Intertextualidade e intertextualizaÃÃo em gÃneros em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15994 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivos identificar e analisar os fenÃmenos intertextuais presentes nos gÃneros em quadrinhos, como a charge, o cartum e a tirinha; analisar as marcas semiolinguÃsticas da intertextualizaÃÃo; verificar se essas marcas seriam Ãteis para o reconhecimento da intertextualidade e propor uma abordagem dos diÃlogos intertextuais para o ensino fundamental. Tal proposta didÃtico-pedagÃgica poderia auxiliar os docentes no entendimento das relaÃÃes intertextuais, dos processos que as engendram e das marcas que as assinalam nos gÃneros em quadrinhos, muito recorrentes nos livros didÃticos. Esta pesquisa pressupÃe que a exploraÃÃo dos aspectos intertextuais em sala de aula propicia ao aluno meios para uma compreensÃo mais ampla dos mecanismos linguÃsticos que estabelecem o diÃlogo entre textos diversos e um melhor desenvolvimento da reflexÃo crÃtica a partir das inferÃncias possÃveis. Esta proposta se funda nos estudos de Genette ([1982] 2010), PiÃgay-Gros (1996) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007), no que respeita à noÃÃo de intertextualidade, e no livro de Miranda (2010), no que tange à noÃÃo de intertextualizaÃÃo â um termo cunhado pela autora para designar o processo de produÃÃo textual em que se pÃem em relaÃÃo de copresenÃa traÃos de textualizaÃÃo associados a gÃneros diferentes. Este trabalho recorreu ainda à tese de Faria (2014), que demonstrou como a alusÃo e a citaÃÃo operam como processos de construÃÃo de parÃdias e parÃfrases em textos verbo-visuais. O corpus à formado por charges, cartuns e tirinhas publicados em livros didÃticos, jornais virtuais, blogs, redes sociais, gibis e livros especializados em gÃneros em quadrinhos. Nossa anÃlise incidiu principalmente sobre os marcadores semiolinguÃsticos, verificando quais deles sÃo mais tÃpicos das intertextualidades de copresenÃa e de derivaÃÃo e se dÃo conta dos textos presentes nos gÃneros em quadrinhos. Constatamos que a intertextualidade à constitutiva dos gÃneros aqui estudados e que as marcas semiolinguÃsticas descritas por Miranda (2010) nem sempre se prestam ao reconhecimento da intertextualizaÃÃo nos gÃneros em exame, nem podem aplicar-se a todos os tipos de intertextualidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntertextualidade e intertextualizaÃÃo em gÃneros em quadrinhosIntertextuality and intertextualization in comic genre.2015-07-20MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Mariza AngÃlica Paiva Brito41388844320http://lattes.cnpq.br/7386685738536241 Maria da GraÃa dos Santos Faria09508376368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4234705A679254624349http://lattes.cnpq.br/9117522093495652LÃlian Moreira ParÃUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRIntertextualidade IntertextualizaÃÃo GÃneros em quadrinhosIntertextuality Intertextualization Comic genresLETRASEste trabalho tem como objetivos identificar e analisar os fenÃmenos intertextuais presentes nos gÃneros em quadrinhos, como a charge, o cartum e a tirinha; analisar as marcas semiolinguÃsticas da intertextualizaÃÃo; verificar se essas marcas seriam Ãteis para o reconhecimento da intertextualidade e propor uma abordagem dos diÃlogos intertextuais para o ensino fundamental. Tal proposta didÃtico-pedagÃgica poderia auxiliar os docentes no entendimento das relaÃÃes intertextuais, dos processos que as engendram e das marcas que as assinalam nos gÃneros em quadrinhos, muito recorrentes nos livros didÃticos. Esta pesquisa pressupÃe que a exploraÃÃo dos aspectos intertextuais em sala de aula propicia ao aluno meios para uma compreensÃo mais ampla dos mecanismos linguÃsticos que estabelecem o diÃlogo entre textos diversos e um melhor desenvolvimento da reflexÃo crÃtica a partir das inferÃncias possÃveis. Esta proposta se funda nos estudos de Genette ([1982] 2010), PiÃgay-Gros (1996) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007), no que respeita à noÃÃo de intertextualidade, e no livro de Miranda (2010), no que tange à noÃÃo de intertextualizaÃÃo â um termo cunhado pela autora para designar o processo de produÃÃo textual em que se pÃem em relaÃÃo de copresenÃa traÃos de textualizaÃÃo associados a gÃneros diferentes. Este trabalho recorreu ainda à tese de Faria (2014), que demonstrou como a alusÃo e a citaÃÃo operam como processos de construÃÃo de parÃdias e parÃfrases em textos verbo-visuais. O corpus à formado por charges, cartuns e tirinhas publicados em livros didÃticos, jornais virtuais, blogs, redes sociais, gibis e livros especializados em gÃneros em quadrinhos. Nossa anÃlise incidiu principalmente sobre os marcadores semiolinguÃsticos, verificando quais deles sÃo mais tÃpicos das intertextualidades de copresenÃa e de derivaÃÃo e se dÃo conta dos textos presentes nos gÃneros em quadrinhos. Constatamos que a intertextualidade à constitutiva dos gÃneros aqui estudados e que as marcas semiolinguÃsticas descritas por Miranda (2010) nem sempre se prestam ao reconhecimento da intertextualizaÃÃo nos gÃneros em exame, nem podem aplicar-se a todos os tipos de intertextualidade. This work aims to identify and analyze the intertextual phenomena present in comic genres, such as editorial cartoons, cartoons and comic strips; analyze the semiolinguistic markers of âintertextualizationâ, verify if those markers would be useful for recognizing the intertextuality and propose an approach to the intertextual dialogues for Elementary School. Such didactic-pedagogical proposal could help the teachers understand the intertextual relationships, the processes that rule them and the markers that can be found in comic genres, which are often present in textbooks. This research assumes that the exploration of intertextual aspects in class provides the students with the means to understand more widely the linguistics mechanisms that bond the dialogue among a variety of texts and a better development of critical reflection from possible inferences. The proposal is based on the studies of Genette ([1982] 2010), PiÃgay-Gros (1996) and Koch, Bentes and Cavalcante (2007), when it comes to the notion of intertextuality, and in the book of Miranda (2010), concerning the concept of intertextualization â a term coined by the author to describe the process of text production in which textualization traces associated to different genres are put in relationship of co-presence. As to the elaboration of the didactic-pedagogical proposal, this work relied on the thesis of Farias (2014), which showed how the allusion and the citation operate as construction processes in parodies and paraphrasing in visual-verbal texts. The corpus consists of editorial cartoons, cartoons and comic strips published in textbooks, newspapers, news homepages, blogs, social networks, comic books and books specialized in comic genres. Our analyses had special focus on the semiolinguistic markers, verifying which of them are more typical in the intertextuality of co-presence and derivation and if they are able to account for the texts present in comic genres. We have found out that the intertextuality is part of the genres we studied and that the semiolinguistic markers described by Miranda (2010) not always account for the recognition of the intertextualization in the examined genres and cannot be applied to all kinds of intertextuality.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15994application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:14Zmail@mail.com - |
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This work aims to identify and analyze the intertextual phenomena present in comic genres, such as editorial cartoons, cartoons and comic strips; analyze the semiolinguistic markers of âintertextualizationâ, verify if those markers would be useful for recognizing the intertextuality and propose an approach to the intertextual dialogues for Elementary School. Such didactic-pedagogical proposal could help the teachers understand the intertextual relationships, the processes that rule them and the markers that can be found in comic genres, which are often present in textbooks. This research assumes that the exploration of intertextual aspects in class provides the students with the means to understand more widely the linguistics mechanisms that bond the dialogue among a variety of texts and a better development of critical reflection from possible inferences. The proposal is based on the studies of Genette ([1982] 2010), PiÃgay-Gros (1996) and Koch, Bentes and Cavalcante (2007), when it comes to the notion of intertextuality, and in the book of Miranda (2010), concerning the concept of intertextualization â a term coined by the author to describe the process of text production in which textualization traces associated to different genres are put in relationship of co-presence. As to the elaboration of the didactic-pedagogical proposal, this work relied on the thesis of Farias (2014), which showed how the allusion and the citation operate as construction processes in parodies and paraphrasing in visual-verbal texts. The corpus consists of editorial cartoons, cartoons and comic strips published in textbooks, newspapers, news homepages, blogs, social networks, comic books and books specialized in comic genres. Our analyses had special focus on the semiolinguistic markers, verifying which of them are more typical in the intertextuality of co-presence and derivation and if they are able to account for the texts present in comic genres. We have found out that the intertextuality is part of the genres we studied and that the semiolinguistic markers described by Miranda (2010) not always account for the recognition of the intertextualization in the examined genres and cannot be applied to all kinds of intertextuality. |
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