NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dogival Alencar da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9397
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_9d8ee5dc13beeb42cf126b2a59bec1dd
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6505
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdioLevel of development of formal thinking and performance in Portuguese and math in high school2013-02-27Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546269935874320http://lattes.cnpq.br/1841869854397195Dogival Alencar da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR AvaliaÃÃo Desempenho escolar CurrÃculo Pensamento formal CurriculumFormal thinking Evaluation School performanceEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa teve como finalidade avaliar o nÃvel de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino mÃdio. O estudo foi realizado numa escola estadual do CearÃ, localizada no MunicÃpio de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenÃÃo dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligÃncia verbal (Teste de RaciocÃnio) e 1 teste de inteligÃncia nÃo verbal (INV). Consideraram-se tambÃm as notas referentes aos resultados das avaliaÃÃes internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 â alunos cursando o 2 ano do ensino mÃdio) e do ano anterior a pesquisa (2010 â alunos cursando o 1 ano do ensino mÃdio), alÃm do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se trÃs questionÃrios: um instrumento de caracterizaÃÃo, uma escala de atitude em relaÃÃo as concepÃÃes pedagÃgicas de aprendizagem e o Ãltimo, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliaÃÃo, currÃculo, conteÃdo, sucesso e fracasso escolar. TambÃm analisaram-se algumas aulas registradas nos diÃrios dos professores. O resultado da anÃlise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avanÃaram para o nÃvel de pensamento formal. A escola nÃo consegue, sequer, fazer a verificaÃÃo da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos nÃveis crÃtico ou muito crÃtico em portuguÃs e matemÃtica, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formaÃÃo especÃfica em relaÃÃo à Ãrea de atuaÃÃo, a maioria possui tÃtulo de especialista tambÃm na Ãrea de atuaÃÃo. Mesmo assim, se mostraram contraditÃrias quanto Ãs concepÃÃes de aprendizagem e suas prÃticas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9397application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:32Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Level of development of formal thinking and performance in Portuguese and math in high school
title NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
spellingShingle NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
Dogival Alencar da Silva
AvaliaÃÃo
Desempenho escolar
CurrÃculo
Pensamento formal
Curriculum
Formal thinking
Evaluation
School performance
EDUCACAO
title_short NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
title_full NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
title_fullStr NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
title_full_unstemmed NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
title_sort NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
author Dogival Alencar da Silva
author_facet Dogival Alencar da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Trindade da Cunha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35368683049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936309945835462
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69935874320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1841869854397195
dc.contributor.author.fl_str_mv Dogival Alencar da Silva
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Adriana Eufrasio Braga
Simone Trindade da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
Desempenho escolar
CurrÃculo
Pensamento formal
topic AvaliaÃÃo
Desempenho escolar
CurrÃculo
Pensamento formal
Curriculum
Formal thinking
Evaluation
School performance
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Formal thinking
Evaluation
School performance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa teve como finalidade avaliar o nÃvel de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino mÃdio. O estudo foi realizado numa escola estadual do CearÃ, localizada no MunicÃpio de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenÃÃo dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligÃncia verbal (Teste de RaciocÃnio) e 1 teste de inteligÃncia nÃo verbal (INV). Consideraram-se tambÃm as notas referentes aos resultados das avaliaÃÃes internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 â alunos cursando o 2 ano do ensino mÃdio) e do ano anterior a pesquisa (2010 â alunos cursando o 1 ano do ensino mÃdio), alÃm do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se trÃs questionÃrios: um instrumento de caracterizaÃÃo, uma escala de atitude em relaÃÃo as concepÃÃes pedagÃgicas de aprendizagem e o Ãltimo, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliaÃÃo, currÃculo, conteÃdo, sucesso e fracasso escolar. TambÃm analisaram-se algumas aulas registradas nos diÃrios dos professores. O resultado da anÃlise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avanÃaram para o nÃvel de pensamento formal. A escola nÃo consegue, sequer, fazer a verificaÃÃo da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos nÃveis crÃtico ou muito crÃtico em portuguÃs e matemÃtica, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formaÃÃo especÃfica em relaÃÃo à Ãrea de atuaÃÃo, a maioria possui tÃtulo de especialista tambÃm na Ãrea de atuaÃÃo. Mesmo assim, se mostraram contraditÃrias quanto Ãs concepÃÃes de aprendizagem e suas prÃticas.
description nÃo hÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9397
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295171160309760