A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10277
Resumo: A Ludoterapia Centrada na CrianÃa, aqui entendida nÃo somente na proposta original de Axline, mas tambÃm a partir da Ãtica de VanFleet, Sywulak e Sniscak, tem como postulado a noÃÃo de que o brincar à um diÃlogo lÃdico que propicia a expressÃo dos sentimentos e a expansÃo das possibilidades na histÃria de vida da crianÃa. A terapia ajudaria a crianÃa a identificar, reconhecer e expressar melhor seus sentimentos. Cabe ao terapeuta, portanto, apresentar habilidades que possibilitem um espaÃo de seguranÃa para a expressividade da crianÃa. Essa habilidade do terapeuta à compreendida por Amatuzzi como uma predisponibilidade Ãtica. Para que a Ãtica da LCC seja pensada em seu viÃs filosÃfico, toma-se como base para este trabalho a Ãtica da alteridade radical de LÃvinas, que propÃs a responsabilidade como estrutura da subjetividade. A condiÃÃo Ãtica dar-se-ia na abertura e disponibilidade ao Outro, à sua diferenÃa. O Outro levinasiano nÃo conceituÃvel, antecedente e transcendente ao ser, estabelece uma relaÃÃo de assimetria com o Mesmo. Partindo dessas perspectivas, apresenta-se a questÃo norteadora desta pesquisa: qual o lugar destinado ao radicalmente Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa? Para responder tal questionamento, o seguinte objetivo geral foi traÃado: analisar o lugar destinado ao Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa. Os objetivos especÃficos sÃo: a investigaÃÃo entre alteridade e subjetividade, a partir da Ãtica levinasiana, na Ludoterapia Centrada na CrianÃa; a realizaÃÃo da releitura da Ludoterapia Centrada na CrianÃa, a partir do radicalmente Outro. A metodologia utilizada à a hermenÃutica filosÃfica de Gadamer, que propÃe a fusÃo de horizontes entre autor e intÃrprete para a criaÃÃo de um novo horizonte de compreensÃo. A partir das aproximaÃÃes entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Ãtica da alteridade radical, realizadas por Vieira e Freire e Schmid, apresenta-se como resultados a existÃncia de espaÃo para o Outro levinasiano na Ludoterapia Centrada na CrianÃa, desde que o terapeuta seja abertura e disponibilidade ao trauma que representa a chegada da crianÃa em sua diferenÃa absoluta. Verifica-se, tambÃm, que a crianÃa que chega para o atendimento se apresenta como Rosto, que remete ao Infinito e à transcendÃncia do Outro. A crianÃa, portanto, seria entendida como o Outro levinasiano, a quem o terapeuta à intimado a responder. Para que a abertura do terapeuta seja possibilitada, este deve vivenciar processos permanentes de inadaptaÃÃo no face a face com a crianÃa. Presta-se agradecimentos pelo apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) no desenvolvimento deste trabalho.
id UFC_f21d8875f1af114861f6af0c6071c66d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5520
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃaThe Child as Other: An Ethical Review of Child Centered Play Therapy.2012-06-01Josà CÃlio Freire16362926315http://lattes.cnpq.br/4835110181699835 Vera Engler Cury87530392891http://lattes.cnpq.br/3414308343809480 Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti21040508391http://lattes.cnpq.br/5312038855744142 83901280391http://lattes.cnpq.br/3091394100247643 Rosa Angela Cortez de Brito AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRLudoterapia Ludoterapia Centrada na CrianÃa Ãtica Ãtica da alteridade radical CrianÃa OutroPlay Therapy Child Centered Play Therapy Ethics Ethics of radical alterity Child Other PSICOLOGIAA Ludoterapia Centrada na CrianÃa, aqui entendida nÃo somente na proposta original de Axline, mas tambÃm a partir da Ãtica de VanFleet, Sywulak e Sniscak, tem como postulado a noÃÃo de que o brincar à um diÃlogo lÃdico que propicia a expressÃo dos sentimentos e a expansÃo das possibilidades na histÃria de vida da crianÃa. A terapia ajudaria a crianÃa a identificar, reconhecer e expressar melhor seus sentimentos. Cabe ao terapeuta, portanto, apresentar habilidades que possibilitem um espaÃo de seguranÃa para a expressividade da crianÃa. Essa habilidade do terapeuta à compreendida por Amatuzzi como uma predisponibilidade Ãtica. Para que a Ãtica da LCC seja pensada em seu viÃs filosÃfico, toma-se como base para este trabalho a Ãtica da alteridade radical de LÃvinas, que propÃs a responsabilidade como estrutura da subjetividade. A condiÃÃo Ãtica dar-se-ia na abertura e disponibilidade ao Outro, à sua diferenÃa. O Outro levinasiano nÃo conceituÃvel, antecedente e transcendente ao ser, estabelece uma relaÃÃo de assimetria com o Mesmo. Partindo dessas perspectivas, apresenta-se a questÃo norteadora desta pesquisa: qual o lugar destinado ao radicalmente Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa? Para responder tal questionamento, o seguinte objetivo geral foi traÃado: analisar o lugar destinado ao Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa. Os objetivos especÃficos sÃo: a investigaÃÃo entre alteridade e subjetividade, a partir da Ãtica levinasiana, na Ludoterapia Centrada na CrianÃa; a realizaÃÃo da releitura da Ludoterapia Centrada na CrianÃa, a partir do radicalmente Outro. A metodologia utilizada à a hermenÃutica filosÃfica de Gadamer, que propÃe a fusÃo de horizontes entre autor e intÃrprete para a criaÃÃo de um novo horizonte de compreensÃo. A partir das aproximaÃÃes entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Ãtica da alteridade radical, realizadas por Vieira e Freire e Schmid, apresenta-se como resultados a existÃncia de espaÃo para o Outro levinasiano na Ludoterapia Centrada na CrianÃa, desde que o terapeuta seja abertura e disponibilidade ao trauma que representa a chegada da crianÃa em sua diferenÃa absoluta. Verifica-se, tambÃm, que a crianÃa que chega para o atendimento se apresenta como Rosto, que remete ao Infinito e à transcendÃncia do Outro. A crianÃa, portanto, seria entendida como o Outro levinasiano, a quem o terapeuta à intimado a responder. Para que a abertura do terapeuta seja possibilitada, este deve vivenciar processos permanentes de inadaptaÃÃo no face a face com a crianÃa. Presta-se agradecimentos pelo apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) no desenvolvimento deste trabalho.The Child-Centered Play Therapy, understood not only in the Axlineâs original proposal, but also from the VanFleet, Sywulak and Sniscakâs perspective, has as its premise the notion that the play is a ludic dialogue that promotes the expression of feelings and the expansion of possibilities in the childâs life. The therapy would help the child to identify, recognize and express his/her feelings. The therapist should, therefore, have the skills to enable a safe space for the childâs expression. This ability is understood by Amatuzzi as an ethical previous disponibility. For a philosophical perspective of the ethics of the Child-Centered Play Therapy, it is taken as basis the LÃvinasâ ethics of radical alterity, who proposed the responsibility as subjectivityâs structure. The ethical condition would be developed by the openness and availability to the Other, towards the Otherâs difference. The non-conceptuable levinasian Other, human beingâs antecedent and transcendent, establishes an asymmetric relationship with the Same. From these perspectives, it presents the guiding question of this research: what is the place for the radically Other in Child-Centered Play Therapy? To answer this question, the following general objective was traced: analyze the place reserved to the Other in the Child-Centered Play Therapy. The specific objectives are: inquiry the relation between otherness and subjetivity, based on levinasian ethics, in the Child-Centered Play Therapy; to develop a new reading of Child-Centered Play Therapy, based on radically Other. The chosen methodology was the Gadamerâs philosophical hermeneutics, which proposes the fusion of horizons between the author and the interpreter in order to create a new horizon of comprehension. From the similarities between the Person Centered Therapy and the Ethic of radical alterity, developed by Vieira & Freire and Schmid, it is presented as result that there is a place to the levinasian Other in the Child-Centered Play Therapy, as long as the therapist is openness and disponibility to the trauma that represents the arrival of the child in his/her absolute difference. It is also verified that the child who comes to the attendance, therefore, would be understood as the levinasian Other, whom the therapist is called upon to respond. To enable the therapist openness, he/she (the therapist) should experience permanent processes of inadequacy in the face to face relationship with the child. Grateful for the support of the CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) in the development of this research.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10277application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Child as Other: An Ethical Review of Child Centered Play Therapy.
title A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
spellingShingle A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
Ludoterapia
Ludoterapia Centrada na CrianÃa
Ãtica
Ãtica da alteridade radical
CrianÃa
Outro
Play Therapy
Child Centered Play Therapy
Ethics
Ethics of radical alterity
Child
Other
PSICOLOGIA
title_short A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
title_full A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
title_fullStr A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
title_full_unstemmed A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
title_sort A crianÃa como Outro: uma leitura Ãtica da Ludoterapia Centrada na CrianÃa
author Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
author_facet Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà CÃlio Freire
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16362926315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4835110181699835
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Engler Cury
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 87530392891
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3414308343809480
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21040508391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5312038855744142
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83901280391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3091394100247643
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
contributor_str_mv Josà CÃlio Freire
Vera Engler Cury
Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Ludoterapia
Ludoterapia Centrada na CrianÃa
Ãtica
Ãtica da alteridade radical
CrianÃa
Outro
topic Ludoterapia
Ludoterapia Centrada na CrianÃa
Ãtica
Ãtica da alteridade radical
CrianÃa
Outro
Play Therapy
Child Centered Play Therapy
Ethics
Ethics of radical alterity
Child
Other
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Play Therapy
Child Centered Play Therapy
Ethics
Ethics of radical alterity
Child
Other
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A Ludoterapia Centrada na CrianÃa, aqui entendida nÃo somente na proposta original de Axline, mas tambÃm a partir da Ãtica de VanFleet, Sywulak e Sniscak, tem como postulado a noÃÃo de que o brincar à um diÃlogo lÃdico que propicia a expressÃo dos sentimentos e a expansÃo das possibilidades na histÃria de vida da crianÃa. A terapia ajudaria a crianÃa a identificar, reconhecer e expressar melhor seus sentimentos. Cabe ao terapeuta, portanto, apresentar habilidades que possibilitem um espaÃo de seguranÃa para a expressividade da crianÃa. Essa habilidade do terapeuta à compreendida por Amatuzzi como uma predisponibilidade Ãtica. Para que a Ãtica da LCC seja pensada em seu viÃs filosÃfico, toma-se como base para este trabalho a Ãtica da alteridade radical de LÃvinas, que propÃs a responsabilidade como estrutura da subjetividade. A condiÃÃo Ãtica dar-se-ia na abertura e disponibilidade ao Outro, à sua diferenÃa. O Outro levinasiano nÃo conceituÃvel, antecedente e transcendente ao ser, estabelece uma relaÃÃo de assimetria com o Mesmo. Partindo dessas perspectivas, apresenta-se a questÃo norteadora desta pesquisa: qual o lugar destinado ao radicalmente Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa? Para responder tal questionamento, o seguinte objetivo geral foi traÃado: analisar o lugar destinado ao Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa. Os objetivos especÃficos sÃo: a investigaÃÃo entre alteridade e subjetividade, a partir da Ãtica levinasiana, na Ludoterapia Centrada na CrianÃa; a realizaÃÃo da releitura da Ludoterapia Centrada na CrianÃa, a partir do radicalmente Outro. A metodologia utilizada à a hermenÃutica filosÃfica de Gadamer, que propÃe a fusÃo de horizontes entre autor e intÃrprete para a criaÃÃo de um novo horizonte de compreensÃo. A partir das aproximaÃÃes entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Ãtica da alteridade radical, realizadas por Vieira e Freire e Schmid, apresenta-se como resultados a existÃncia de espaÃo para o Outro levinasiano na Ludoterapia Centrada na CrianÃa, desde que o terapeuta seja abertura e disponibilidade ao trauma que representa a chegada da crianÃa em sua diferenÃa absoluta. Verifica-se, tambÃm, que a crianÃa que chega para o atendimento se apresenta como Rosto, que remete ao Infinito e à transcendÃncia do Outro. A crianÃa, portanto, seria entendida como o Outro levinasiano, a quem o terapeuta à intimado a responder. Para que a abertura do terapeuta seja possibilitada, este deve vivenciar processos permanentes de inadaptaÃÃo no face a face com a crianÃa. Presta-se agradecimentos pelo apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) no desenvolvimento deste trabalho.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The Child-Centered Play Therapy, understood not only in the Axlineâs original proposal, but also from the VanFleet, Sywulak and Sniscakâs perspective, has as its premise the notion that the play is a ludic dialogue that promotes the expression of feelings and the expansion of possibilities in the childâs life. The therapy would help the child to identify, recognize and express his/her feelings. The therapist should, therefore, have the skills to enable a safe space for the childâs expression. This ability is understood by Amatuzzi as an ethical previous disponibility. For a philosophical perspective of the ethics of the Child-Centered Play Therapy, it is taken as basis the LÃvinasâ ethics of radical alterity, who proposed the responsibility as subjectivityâs structure. The ethical condition would be developed by the openness and availability to the Other, towards the Otherâs difference. The non-conceptuable levinasian Other, human beingâs antecedent and transcendent, establishes an asymmetric relationship with the Same. From these perspectives, it presents the guiding question of this research: what is the place for the radically Other in Child-Centered Play Therapy? To answer this question, the following general objective was traced: analyze the place reserved to the Other in the Child-Centered Play Therapy. The specific objectives are: inquiry the relation between otherness and subjetivity, based on levinasian ethics, in the Child-Centered Play Therapy; to develop a new reading of Child-Centered Play Therapy, based on radically Other. The chosen methodology was the Gadamerâs philosophical hermeneutics, which proposes the fusion of horizons between the author and the interpreter in order to create a new horizon of comprehension. From the similarities between the Person Centered Therapy and the Ethic of radical alterity, developed by Vieira & Freire and Schmid, it is presented as result that there is a place to the levinasian Other in the Child-Centered Play Therapy, as long as the therapist is openness and disponibility to the trauma that represents the arrival of the child in his/her absolute difference. It is also verified that the child who comes to the attendance, therefore, would be understood as the levinasian Other, whom the therapist is called upon to respond. To enable the therapist openness, he/she (the therapist) should experience permanent processes of inadequacy in the face to face relationship with the child. Grateful for the support of the CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) in the development of this research.
description A Ludoterapia Centrada na CrianÃa, aqui entendida nÃo somente na proposta original de Axline, mas tambÃm a partir da Ãtica de VanFleet, Sywulak e Sniscak, tem como postulado a noÃÃo de que o brincar à um diÃlogo lÃdico que propicia a expressÃo dos sentimentos e a expansÃo das possibilidades na histÃria de vida da crianÃa. A terapia ajudaria a crianÃa a identificar, reconhecer e expressar melhor seus sentimentos. Cabe ao terapeuta, portanto, apresentar habilidades que possibilitem um espaÃo de seguranÃa para a expressividade da crianÃa. Essa habilidade do terapeuta à compreendida por Amatuzzi como uma predisponibilidade Ãtica. Para que a Ãtica da LCC seja pensada em seu viÃs filosÃfico, toma-se como base para este trabalho a Ãtica da alteridade radical de LÃvinas, que propÃs a responsabilidade como estrutura da subjetividade. A condiÃÃo Ãtica dar-se-ia na abertura e disponibilidade ao Outro, à sua diferenÃa. O Outro levinasiano nÃo conceituÃvel, antecedente e transcendente ao ser, estabelece uma relaÃÃo de assimetria com o Mesmo. Partindo dessas perspectivas, apresenta-se a questÃo norteadora desta pesquisa: qual o lugar destinado ao radicalmente Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa? Para responder tal questionamento, o seguinte objetivo geral foi traÃado: analisar o lugar destinado ao Outro na Ludoterapia Centrada na CrianÃa. Os objetivos especÃficos sÃo: a investigaÃÃo entre alteridade e subjetividade, a partir da Ãtica levinasiana, na Ludoterapia Centrada na CrianÃa; a realizaÃÃo da releitura da Ludoterapia Centrada na CrianÃa, a partir do radicalmente Outro. A metodologia utilizada à a hermenÃutica filosÃfica de Gadamer, que propÃe a fusÃo de horizontes entre autor e intÃrprete para a criaÃÃo de um novo horizonte de compreensÃo. A partir das aproximaÃÃes entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Ãtica da alteridade radical, realizadas por Vieira e Freire e Schmid, apresenta-se como resultados a existÃncia de espaÃo para o Outro levinasiano na Ludoterapia Centrada na CrianÃa, desde que o terapeuta seja abertura e disponibilidade ao trauma que representa a chegada da crianÃa em sua diferenÃa absoluta. Verifica-se, tambÃm, que a crianÃa que chega para o atendimento se apresenta como Rosto, que remete ao Infinito e à transcendÃncia do Outro. A crianÃa, portanto, seria entendida como o Outro levinasiano, a quem o terapeuta à intimado a responder. Para que a abertura do terapeuta seja possibilitada, este deve vivenciar processos permanentes de inadaptaÃÃo no face a face com a crianÃa. Presta-se agradecimentos pelo apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) no desenvolvimento deste trabalho.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10277
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295177507340288