As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mara Rita Duarte de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5075
Resumo: O presente estudo tem como objetivo central compreender a instituiÃÃo da parceria pÃblico-privada entre o Campus UniversitÃrio de Marabà e a Companhia Vale e suas implicaÃÃes para a vida acadÃmica, em especial para a autonomia universitÃria do Campus. Com base no objetivo apresentado, evidenciam-se as categorias analÃticas: pÃblico, privada e universidade produtivista e as categorias empÃricas: autonomia universitÃria e participaÃÃo para aprofundamento das anÃlises teÃricas. No processo de conduÃÃo metodolÃgica da pesquisa empreendida optou-se pela abordagem qualitativa, com viÃs metodolÃgico da pesquisa participante. A produÃÃo do referido estudo se construiu a partir do diÃlogo com variadas fontes bibliogrÃficas e documentais, alÃm da utilizaÃÃo dos recursos de coletada de dados tais como: entrevistas, questionÃrios e formulÃrios. As reflexÃes apresentadas apontam que a fragilidade da participaÃÃo docente, em certa medida, implicou a autonomia universitÃria, nÃo aquela apresentada na letra da lei, mas autonomia construÃda pela participaÃÃo no espaÃo pÃblico, na construÃÃo do diÃlogo, do desentendimento e pelo vencimento do discurso do consenso estabelecido pela polÃtica policial da anulaÃÃo da fala dos sujeitos dentro do espaÃo democrÃtico. As aproximaÃÃes teÃricas presentes no texto estÃo marcadas pela utopia e paixÃo em defesa da Universidade PÃblica, nesse sentido hà de se reconhecer que a universidade nÃo se modifica sozinha em uma via de mÃo Ãnica, pelo contrÃrio, ela tem se modificado pelas contingÃncias histÃricas que determinam seus rumos, acreditando nessa capacidade de se modificar-se constantemente e que espera-se que a âEra das PPPsâ seja enfrentada e transformada com bom senso, trabalho coletivo, Ãtica e, principalmente, com aÃÃo polÃtica propositiva e transformadora.
id UFC_9ad9309372c248da88140cac4f63489e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3619
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAs relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia ValeThe relationships of public-private partnership: the experience of Campus Maraba with Companhia Vale2010-07-05Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Sonia Pereira Barreto87536471815Lydia Maria Pinto Brito19024827353EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012SalomÃo AntÃnio Mufarrej Hage14581191220http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 26302691249http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Mara Rita Duarte de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Autonomia UniversitÃria e ParticipaÃÃo Universidade ProdutivistaParceria PÃblico-Privada ProductivistPublic-Private Partnership University Autonomy and ParticipationEDUCACAOO presente estudo tem como objetivo central compreender a instituiÃÃo da parceria pÃblico-privada entre o Campus UniversitÃrio de Marabà e a Companhia Vale e suas implicaÃÃes para a vida acadÃmica, em especial para a autonomia universitÃria do Campus. Com base no objetivo apresentado, evidenciam-se as categorias analÃticas: pÃblico, privada e universidade produtivista e as categorias empÃricas: autonomia universitÃria e participaÃÃo para aprofundamento das anÃlises teÃricas. No processo de conduÃÃo metodolÃgica da pesquisa empreendida optou-se pela abordagem qualitativa, com viÃs metodolÃgico da pesquisa participante. A produÃÃo do referido estudo se construiu a partir do diÃlogo com variadas fontes bibliogrÃficas e documentais, alÃm da utilizaÃÃo dos recursos de coletada de dados tais como: entrevistas, questionÃrios e formulÃrios. As reflexÃes apresentadas apontam que a fragilidade da participaÃÃo docente, em certa medida, implicou a autonomia universitÃria, nÃo aquela apresentada na letra da lei, mas autonomia construÃda pela participaÃÃo no espaÃo pÃblico, na construÃÃo do diÃlogo, do desentendimento e pelo vencimento do discurso do consenso estabelecido pela polÃtica policial da anulaÃÃo da fala dos sujeitos dentro do espaÃo democrÃtico. As aproximaÃÃes teÃricas presentes no texto estÃo marcadas pela utopia e paixÃo em defesa da Universidade PÃblica, nesse sentido hà de se reconhecer que a universidade nÃo se modifica sozinha em uma via de mÃo Ãnica, pelo contrÃrio, ela tem se modificado pelas contingÃncias histÃricas que determinam seus rumos, acreditando nessa capacidade de se modificar-se constantemente e que espera-se que a âEra das PPPsâ seja enfrentada e transformada com bom senso, trabalho coletivo, Ãtica e, principalmente, com aÃÃo polÃtica propositiva e transformadora.This study aims at understanding the institution of public-private partnership between the campus and the Vale of Marabà and its implications for the academic life, especially for the autonomy of the university campus. Based on the goal presented to demonstrate the analytical categories: public, private and university productivist and empirical categories: university autonomy and participation for deepening the theoretical analysis. In the process of conducting methodological research undertaken was chosen qualitative approach with the methodological bias of the research participant. The production of this study was constructed from the dialogue with various bibliographic and documentary sources, besides the utilization of collected data such as interviews, questionnaires and forms. The reflections presented indicate that the fragility of teacher participation to some extent, involved the university autonomy, no one presented the letter of law, but autonomy built by participating in public space, the construction of the dialogue of misunderstanding and the maturity of the discourse of consensus established by the political police of the cancellation of the speech of subjects within the democratic space. The theoretical approaches in the text are marked by utopia and passion in defense of the Public University in this respect must be recognized that the university does not change by itself on one-way street, however, it has been modified by historical contingencies that determine its direction, believing that ability to change constantly and it was hoped that the "Era of PPPs" be confronted and transformed with common sense, team work, ethics, and especially with purposeful and transformative political action.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5075application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The relationships of public-private partnership: the experience of Campus Maraba with Companhia Vale
title As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
spellingShingle As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
Mara Rita Duarte de Oliveira
Autonomia UniversitÃria e ParticipaÃÃo
Universidade Produtivista
Parceria PÃblico-Privada
Productivist
Public-Private Partnership
University Autonomy and Participation
EDUCACAO
title_short As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
title_full As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
title_fullStr As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
title_full_unstemmed As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
title_sort As relaÃÃes da parceria pÃblico-privada: a experiÃncia do Campus UniversitÃrio de Marabà com a Companhia Vale
author Mara Rita Duarte de Oliveira
author_facet Mara Rita Duarte de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hildemar Luiz Rech
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 36373648087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3048573722374977
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sonia Pereira Barreto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 87536471815
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lydia Maria Pinto Brito
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 19024827353
dc.contributor.referee3.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SalomÃo AntÃnio Mufarrej Hage
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 14581191220
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1723722364556016
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 26302691249
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Rita Duarte de Oliveira
contributor_str_mv Hildemar Luiz Rech
Sonia Pereira Barreto
Lydia Maria Pinto Brito
EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
SalomÃo AntÃnio Mufarrej Hage
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia UniversitÃria e ParticipaÃÃo
Universidade Produtivista
Parceria PÃblico-Privada
topic Autonomia UniversitÃria e ParticipaÃÃo
Universidade Produtivista
Parceria PÃblico-Privada
Productivist
Public-Private Partnership
University Autonomy and Participation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Productivist
Public-Private Partnership
University Autonomy and Participation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo tem como objetivo central compreender a instituiÃÃo da parceria pÃblico-privada entre o Campus UniversitÃrio de Marabà e a Companhia Vale e suas implicaÃÃes para a vida acadÃmica, em especial para a autonomia universitÃria do Campus. Com base no objetivo apresentado, evidenciam-se as categorias analÃticas: pÃblico, privada e universidade produtivista e as categorias empÃricas: autonomia universitÃria e participaÃÃo para aprofundamento das anÃlises teÃricas. No processo de conduÃÃo metodolÃgica da pesquisa empreendida optou-se pela abordagem qualitativa, com viÃs metodolÃgico da pesquisa participante. A produÃÃo do referido estudo se construiu a partir do diÃlogo com variadas fontes bibliogrÃficas e documentais, alÃm da utilizaÃÃo dos recursos de coletada de dados tais como: entrevistas, questionÃrios e formulÃrios. As reflexÃes apresentadas apontam que a fragilidade da participaÃÃo docente, em certa medida, implicou a autonomia universitÃria, nÃo aquela apresentada na letra da lei, mas autonomia construÃda pela participaÃÃo no espaÃo pÃblico, na construÃÃo do diÃlogo, do desentendimento e pelo vencimento do discurso do consenso estabelecido pela polÃtica policial da anulaÃÃo da fala dos sujeitos dentro do espaÃo democrÃtico. As aproximaÃÃes teÃricas presentes no texto estÃo marcadas pela utopia e paixÃo em defesa da Universidade PÃblica, nesse sentido hà de se reconhecer que a universidade nÃo se modifica sozinha em uma via de mÃo Ãnica, pelo contrÃrio, ela tem se modificado pelas contingÃncias histÃricas que determinam seus rumos, acreditando nessa capacidade de se modificar-se constantemente e que espera-se que a âEra das PPPsâ seja enfrentada e transformada com bom senso, trabalho coletivo, Ãtica e, principalmente, com aÃÃo polÃtica propositiva e transformadora.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims at understanding the institution of public-private partnership between the campus and the Vale of Marabà and its implications for the academic life, especially for the autonomy of the university campus. Based on the goal presented to demonstrate the analytical categories: public, private and university productivist and empirical categories: university autonomy and participation for deepening the theoretical analysis. In the process of conducting methodological research undertaken was chosen qualitative approach with the methodological bias of the research participant. The production of this study was constructed from the dialogue with various bibliographic and documentary sources, besides the utilization of collected data such as interviews, questionnaires and forms. The reflections presented indicate that the fragility of teacher participation to some extent, involved the university autonomy, no one presented the letter of law, but autonomy built by participating in public space, the construction of the dialogue of misunderstanding and the maturity of the discourse of consensus established by the political police of the cancellation of the speech of subjects within the democratic space. The theoretical approaches in the text are marked by utopia and passion in defense of the Public University in this respect must be recognized that the university does not change by itself on one-way street, however, it has been modified by historical contingencies that determine its direction, believing that ability to change constantly and it was hoped that the "Era of PPPs" be confronted and transformed with common sense, team work, ethics, and especially with purposeful and transformative political action.
description O presente estudo tem como objetivo central compreender a instituiÃÃo da parceria pÃblico-privada entre o Campus UniversitÃrio de Marabà e a Companhia Vale e suas implicaÃÃes para a vida acadÃmica, em especial para a autonomia universitÃria do Campus. Com base no objetivo apresentado, evidenciam-se as categorias analÃticas: pÃblico, privada e universidade produtivista e as categorias empÃricas: autonomia universitÃria e participaÃÃo para aprofundamento das anÃlises teÃricas. No processo de conduÃÃo metodolÃgica da pesquisa empreendida optou-se pela abordagem qualitativa, com viÃs metodolÃgico da pesquisa participante. A produÃÃo do referido estudo se construiu a partir do diÃlogo com variadas fontes bibliogrÃficas e documentais, alÃm da utilizaÃÃo dos recursos de coletada de dados tais como: entrevistas, questionÃrios e formulÃrios. As reflexÃes apresentadas apontam que a fragilidade da participaÃÃo docente, em certa medida, implicou a autonomia universitÃria, nÃo aquela apresentada na letra da lei, mas autonomia construÃda pela participaÃÃo no espaÃo pÃblico, na construÃÃo do diÃlogo, do desentendimento e pelo vencimento do discurso do consenso estabelecido pela polÃtica policial da anulaÃÃo da fala dos sujeitos dentro do espaÃo democrÃtico. As aproximaÃÃes teÃricas presentes no texto estÃo marcadas pela utopia e paixÃo em defesa da Universidade PÃblica, nesse sentido hà de se reconhecer que a universidade nÃo se modifica sozinha em uma via de mÃo Ãnica, pelo contrÃrio, ela tem se modificado pelas contingÃncias histÃricas que determinam seus rumos, acreditando nessa capacidade de se modificar-se constantemente e que espera-se que a âEra das PPPsâ seja enfrentada e transformada com bom senso, trabalho coletivo, Ãtica e, principalmente, com aÃÃo polÃtica propositiva e transformadora.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5075
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295143032258560