ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel Carvalho Alexandrino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6306
Resumo: A pesquisa cumpriu uma etapa da validaÃÃo do Teste de RaciocÃnio Concreto (TRC) para a populaÃÃo estudantil com o uso de jogos educativos (materiais concretos) para alunos de 13-15 anos das 8 e 9 sÃries do ensino fundamental. Foi realizada a anÃlise fatorial e o teste apresentou trÃs fatores nos construtos das estruturas mentais (estabelecimento de propriedades e relaÃÃes presentes nos materiais concretos, discriminaÃÃo dos atributos caracterÃsticos dos jogos e convergÃncias dos esquemas para a soluÃÃo do enigma contido nos jogos) e dois fatores no comportamento (comportamentos relacionados à realizaÃÃo da tarefa e comportamentos relacionados com o brinquedo). Resultante da anÃlise fatorial nas estruturas mentais o coeficiente de precisÃo foi 0,90 (α de Cronbach)*, erro padrÃo de medida igual a 1,75, correspondendo a 2,9% da amplitude total da escala de medida do escore no teste e coeficiente de sensibilidade γ2 = 9,49 correspondendo ao valor da variÃvel normal padrÃo z = 3,8, ou seja, hà uma chance de 99,9% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida; e nos fatores relacionados ao comportamento lÃdico o coeficiente de precisÃo foi 0,98 (α de Cronbach)*, o erro padrÃo de medida igual a 0,68, correspondendo a 1,2% da amplitude total do escore no teste; e coeficiente de sensibilidade γ2 = 6,66, ou seja, hà uma chance de 99,4% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida. O Teste de RaciocÃnio Concreto mostrou validade e precisÃo para uso na populaÃÃo estudantil, sendo de grande valor para pesquisa em psicologia e educaÃÃo, notadamente, no diagnÃstico de dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, na faixa etÃria seis-12 anos.
id UFC_d13b61e0da0da8cd35d7cbe89f4885d1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4473
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativoConstruction of a concrete reasoning test - evaluation study 2011-08-04Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Tania Vicente Viana46086790310Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Raimundo Benedito do Nascimento0415747830405804949349http://lattes.cnpq.br/6297804303007591Manuel Carvalho AlexandrinoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInteligÃncia AvaliaÃÃo DiagnÃstica Psicometria RaciocÃnio concreto Teste Jogo educativoTeaching-learning Diagnostic evaluation Concrete Operational reason Test PsychometricsPSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMA pesquisa cumpriu uma etapa da validaÃÃo do Teste de RaciocÃnio Concreto (TRC) para a populaÃÃo estudantil com o uso de jogos educativos (materiais concretos) para alunos de 13-15 anos das 8 e 9 sÃries do ensino fundamental. Foi realizada a anÃlise fatorial e o teste apresentou trÃs fatores nos construtos das estruturas mentais (estabelecimento de propriedades e relaÃÃes presentes nos materiais concretos, discriminaÃÃo dos atributos caracterÃsticos dos jogos e convergÃncias dos esquemas para a soluÃÃo do enigma contido nos jogos) e dois fatores no comportamento (comportamentos relacionados à realizaÃÃo da tarefa e comportamentos relacionados com o brinquedo). Resultante da anÃlise fatorial nas estruturas mentais o coeficiente de precisÃo foi 0,90 (α de Cronbach)*, erro padrÃo de medida igual a 1,75, correspondendo a 2,9% da amplitude total da escala de medida do escore no teste e coeficiente de sensibilidade γ2 = 9,49 correspondendo ao valor da variÃvel normal padrÃo z = 3,8, ou seja, hà uma chance de 99,9% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida; e nos fatores relacionados ao comportamento lÃdico o coeficiente de precisÃo foi 0,98 (α de Cronbach)*, o erro padrÃo de medida igual a 0,68, correspondendo a 1,2% da amplitude total do escore no teste; e coeficiente de sensibilidade γ2 = 6,66, ou seja, hà uma chance de 99,4% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida. O Teste de RaciocÃnio Concreto mostrou validade e precisÃo para uso na populaÃÃo estudantil, sendo de grande valor para pesquisa em psicologia e educaÃÃo, notadamente, no diagnÃstico de dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, na faixa etÃria seis-12 anos.The investigation completed a stage of the validation of the Test of Concrete Reason (TRC) for the student population with the use of educational games (concrete materials) for students of 13 to 15 years of the 8th and 9th years of the fundamental teaching. Was it carried out the factorial analysis and the test it presented three factors in the construction of the fundamental structures (establishment of properties and relationships present in the concrete materials, discrimination of the characteristic attributions of the games and convergences of the schemes for the solution of the contained puzzles in the games) and two factors in the behavior (behaviors related to the realization of the task and behaviors related to the toy). Resultant of the factorial analysis in the mental structures the coefficient of precision was 0,90 (α de Cronbach)*, standard error of measurement equal to 1.75, corresponding to 2,9% of the total amplitude of the scale of measure of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 9,49 corresponding to the value of the standard normal variable z = 3,8, in other words, there is an opportunity of 99,9% of the punctuation obtained in to the TRC to present an error of inferior measure to standard error of measurement; and in the factors related to the behavior lÃdico the coefficient of precision was of 0,98 (α de Cronbach)*, the estandart error of the measure similar to 0,68, corresponding to 1,2% of the total amplitude of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 6,66, that is to say, there is a possibility of 99,4% of the punctuation obtained in the TRC to present error of inferior measure to the standart error of the measure. The Test of Concrete Reason showed validate and precision for the use in the student population, being of great value for investigation in psychology and education, more specifically, in to the diagnosis of difficulties of students' of the fundamental teaching learning, in the age group of six-12 years. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6306application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:19Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction of a concrete reasoning test - evaluation study
title ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
spellingShingle ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
Manuel Carvalho Alexandrino
InteligÃncia
AvaliaÃÃo DiagnÃstica
Psicometria
RaciocÃnio concreto
Teste
Jogo educativo
Teaching-learning
Diagnostic evaluation
Concrete Operational reason
Test
Psychometrics
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_short ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
title_full ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
title_fullStr ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
title_full_unstemmed ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
title_sort ConstruÃÃo de um teste de raciocÃnio concreto - estudo avaliativo
author Manuel Carvalho Alexandrino
author_facet Manuel Carvalho Alexandrino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 11240393334
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Raimundo Benedito do Nascimento
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 04157478304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05804949349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6297804303007591
dc.contributor.author.fl_str_mv Manuel Carvalho Alexandrino
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Tania Vicente Viana
Josà RogÃrio Santana
Ana Maria Fontenelle Catrib
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
Raimundo Benedito do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv InteligÃncia
AvaliaÃÃo DiagnÃstica
Psicometria
RaciocÃnio concreto
Teste
Jogo educativo
topic InteligÃncia
AvaliaÃÃo DiagnÃstica
Psicometria
RaciocÃnio concreto
Teste
Jogo educativo
Teaching-learning
Diagnostic evaluation
Concrete Operational reason
Test
Psychometrics
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning
Diagnostic evaluation
Concrete Operational reason
Test
Psychometrics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa cumpriu uma etapa da validaÃÃo do Teste de RaciocÃnio Concreto (TRC) para a populaÃÃo estudantil com o uso de jogos educativos (materiais concretos) para alunos de 13-15 anos das 8 e 9 sÃries do ensino fundamental. Foi realizada a anÃlise fatorial e o teste apresentou trÃs fatores nos construtos das estruturas mentais (estabelecimento de propriedades e relaÃÃes presentes nos materiais concretos, discriminaÃÃo dos atributos caracterÃsticos dos jogos e convergÃncias dos esquemas para a soluÃÃo do enigma contido nos jogos) e dois fatores no comportamento (comportamentos relacionados à realizaÃÃo da tarefa e comportamentos relacionados com o brinquedo). Resultante da anÃlise fatorial nas estruturas mentais o coeficiente de precisÃo foi 0,90 (α de Cronbach)*, erro padrÃo de medida igual a 1,75, correspondendo a 2,9% da amplitude total da escala de medida do escore no teste e coeficiente de sensibilidade γ2 = 9,49 correspondendo ao valor da variÃvel normal padrÃo z = 3,8, ou seja, hà uma chance de 99,9% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida; e nos fatores relacionados ao comportamento lÃdico o coeficiente de precisÃo foi 0,98 (α de Cronbach)*, o erro padrÃo de medida igual a 0,68, correspondendo a 1,2% da amplitude total do escore no teste; e coeficiente de sensibilidade γ2 = 6,66, ou seja, hà uma chance de 99,4% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida. O Teste de RaciocÃnio Concreto mostrou validade e precisÃo para uso na populaÃÃo estudantil, sendo de grande valor para pesquisa em psicologia e educaÃÃo, notadamente, no diagnÃstico de dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, na faixa etÃria seis-12 anos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The investigation completed a stage of the validation of the Test of Concrete Reason (TRC) for the student population with the use of educational games (concrete materials) for students of 13 to 15 years of the 8th and 9th years of the fundamental teaching. Was it carried out the factorial analysis and the test it presented three factors in the construction of the fundamental structures (establishment of properties and relationships present in the concrete materials, discrimination of the characteristic attributions of the games and convergences of the schemes for the solution of the contained puzzles in the games) and two factors in the behavior (behaviors related to the realization of the task and behaviors related to the toy). Resultant of the factorial analysis in the mental structures the coefficient of precision was 0,90 (α de Cronbach)*, standard error of measurement equal to 1.75, corresponding to 2,9% of the total amplitude of the scale of measure of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 9,49 corresponding to the value of the standard normal variable z = 3,8, in other words, there is an opportunity of 99,9% of the punctuation obtained in to the TRC to present an error of inferior measure to standard error of measurement; and in the factors related to the behavior lÃdico the coefficient of precision was of 0,98 (α de Cronbach)*, the estandart error of the measure similar to 0,68, corresponding to 1,2% of the total amplitude of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 6,66, that is to say, there is a possibility of 99,4% of the punctuation obtained in the TRC to present error of inferior measure to the standart error of the measure. The Test of Concrete Reason showed validate and precision for the use in the student population, being of great value for investigation in psychology and education, more specifically, in to the diagnosis of difficulties of students' of the fundamental teaching learning, in the age group of six-12 years.
description A pesquisa cumpriu uma etapa da validaÃÃo do Teste de RaciocÃnio Concreto (TRC) para a populaÃÃo estudantil com o uso de jogos educativos (materiais concretos) para alunos de 13-15 anos das 8 e 9 sÃries do ensino fundamental. Foi realizada a anÃlise fatorial e o teste apresentou trÃs fatores nos construtos das estruturas mentais (estabelecimento de propriedades e relaÃÃes presentes nos materiais concretos, discriminaÃÃo dos atributos caracterÃsticos dos jogos e convergÃncias dos esquemas para a soluÃÃo do enigma contido nos jogos) e dois fatores no comportamento (comportamentos relacionados à realizaÃÃo da tarefa e comportamentos relacionados com o brinquedo). Resultante da anÃlise fatorial nas estruturas mentais o coeficiente de precisÃo foi 0,90 (α de Cronbach)*, erro padrÃo de medida igual a 1,75, correspondendo a 2,9% da amplitude total da escala de medida do escore no teste e coeficiente de sensibilidade γ2 = 9,49 correspondendo ao valor da variÃvel normal padrÃo z = 3,8, ou seja, hà uma chance de 99,9% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida; e nos fatores relacionados ao comportamento lÃdico o coeficiente de precisÃo foi 0,98 (α de Cronbach)*, o erro padrÃo de medida igual a 0,68, correspondendo a 1,2% da amplitude total do escore no teste; e coeficiente de sensibilidade γ2 = 6,66, ou seja, hà uma chance de 99,4% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrÃo da medida. O Teste de RaciocÃnio Concreto mostrou validade e precisÃo para uso na populaÃÃo estudantil, sendo de grande valor para pesquisa em psicologia e educaÃÃo, notadamente, no diagnÃstico de dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, na faixa etÃria seis-12 anos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6306
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295149893091328