IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11653 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma proposta para a introduÃÃo do estudo de vetores no plano e no espaÃo, no 3 ano do Ensino MÃdio, com a perspectiva de um ganho para os estudos de geometria analÃtica. No estudo da disciplina de Geometria AnalÃtica, no Curso de Mestrado Profissional de MatemÃtica (PROFMAT), verificou-se que a introduÃÃo do estudo de vetores à de simples compreensÃo e uma ferramenta poderosa para a Geometria AnalÃtica, facilitando a demonstraÃÃo dos conteÃdos, melhorando a visualizaÃÃo da condiÃÃo de alinhamento de trÃs pontos, da equaÃÃo da reta e de seus vetores tangentes e normais, no plano e no espaÃo, alÃm de simplificar a resoluÃÃo de exercÃcios e poder incluir alguns conteÃdos que tambÃm se tornam mais acessÃveis utilizando tal ferramenta. O conteÃdo da referida disciplina à abordado no 3 ano do ensino mÃdio sem o tratamento vetorial, deixando a aprendizagem da geometria analÃtica restrita. Apresenta-se, neste estudo, uma proposta de introduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio, mostrando que o tempo gasto com sua introduÃÃo à recompensado com a maior facilidade para a abordagem dos conteÃdos, resoluÃÃo de problemas e ampliaÃÃo dos conteÃdos. |
id |
UFC_ff01a868e9b459b4bd1a7d36dc3ee0a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7969 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃticaIntroduction of the study of vectors in high school: a significant gain for the study of analytic geometry2014-04-12Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678331043895353http://lattes.cnpq.br/7683807795057358Raquel Montezuma Pinheiro CabralUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRgeometria analÃtica vetores ensino mÃdio livros didÃticosanalytic geometry vectors high schooltextbooksMATEMATICAO presente trabalho trata de uma proposta para a introduÃÃo do estudo de vetores no plano e no espaÃo, no 3 ano do Ensino MÃdio, com a perspectiva de um ganho para os estudos de geometria analÃtica. No estudo da disciplina de Geometria AnalÃtica, no Curso de Mestrado Profissional de MatemÃtica (PROFMAT), verificou-se que a introduÃÃo do estudo de vetores à de simples compreensÃo e uma ferramenta poderosa para a Geometria AnalÃtica, facilitando a demonstraÃÃo dos conteÃdos, melhorando a visualizaÃÃo da condiÃÃo de alinhamento de trÃs pontos, da equaÃÃo da reta e de seus vetores tangentes e normais, no plano e no espaÃo, alÃm de simplificar a resoluÃÃo de exercÃcios e poder incluir alguns conteÃdos que tambÃm se tornam mais acessÃveis utilizando tal ferramenta. O conteÃdo da referida disciplina à abordado no 3 ano do ensino mÃdio sem o tratamento vetorial, deixando a aprendizagem da geometria analÃtica restrita. Apresenta-se, neste estudo, uma proposta de introduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio, mostrando que o tempo gasto com sua introduÃÃo à recompensado com a maior facilidade para a abordagem dos conteÃdos, resoluÃÃo de problemas e ampliaÃÃo dos conteÃdos. This work is a proposal for the introduction of the study of vectors in the plane and in space, in the 3rd year of high school , with the prospect of a gain for studies of analytical geometry. In the study of the discipline of analytical geometry, the Masters Course Professional Mathematics ( PROFMAT ) it was found that the introduction of the study of vectors is simple understanding and a powerful tool for Analytic Geometry, facilitating the demonstration of contents , improved visualization of the alignment condition of three points of the straight line equation and its tangent and normal in the plane and space vectors, and simplify problem solving and be able to include some content that also become more accessible using such a tool. The content of that discipline is addressed in the 3rd year of high school without the vector treatment, leaving the learning of restricted analytic geometry. We present in this study a proposal to introduce the study of vectors in high school, showing that the time spent with their introduction is rewarded with greater ease to the approach of content, problem solving and expansion of the content.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11653application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Introduction of the study of vectors in high school: a significant gain for the study of analytic geometry |
title |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
spellingShingle |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica Raquel Montezuma Pinheiro Cabral geometria analÃtica vetores ensino mÃdio livros didÃticos analytic geometry vectors high school textbooks MATEMATICA |
title_short |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
title_full |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
title_fullStr |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
title_full_unstemmed |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
title_sort |
IntroduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio: um ganho significativo para o estudo da geometria analÃtica |
author |
Raquel Montezuma Pinheiro Cabral |
author_facet |
Raquel Montezuma Pinheiro Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
96069457315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9138070947314282 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo Ferreira de Melo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
89509706353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
82105391320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6104225942166783 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
31043895353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7683807795057358 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Montezuma Pinheiro Cabral |
contributor_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva Marcelo Ferreira de Melo Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geometria analÃtica vetores ensino mÃdio livros didÃticos |
topic |
geometria analÃtica vetores ensino mÃdio livros didÃticos analytic geometry vectors high school textbooks MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
analytic geometry vectors high school textbooks |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho trata de uma proposta para a introduÃÃo do estudo de vetores no plano e no espaÃo, no 3 ano do Ensino MÃdio, com a perspectiva de um ganho para os estudos de geometria analÃtica. No estudo da disciplina de Geometria AnalÃtica, no Curso de Mestrado Profissional de MatemÃtica (PROFMAT), verificou-se que a introduÃÃo do estudo de vetores à de simples compreensÃo e uma ferramenta poderosa para a Geometria AnalÃtica, facilitando a demonstraÃÃo dos conteÃdos, melhorando a visualizaÃÃo da condiÃÃo de alinhamento de trÃs pontos, da equaÃÃo da reta e de seus vetores tangentes e normais, no plano e no espaÃo, alÃm de simplificar a resoluÃÃo de exercÃcios e poder incluir alguns conteÃdos que tambÃm se tornam mais acessÃveis utilizando tal ferramenta. O conteÃdo da referida disciplina à abordado no 3 ano do ensino mÃdio sem o tratamento vetorial, deixando a aprendizagem da geometria analÃtica restrita. Apresenta-se, neste estudo, uma proposta de introduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio, mostrando que o tempo gasto com sua introduÃÃo à recompensado com a maior facilidade para a abordagem dos conteÃdos, resoluÃÃo de problemas e ampliaÃÃo dos conteÃdos. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work is a proposal for the introduction of the study of vectors in the plane and in space, in the 3rd year of high school , with the prospect of a gain for studies of analytical geometry. In the study of the discipline of analytical geometry, the Masters Course Professional Mathematics ( PROFMAT ) it was found that the introduction of the study of vectors is simple understanding and a powerful tool for Analytic Geometry, facilitating the demonstration of contents , improved visualization of the alignment condition of three points of the straight line equation and its tangent and normal in the plane and space vectors, and simplify problem solving and be able to include some content that also become more accessible using such a tool. The content of that discipline is addressed in the 3rd year of high school without the vector treatment, leaving the learning of restricted analytic geometry. We present in this study a proposal to introduce the study of vectors in high school, showing that the time spent with their introduction is rewarded with greater ease to the approach of content, problem solving and expansion of the content. |
description |
O presente trabalho trata de uma proposta para a introduÃÃo do estudo de vetores no plano e no espaÃo, no 3 ano do Ensino MÃdio, com a perspectiva de um ganho para os estudos de geometria analÃtica. No estudo da disciplina de Geometria AnalÃtica, no Curso de Mestrado Profissional de MatemÃtica (PROFMAT), verificou-se que a introduÃÃo do estudo de vetores à de simples compreensÃo e uma ferramenta poderosa para a Geometria AnalÃtica, facilitando a demonstraÃÃo dos conteÃdos, melhorando a visualizaÃÃo da condiÃÃo de alinhamento de trÃs pontos, da equaÃÃo da reta e de seus vetores tangentes e normais, no plano e no espaÃo, alÃm de simplificar a resoluÃÃo de exercÃcios e poder incluir alguns conteÃdos que tambÃm se tornam mais acessÃveis utilizando tal ferramenta. O conteÃdo da referida disciplina à abordado no 3 ano do ensino mÃdio sem o tratamento vetorial, deixando a aprendizagem da geometria analÃtica restrita. Apresenta-se, neste estudo, uma proposta de introduÃÃo do estudo de vetores no ensino mÃdio, mostrando que o tempo gasto com sua introduÃÃo à recompensado com a maior facilidade para a abordagem dos conteÃdos, resoluÃÃo de problemas e ampliaÃÃo dos conteÃdos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11653 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295186408701952 |