A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa. |
id |
UFC_a02aa7b8d2e837b65c629873d8facdd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:5602 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.The music improvisation in the collective initiation to guitar. 2012-05-07Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Messias Holanda Dieb38883414349http://lattes.cnpq.br/4729675669995125Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho07121229565Marco AntÃnio Toledo Nascimento0287687066502677608332http://lattes.cnpq.br/3080668733854405Marcelo Mateus de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRImprovisaÃÃo RelaÃÃo com o Saber Discurso Musical Ensino de ViolÃoImprovisation Knowledge Relationship Music Discuss Guitar TeachingMUSICAO presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Cearà - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:13Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The music improvisation in the collective initiation to guitar. |
title |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
spellingShingle |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. Marcelo Mateus de Oliveira ImprovisaÃÃo RelaÃÃo com o Saber Discurso Musical Ensino de ViolÃo Improvisation Knowledge Relationship Music Discuss Guitar Teaching MUSICA |
title_short |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
title_full |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
title_fullStr |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
title_full_unstemmed |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
title_sort |
A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo. |
author |
Marcelo Mateus de Oliveira |
author_facet |
Marcelo Mateus de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
32208677315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9261280061942293 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Messias Holanda Dieb |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
38883414349 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4729675669995125 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
07121229565 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marco AntÃnio Toledo Nascimento |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
02876870665 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02677608332 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3080668733854405 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Mateus de Oliveira |
contributor_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos Messias Holanda Dieb Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho Marco AntÃnio Toledo Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ImprovisaÃÃo RelaÃÃo com o Saber Discurso Musical Ensino de ViolÃo |
topic |
ImprovisaÃÃo RelaÃÃo com o Saber Discurso Musical Ensino de ViolÃo Improvisation Knowledge Relationship Music Discuss Guitar Teaching MUSICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Improvisation Knowledge Relationship Music Discuss Guitar Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MUSICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Cearà - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research. |
description |
O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295162451886080 |