A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Mateus de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195
Resumo: O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.
id UFC_a02aa7b8d2e837b65c629873d8facdd7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5602
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.The music improvisation in the collective initiation to guitar. 2012-05-07Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Messias Holanda Dieb38883414349http://lattes.cnpq.br/4729675669995125Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho07121229565Marco AntÃnio Toledo Nascimento0287687066502677608332http://lattes.cnpq.br/3080668733854405Marcelo Mateus de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRImprovisaÃÃo RelaÃÃo com o Saber Discurso Musical Ensino de ViolÃoImprovisation Knowledge Relationship Music Discuss Guitar TeachingMUSICAO presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Cearà - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:13Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The music improvisation in the collective initiation to guitar.
title A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
spellingShingle A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
Marcelo Mateus de Oliveira
ImprovisaÃÃo
RelaÃÃo com o Saber
Discurso Musical
Ensino de ViolÃo
Improvisation
Knowledge Relationship
Music Discuss
Guitar Teaching
MUSICA
title_short A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
title_full A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
title_fullStr A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
title_full_unstemmed A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
title_sort A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo.
author Marcelo Mateus de Oliveira
author_facet Marcelo Mateus de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Messias Holanda Dieb
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38883414349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4729675669995125
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07121229565
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marco AntÃnio Toledo Nascimento
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 02876870665
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02677608332
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3080668733854405
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Mateus de Oliveira
contributor_str_mv Elvis de Azevedo Matos
Messias Holanda Dieb
Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho
Marco AntÃnio Toledo Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv ImprovisaÃÃo
RelaÃÃo com o Saber
Discurso Musical
Ensino de ViolÃo
topic ImprovisaÃÃo
RelaÃÃo com o Saber
Discurso Musical
Ensino de ViolÃo
Improvisation
Knowledge Relationship
Music Discuss
Guitar Teaching
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Improvisation
Knowledge Relationship
Music Discuss
Guitar Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Cearà - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research.
description O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295162451886080