O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco TÃlio Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5444
Resumo: No perÃodo de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar mÃsica ao violÃo, formou em Fortaleza, o ViolÃo Clube do CearÃ. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituiÃÃo no cenÃrio musical de Fortaleza. A caracterizaÃÃo do discurso dos agentes que atuaram na constituiÃÃo do campo musical e na realizaÃÃo do habitus musical do ViolÃo Clube do CearÃ; os mecanismos usados por esses para legitimar suas prÃticas de formaÃÃo musical; as trajetÃrias formativas de seus principais integrantes; as coincidÃncias e convergÃncias entre ideias, espaÃo de convivÃncia, hÃxis corporal, repertÃrio musical, valores, crenÃas, atitudes e opiniÃes que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formaÃÃo do ViolÃo Clube do CearÃ. Procedimentos metodolÃgicos como o questionÃrio, a entrevista semi estruturada e a anÃlise documental sobre gravaÃÃes em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reuniÃo possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direÃÃo de revelar o significado e a importÃncia do ViolÃo Clube do Cearà no campo artÃstico de uma Fortaleza que comeÃava a acelerar seu ritmo de urbanizaÃÃo e cosmopolitismo.
id UFC_99bf1ab59b944f82e3b06393fa6e9f05
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3954
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musicalThe guitar club CearÃ: habitus and musical training2010-12-10Luiz Botelho Albuquerque00200220187Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Carlos VelÃzquez Rueda6367479333424342106353http://lattes.cnpq.br/0686507058305636Marco TÃlio Ferreira da CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Campo ArtÃstico HabitusClube do ViolÃo Music in Fortaleza Artistic Field Habitus Guitar ClubViolÃo Clube do CearÃMUSICANo perÃodo de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar mÃsica ao violÃo, formou em Fortaleza, o ViolÃo Clube do CearÃ. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituiÃÃo no cenÃrio musical de Fortaleza. A caracterizaÃÃo do discurso dos agentes que atuaram na constituiÃÃo do campo musical e na realizaÃÃo do habitus musical do ViolÃo Clube do CearÃ; os mecanismos usados por esses para legitimar suas prÃticas de formaÃÃo musical; as trajetÃrias formativas de seus principais integrantes; as coincidÃncias e convergÃncias entre ideias, espaÃo de convivÃncia, hÃxis corporal, repertÃrio musical, valores, crenÃas, atitudes e opiniÃes que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formaÃÃo do ViolÃo Clube do CearÃ. Procedimentos metodolÃgicos como o questionÃrio, a entrevista semi estruturada e a anÃlise documental sobre gravaÃÃes em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reuniÃo possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direÃÃo de revelar o significado e a importÃncia do ViolÃo Clube do Cearà no campo artÃstico de uma Fortaleza que comeÃava a acelerar seu ritmo de urbanizaÃÃo e cosmopolitismo.In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARà (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of Pierre Bourdieu. Aims also the characterization of the speech of agents that have established the musical field and the habitus of VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ;. the mechanisms used by these musicians to legitimize their musical practices;. the musical trajectories of their main members; and. the convergence of ideas, living space, body hexis, musical repertoire, values, beliefs, attitudes and opinions that led the formation process of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ. The methodological procedures here used were questionnaires, semi structured interviews and documentary analysis of recordings, LPs, CDs, cassettes, notes, news, newspaper and meeting minutes; they allowed the collection of data with which we work to reveal the meaning and importance of the VIOLÃO CLUBE DO CEARà in the artistic field of Fortaleza as the city accelerate its urbanization.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5444application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The guitar club CearÃ: habitus and musical training
title O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
spellingShingle O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
Marco TÃlio Ferreira da Costa
Campo ArtÃstico
Habitus
Clube do ViolÃo
Music in Fortaleza
Artistic Field
Habitus
Guitar Club
ViolÃo Clube do CearÃ
MUSICA
title_short O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
title_full O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
title_fullStr O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
title_full_unstemmed O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
title_sort O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical
author Marco TÃlio Ferreira da Costa
author_facet Marco TÃlio Ferreira da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos VelÃzquez Rueda
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 63674793334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24342106353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0686507058305636
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco TÃlio Ferreira da Costa
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Ana Maria Iorio Dias
Elvis de Azevedo Matos
Carlos VelÃzquez Rueda
dc.subject.por.fl_str_mv Campo ArtÃstico
Habitus
Clube do ViolÃo
topic Campo ArtÃstico
Habitus
Clube do ViolÃo
Music in Fortaleza
Artistic Field
Habitus
Guitar Club
ViolÃo Clube do CearÃ
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Music in Fortaleza
Artistic Field
Habitus
Guitar Club
ViolÃo Clube do CearÃ
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv No perÃodo de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar mÃsica ao violÃo, formou em Fortaleza, o ViolÃo Clube do CearÃ. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituiÃÃo no cenÃrio musical de Fortaleza. A caracterizaÃÃo do discurso dos agentes que atuaram na constituiÃÃo do campo musical e na realizaÃÃo do habitus musical do ViolÃo Clube do CearÃ; os mecanismos usados por esses para legitimar suas prÃticas de formaÃÃo musical; as trajetÃrias formativas de seus principais integrantes; as coincidÃncias e convergÃncias entre ideias, espaÃo de convivÃncia, hÃxis corporal, repertÃrio musical, valores, crenÃas, atitudes e opiniÃes que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formaÃÃo do ViolÃo Clube do CearÃ. Procedimentos metodolÃgicos como o questionÃrio, a entrevista semi estruturada e a anÃlise documental sobre gravaÃÃes em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reuniÃo possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direÃÃo de revelar o significado e a importÃncia do ViolÃo Clube do Cearà no campo artÃstico de uma Fortaleza que comeÃava a acelerar seu ritmo de urbanizaÃÃo e cosmopolitismo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of Pierre Bourdieu. Aims also the characterization of the speech of agents that have established the musical field and the habitus of VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ;. the mechanisms used by these musicians to legitimize their musical practices;. the musical trajectories of their main members; and. the convergence of ideas, living space, body hexis, musical repertoire, values, beliefs, attitudes and opinions that led the formation process of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ. The methodological procedures here used were questionnaires, semi structured interviews and documentary analysis of recordings, LPs, CDs, cassettes, notes, news, newspaper and meeting minutes; they allowed the collection of data with which we work to reveal the meaning and importance of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ in the artistic field of Fortaleza as the city accelerate its urbanization.
description No perÃodo de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar mÃsica ao violÃo, formou em Fortaleza, o ViolÃo Clube do CearÃ. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituiÃÃo no cenÃrio musical de Fortaleza. A caracterizaÃÃo do discurso dos agentes que atuaram na constituiÃÃo do campo musical e na realizaÃÃo do habitus musical do ViolÃo Clube do CearÃ; os mecanismos usados por esses para legitimar suas prÃticas de formaÃÃo musical; as trajetÃrias formativas de seus principais integrantes; as coincidÃncias e convergÃncias entre ideias, espaÃo de convivÃncia, hÃxis corporal, repertÃrio musical, valores, crenÃas, atitudes e opiniÃes que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formaÃÃo do ViolÃo Clube do CearÃ. Procedimentos metodolÃgicos como o questionÃrio, a entrevista semi estruturada e a anÃlise documental sobre gravaÃÃes em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reuniÃo possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direÃÃo de revelar o significado e a importÃncia do ViolÃo Clube do Cearà no campo artÃstico de uma Fortaleza que comeÃava a acelerar seu ritmo de urbanizaÃÃo e cosmopolitismo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5444
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295145446080512