NÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃvel do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em portuguÃs e matemÃtica no ensino mÃdioLevel of development of formal thinking and performance in Portuguese and math in high school2013-02-27Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546269935874320http://lattes.cnpq.br/1841869854397195Dogival Alencar da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR AvaliaÃÃo Desempenho escolar CurrÃculo Pensamento formal CurriculumFormal thinking Evaluation School performanceEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa teve como finalidade avaliar o nÃvel de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino mÃdio. O estudo foi realizado numa escola estadual do CearÃ, localizada no MunicÃpio de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenÃÃo dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligÃncia verbal (Teste de RaciocÃnio) e 1 teste de inteligÃncia nÃo verbal (INV). Consideraram-se tambÃm as notas referentes aos resultados das avaliaÃÃes internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 â alunos cursando o 2 ano do ensino mÃdio) e do ano anterior a pesquisa (2010 â alunos cursando o 1 ano do ensino mÃdio), alÃm do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se trÃs questionÃrios: um instrumento de caracterizaÃÃo, uma escala de atitude em relaÃÃo as concepÃÃes pedagÃgicas de aprendizagem e o Ãltimo, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliaÃÃo, currÃculo, conteÃdo, sucesso e fracasso escolar. TambÃm analisaram-se algumas aulas registradas nos diÃrios dos professores. O resultado da anÃlise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avanÃaram para o nÃvel de pensamento formal. A escola nÃo consegue, sequer, fazer a verificaÃÃo da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos nÃveis crÃtico ou muito crÃtico em portuguÃs e matemÃtica, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formaÃÃo especÃfica em relaÃÃo à Ãrea de atuaÃÃo, a maioria possui tÃtulo de especialista tambÃm na Ãrea de atuaÃÃo. Mesmo assim, se mostraram contraditÃrias quanto Ãs concepÃÃes de aprendizagem e suas prÃticas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9397application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:32Zmail@mail.com - |
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A pesquisa teve como finalidade avaliar o nÃvel de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino mÃdio. O estudo foi realizado numa escola estadual do CearÃ, localizada no MunicÃpio de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenÃÃo dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligÃncia verbal (Teste de RaciocÃnio) e 1 teste de inteligÃncia nÃo verbal (INV). Consideraram-se tambÃm as notas referentes aos resultados das avaliaÃÃes internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 â alunos cursando o 2 ano do ensino mÃdio) e do ano anterior a pesquisa (2010 â alunos cursando o 1 ano do ensino mÃdio), alÃm do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se trÃs questionÃrios: um instrumento de caracterizaÃÃo, uma escala de atitude em relaÃÃo as concepÃÃes pedagÃgicas de aprendizagem e o Ãltimo, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliaÃÃo, currÃculo, conteÃdo, sucesso e fracasso escolar. TambÃm analisaram-se algumas aulas registradas nos diÃrios dos professores. O resultado da anÃlise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avanÃaram para o nÃvel de pensamento formal. A escola nÃo consegue, sequer, fazer a verificaÃÃo da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos nÃveis crÃtico ou muito crÃtico em portuguÃs e matemÃtica, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formaÃÃo especÃfica em relaÃÃo à Ãrea de atuaÃÃo, a maioria possui tÃtulo de especialista tambÃm na Ãrea de atuaÃÃo. Mesmo assim, se mostraram contraditÃrias quanto Ãs concepÃÃes de aprendizagem e suas prÃticas. |
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