Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Rodrigues Sampaio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a0557c2d716470a168f4dad0094215ee
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13003
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1 ano do ensino fundamental2019-12-00Paulo Meireles Barguil3829776039178787878787Aline Rodrigues Sampaio Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Conhecimentos discentes Saberes docentes Sistema CifranÃvicoCifranavizaÃÃo EducaÃÃo MatemÃtica EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem EducaÃÃo matemÃtica MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino Saberes do Docente Conceito MatemÃtico NÃmero - Conceito em crianÃasEDUCACAOnÃo hÃA aprendizagem do chamado Sistema de NumeraÃÃo Decimal â SND à essencial para a progressÃo discente no campo aritmÃtico. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilizaÃÃo de recursos didÃticos, o que nÃo favorece a compreensÃo discente sobre as suas caracterÃsticas e o seu funcionamento. Os registros numÃricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Nacarato (2009) postula que nÃo basta que o professor de MatemÃtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagÃgico. Nesse sentido, Pimenta (2006) e Tardif (2002) indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber referente ao conteÃdo que irà lecionar: saber conteudÃstico (BARGUIL, 2016b). Em virtude disso, à preciso que os docentes tenham uma formaÃÃo adequada para exercer essa tarefa. Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes docentes â conteudÃstico, pedagÃgico e existencial â sobre o SND, nomeado por Barguil (2016a) de Sistema CifranÃvico â SC, de uma docente que leciona no 1 ano do Ensino Fundamental. Os objetivos especÃficos sÃo: i) conhecer as estratÃgias didÃticas utilizadas por uma docente no ensino do SC; e ii) mapear os saberes discentes sobre o SC. A pesquisa, de carÃter qualitativo foi realizada com uma professora e 9 (nove) estudantes do 1 ano do Ensino Fundamental, do sistema pÃblico de Fortaleza. A metodologia de anÃlise consistiu em uma observaÃÃo in loco das prÃticas pedagÃgicas, realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada para identificar os saberes docentes sobre o SC e aplicaÃÃo de um diagnÃstico dos conhecimentos numÃricos, para identificar as habilidades de leitura e escrita cifranÃvica dos estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que a professora nÃo possui os conhecimentos necessÃrios sobre o SC, os quais sÃo indispensÃveis para a proposiÃÃo de prÃticas que favoreÃam a cifranavizaÃÃo, a qual requer recursos e prÃticas que valorizem a oralidade â escuta e fala â e o registro, notaÃÃo â leitura e escrita â de registros numÃricos. Em relaÃÃo aos saberes discentes sobre o SC, essa pesquisa revelou que os estudantes possuem conhecimentos bastante diferentes, tendo em vista a quantidade de acertos e erros, bem como os tipos desses. Esse complexo cenÃrio à ignorado pela professora, uma vez que ela nÃo desenvolve avaliaÃÃo sobre a cifranavizaÃÃo, ao contrÃrio do que acontece em relaÃÃo à alfabetizaÃÃo, que à avaliada periodicamente.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
title Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
spellingShingle Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
Aline Rodrigues Sampaio
Conhecimentos discentes
Saberes docentes
Sistema CifranÃvico
CifranavizaÃÃo
EducaÃÃo MatemÃtica
EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem
EducaÃÃo matemÃtica
MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino
Saberes do Docente
Conceito MatemÃtico
NÃmero - Conceito em crianÃas
EDUCACAO
title_short Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
title_full Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
title_fullStr Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
title_sort Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
author Aline Rodrigues Sampaio
author_facet Aline Rodrigues Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78787878787
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Rodrigues Sampaio
contributor_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos discentes
Saberes docentes
Sistema CifranÃvico
CifranavizaÃÃo
EducaÃÃo MatemÃtica
EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem
EducaÃÃo matemÃtica
MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino
Saberes do Docente
Conceito MatemÃtico
NÃmero - Conceito em crianÃas
topic Conhecimentos discentes
Saberes docentes
Sistema CifranÃvico
CifranavizaÃÃo
EducaÃÃo MatemÃtica
EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem
EducaÃÃo matemÃtica
MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino
Saberes do Docente
Conceito MatemÃtico
NÃmero - Conceito em crianÃas
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A aprendizagem do chamado Sistema de NumeraÃÃo Decimal â SND à essencial para a progressÃo discente no campo aritmÃtico. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilizaÃÃo de recursos didÃticos, o que nÃo favorece a compreensÃo discente sobre as suas caracterÃsticas e o seu funcionamento. Os registros numÃricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Nacarato (2009) postula que nÃo basta que o professor de MatemÃtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagÃgico. Nesse sentido, Pimenta (2006) e Tardif (2002) indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber referente ao conteÃdo que irà lecionar: saber conteudÃstico (BARGUIL, 2016b). Em virtude disso, à preciso que os docentes tenham uma formaÃÃo adequada para exercer essa tarefa. Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes docentes â conteudÃstico, pedagÃgico e existencial â sobre o SND, nomeado por Barguil (2016a) de Sistema CifranÃvico â SC, de uma docente que leciona no 1 ano do Ensino Fundamental. Os objetivos especÃficos sÃo: i) conhecer as estratÃgias didÃticas utilizadas por uma docente no ensino do SC; e ii) mapear os saberes discentes sobre o SC. A pesquisa, de carÃter qualitativo foi realizada com uma professora e 9 (nove) estudantes do 1 ano do Ensino Fundamental, do sistema pÃblico de Fortaleza. A metodologia de anÃlise consistiu em uma observaÃÃo in loco das prÃticas pedagÃgicas, realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada para identificar os saberes docentes sobre o SC e aplicaÃÃo de um diagnÃstico dos conhecimentos numÃricos, para identificar as habilidades de leitura e escrita cifranÃvica dos estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que a professora nÃo possui os conhecimentos necessÃrios sobre o SC, os quais sÃo indispensÃveis para a proposiÃÃo de prÃticas que favoreÃam a cifranavizaÃÃo, a qual requer recursos e prÃticas que valorizem a oralidade â escuta e fala â e o registro, notaÃÃo â leitura e escrita â de registros numÃricos. Em relaÃÃo aos saberes discentes sobre o SC, essa pesquisa revelou que os estudantes possuem conhecimentos bastante diferentes, tendo em vista a quantidade de acertos e erros, bem como os tipos desses. Esse complexo cenÃrio à ignorado pela professora, uma vez que ela nÃo desenvolve avaliaÃÃo sobre a cifranavizaÃÃo, ao contrÃrio do que acontece em relaÃÃo à alfabetizaÃÃo, que à avaliada periodicamente.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350591586304