃdeos com as tÃcnicas de anÃlises, diapositivos, espectroscÃpio didÃtico e banners que facilitam a apresentaÃÃo do conteÃdo e o contextualizam. A reestruturaÃÃo proporciona maior efetividade na apresentaÃÃo, reduzindo o tempo de exposiÃÃo e melhorando o aprendizado. De acordo com as opiniÃes de discentes e docentes foi possÃvel verificar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. O material elaborado nÃo tem a pretensÃo de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didÃticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensÃo do estudante, fazendo com que o conteÃdo seja melhor apropriado pelo discente da disciplina QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em QuÃmica, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do CearÃ. Some twenty years, Pascoal Senise researcher at the Institute of Chemistry, University of SÃo Paulo, emphasized the need to reflect on the difference between Analytical Chemistry and Chemical Analysis. He believed that awareness of this difference would provide a better use of the discipline of Qualitative Analytical Chemistry. In Brazil, this was introduced in universities after 1935, based on the teachings of the so-called School of Rheinboldt. Amidst the rise, papers on Qualitative Analytical Chemistry, from the years sixties have its seal directed to teaching activities. The curricula of American university courses reduced workload, other relegating teaching to the lab activities in the discipline of General Chemistry, or even completely removing the discipline courses. This situation affected the scientific world and several educators and researchers, among them Henry Taube, Nobel Prize in Chemistry 1983, were in favor of maintaining discipline as a way of introducing the descriptive chemistry and motivate students to study chemical reactions. This research highlights the importance and the situation in which one finds the Qualitative Analytical Chemistry at the Federal University of CearÃ. There was a historicizing of Discipline and drew up a critical analysis regarding the application of the same courses offered by the Federal University of CearÃ. According to the results of this analysis, it is believed that a restructuring of its courseware in order to collaborate with the teacher in the context of necessary information and communication (CTS) technology approach is needed. Promoted to making videos with technical analysis, slides that facilitate the presentation of content and contextualize. The restructuring provides greater effectiveness in the presentation, reducing the exposure time and improve learning. Thus, the extra time due to the improvement in the approach can be used in discussions that promote the emergence of investigative thinking for the student to develop their creative intuition and ability necessary to Chemistry rofessional. It was possible to detect greater ease of classes in the first few lessons. The section does not pretend to replace the teacher's job or even replace textbooks, but to achieve facilitate student understanding, making the content of the course is best suitable for student discipline Qualitative Analytical Chemistry, offered in undergraduate courses in Chemistry, in the classroom and hybrid categories, the Federal University of CearÃ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13427application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:30Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ: Um Olhar Sobre a MediaÃÃo Utilizando Objetos de Aprendizagem.
title Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
spellingShingle Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
Paulo Henrique Medeiros Theophilo
QuÃmica analÃtica qualitativa
DidÃtica
MultimÃdia
ContextualizaÃÃo
Qualitative Analytical Chemistry
Didatic
MultimÃdia
Context
QUIMICA ANALITICA
title_short Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
title_full Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
title_fullStr Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
title_full_unstemmed Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
title_sort Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of CearÃ: a look on the Theaching using Lerarning Objects.
author Paulo Henrique Medeiros Theophilo
author_facet Paulo Henrique Medeiros Theophilo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das GraÃas Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16937538391
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728686T9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco AudÃsio Dias Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 47790385372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2090415373875792
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandro Thomaz Gouveia
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21632405253
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6837933492683438
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 26106523304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7000026733531900
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Henrique Medeiros Theophilo
contributor_str_mv Maria das GraÃas Gomes
Francisco AudÃsio Dias Filho
Sandro Thomaz Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv QuÃmica analÃtica qualitativa
DidÃtica
MultimÃdia
ContextualizaÃÃo
topic QuÃmica analÃtica qualitativa
DidÃtica
MultimÃdia
ContextualizaÃÃo
Qualitative Analytical Chemistry
Didatic
MultimÃdia
Context
QUIMICA ANALITICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Qualitative Analytical Chemistry
Didatic
MultimÃdia
Context
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA ANALITICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Hà cerca de vinte anos, o pesquisador Paschoal Senise do Instituto de QuÃmica da Universidade de SÃo Paulo, ressaltava a necessidade de se refletir sobre a diferenÃa entre QuÃmica AnalÃtica e AnÃlise QuÃmica. Ele acreditava que a conscientizaÃÃo desta diferenÃa proporcionaria um maior aproveitamento da disciplina de QuÃmica AnalÃtica Qualitativa. No Brasil, esta foi introduzida nas universidades a partir de 1935, com base nos ensinamentos da chamada Escola de Rheinboldt. Em meio a esta ascensÃo, os trabalhos publicados sobre QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, a partir dos anos sessentas, tÃm seu cunho direcionado para as atividades de ensino. Os currÃculos dos cursos universitÃrios norte-americanos reduziram a carga horÃria, outras relegando seu ensino para as atividades de laboratÃrio na disciplina de QuÃmica Geral, ou mesmo, retirando a disciplina por completo dos cursos. Tal situaÃÃo repercutiu no mundo cientÃfico e vÃrios educadores e pesquisadores, dentre eles Henry Taube, PrÃmio Nobel de QuÃmica de 1983, se manifestaram a favor da manutenÃÃo da disciplina como forma de introduzir a quÃmica descritiva e motivar os alunos a estudarem as reaÃÃes quÃmicas. A presente pesquisa evidencia a importÃncia e a situaÃÃo na qual se encontra a QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ. Nessa pesquisa 5 turmas foram observadas das quais duas delas foram utilizadas como turma de trabalho onde entrevistou-se 37 estudantes com objetivo de verificar a satisfaÃÃo e os problemas relacionados à disciplina em questÃo. Fez-se uma historicizaÃÃo da disciplina e traÃou-se uma anÃlise crÃtica em relaÃÃo à aplicaÃÃo da mesma nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do CearÃ. De acordo com os resultados na fase de observaÃÃo e entrevista, fez-se uma reestruturaÃÃo do material didÃtico com o objetivo de colaborar com o professor na contextualizaÃÃo necessÃria à abordagem da tecnologia de informaÃÃo e comunicaÃÃo (CTS). Promoveu-se a confecÃÃo de objetos de aprendizagem como vÃdeos com as tÃcnicas de anÃlises, diapositivos, espectroscÃpio didÃtico e banners que facilitam a apresentaÃÃo do conteÃdo e o contextualizam. A reestruturaÃÃo proporciona maior efetividade na apresentaÃÃo, reduzindo o tempo de exposiÃÃo e melhorando o aprendizado. De acordo com as opiniÃes de discentes e docentes foi possÃvel verificar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. O material elaborado nÃo tem a pretensÃo de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didÃticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensÃo do estudante, fazendo com que o conteÃdo seja melhor apropriado pelo discente da disciplina QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em QuÃmica, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do CearÃ.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Some twenty years, Pascoal Senise researcher at the Institute of Chemistry, University of SÃo Paulo, emphasized the need to reflect on the difference between Analytical Chemistry and Chemical Analysis. He believed that awareness of this difference would provide a better use of the discipline of Qualitative Analytical Chemistry. In Brazil, this was introduced in universities after 1935, based on the teachings of the so-called School of Rheinboldt. Amidst the rise, papers on Qualitative Analytical Chemistry, from the years sixties have its seal directed to teaching activities. The curricula of American university courses reduced workload, other relegating teaching to the lab activities in the discipline of General Chemistry, or even completely removing the discipline courses. This situation affected the scientific world and several educators and researchers, among them Henry Taube, Nobel Prize in Chemistry 1983, were in favor of maintaining discipline as a way of introducing the descriptive chemistry and motivate students to study chemical reactions. This research highlights the importance and the situation in which one finds the Qualitative Analytical Chemistry at the Federal University of CearÃ. There was a historicizing of Discipline and drew up a critical analysis regarding the application of the same courses offered by the Federal University of CearÃ. According to the results of this analysis, it is believed that a restructuring of its courseware in order to collaborate with the teacher in the context of necessary information and communication (CTS) technology approach is needed. Promoted to making videos with technical analysis, slides that facilitate the presentation of content and contextualize. The restructuring provides greater effectiveness in the presentation, reducing the exposure time and improve learning. Thus, the extra time due to the improvement in the approach can be used in discussions that promote the emergence of investigative thinking for the student to develop their creative intuition and ability necessary to Chemistry rofessional. It was possible to detect greater ease of classes in the first few lessons. The section does not pretend to replace the teacher's job or even replace textbooks, but to achieve facilitate student understanding, making the content of the course is best suitable for student discipline Qualitative Analytical Chemistry, offered in undergraduate courses in Chemistry, in the classroom and hybrid categories, the Federal University of CearÃ.
description Hà cerca de vinte anos, o pesquisador Paschoal Senise do Instituto de QuÃmica da Universidade de SÃo Paulo, ressaltava a necessidade de se refletir sobre a diferenÃa entre QuÃmica AnalÃtica e AnÃlise QuÃmica. Ele acreditava que a conscientizaÃÃo desta diferenÃa proporcionaria um maior aproveitamento da disciplina de QuÃmica AnalÃtica Qualitativa. No Brasil, esta foi introduzida nas universidades a partir de 1935, com base nos ensinamentos da chamada Escola de Rheinboldt. Em meio a esta ascensÃo, os trabalhos publicados sobre QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, a partir dos anos sessentas, tÃm seu cunho direcionado para as atividades de ensino. Os currÃculos dos cursos universitÃrios norte-americanos reduziram a carga horÃria, outras relegando seu ensino para as atividades de laboratÃrio na disciplina de QuÃmica Geral, ou mesmo, retirando a disciplina por completo dos cursos. Tal situaÃÃo repercutiu no mundo cientÃfico e vÃrios educadores e pesquisadores, dentre eles Henry Taube, PrÃmio Nobel de QuÃmica de 1983, se manifestaram a favor da manutenÃÃo da disciplina como forma de introduzir a quÃmica descritiva e motivar os alunos a estudarem as reaÃÃes quÃmicas. A presente pesquisa evidencia a importÃncia e a situaÃÃo na qual se encontra a QuÃmica AnalÃtica Qualitativa na Universidade Federal do CearÃ. Nessa pesquisa 5 turmas foram observadas das quais duas delas foram utilizadas como turma de trabalho onde entrevistou-se 37 estudantes com objetivo de verificar a satisfaÃÃo e os problemas relacionados à disciplina em questÃo. Fez-se uma historicizaÃÃo da disciplina e traÃou-se uma anÃlise crÃtica em relaÃÃo à aplicaÃÃo da mesma nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do CearÃ. De acordo com os resultados na fase de observaÃÃo e entrevista, fez-se uma reestruturaÃÃo do material didÃtico com o objetivo de colaborar com o professor na contextualizaÃÃo necessÃria à abordagem da tecnologia de informaÃÃo e comunicaÃÃo (CTS). Promoveu-se a confecÃÃo de objetos de aprendizagem como vÃdeos com as tÃcnicas de anÃlises, diapositivos, espectroscÃpio didÃtico e banners que facilitam a apresentaÃÃo do conteÃdo e o contextualizam. A reestruturaÃÃo proporciona maior efetividade na apresentaÃÃo, reduzindo o tempo de exposiÃÃo e melhorando o aprendizado. De acordo com as opiniÃes de discentes e docentes foi possÃvel verificar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. O material elaborado nÃo tem a pretensÃo de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didÃticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensÃo do estudante, fazendo com que o conteÃdo seja melhor apropriado pelo discente da disciplina QuÃmica AnalÃtica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em QuÃmica, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do CearÃ.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13427
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em QuÃmica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295217383636992