Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_a0557c2d716470a168f4dad0094215ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13003 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1 ano do ensino fundamental2019-12-00Paulo Meireles Barguil3829776039178787878787Aline Rodrigues Sampaio Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Conhecimentos discentes Saberes docentes Sistema CifranÃvicoCifranavizaÃÃo EducaÃÃo MatemÃtica EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem EducaÃÃo matemÃtica MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino Saberes do Docente Conceito MatemÃtico NÃmero - Conceito em crianÃasEDUCACAOnÃo hÃA aprendizagem do chamado Sistema de NumeraÃÃo Decimal â SND à essencial para a progressÃo discente no campo aritmÃtico. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilizaÃÃo de recursos didÃticos, o que nÃo favorece a compreensÃo discente sobre as suas caracterÃsticas e o seu funcionamento. Os registros numÃricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Nacarato (2009) postula que nÃo basta que o professor de MatemÃtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagÃgico. Nesse sentido, Pimenta (2006) e Tardif (2002) indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber referente ao conteÃdo que irà lecionar: saber conteudÃstico (BARGUIL, 2016b). Em virtude disso, à preciso que os docentes tenham uma formaÃÃo adequada para exercer essa tarefa. Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes docentes â conteudÃstico, pedagÃgico e existencial â sobre o SND, nomeado por Barguil (2016a) de Sistema CifranÃvico â SC, de uma docente que leciona no 1 ano do Ensino Fundamental. Os objetivos especÃficos sÃo: i) conhecer as estratÃgias didÃticas utilizadas por uma docente no ensino do SC; e ii) mapear os saberes discentes sobre o SC. A pesquisa, de carÃter qualitativo foi realizada com uma professora e 9 (nove) estudantes do 1 ano do Ensino Fundamental, do sistema pÃblico de Fortaleza. A metodologia de anÃlise consistiu em uma observaÃÃo in loco das prÃticas pedagÃgicas, realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada para identificar os saberes docentes sobre o SC e aplicaÃÃo de um diagnÃstico dos conhecimentos numÃricos, para identificar as habilidades de leitura e escrita cifranÃvica dos estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que a professora nÃo possui os conhecimentos necessÃrios sobre o SC, os quais sÃo indispensÃveis para a proposiÃÃo de prÃticas que favoreÃam a cifranavizaÃÃo, a qual requer recursos e prÃticas que valorizem a oralidade â escuta e fala â e o registro, notaÃÃo â leitura e escrita â de registros numÃricos. Em relaÃÃo aos saberes discentes sobre o SC, essa pesquisa revelou que os estudantes possuem conhecimentos bastante diferentes, tendo em vista a quantidade de acertos e erros, bem como os tipos desses. Esse complexo cenÃrio à ignorado pela professora, uma vez que ela nÃo desenvolve avaliaÃÃo sobre a cifranavizaÃÃo, ao contrÃrio do que acontece em relaÃÃo à alfabetizaÃÃo, que à avaliada periodicamente.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
title |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental Aline Rodrigues Sampaio Conhecimentos discentes Saberes docentes Sistema CifranÃvico CifranavizaÃÃo EducaÃÃo MatemÃtica EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem EducaÃÃo matemÃtica MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino Saberes do Docente Conceito MatemÃtico NÃmero - Conceito em crianÃas EDUCACAO |
title_short |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
title_full |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
title_sort |
Saberes docentes e conhecimentos discentes sobre o Sistema CifranÃvico no 1Â ano do ensino fundamental |
author |
Aline Rodrigues Sampaio |
author_facet |
Aline Rodrigues Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo Meireles Barguil |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38297760391 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78787878787 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Rodrigues Sampaio |
contributor_str_mv |
Paulo Meireles Barguil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos discentes Saberes docentes Sistema CifranÃvico CifranavizaÃÃo EducaÃÃo MatemÃtica EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem EducaÃÃo matemÃtica MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino Saberes do Docente Conceito MatemÃtico NÃmero - Conceito em crianÃas |
topic |
Conhecimentos discentes Saberes docentes Sistema CifranÃvico CifranavizaÃÃo EducaÃÃo MatemÃtica EducaÃÃo MatemÃtica - processo de aprendizagem EducaÃÃo matemÃtica MatemÃtica - estudo e ensino (elementar) Sistema decimal - Estudo e ensino Saberes do Docente Conceito MatemÃtico NÃmero - Conceito em crianÃas EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A aprendizagem do chamado Sistema de NumeraÃÃo Decimal â SND à essencial para a progressÃo discente no campo aritmÃtico. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilizaÃÃo de recursos didÃticos, o que nÃo favorece a compreensÃo discente sobre as suas caracterÃsticas e o seu funcionamento. Os registros numÃricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Nacarato (2009) postula que nÃo basta que o professor de MatemÃtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagÃgico. Nesse sentido, Pimenta (2006) e Tardif (2002) indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber referente ao conteÃdo que irà lecionar: saber conteudÃstico (BARGUIL, 2016b). Em virtude disso, à preciso que os docentes tenham uma formaÃÃo adequada para exercer essa tarefa. Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes docentes â conteudÃstico, pedagÃgico e existencial â sobre o SND, nomeado por Barguil (2016a) de Sistema CifranÃvico â SC, de uma docente que leciona no 1 ano do Ensino Fundamental. Os objetivos especÃficos sÃo: i) conhecer as estratÃgias didÃticas utilizadas por uma docente no ensino do SC; e ii) mapear os saberes discentes sobre o SC. A pesquisa, de carÃter qualitativo foi realizada com uma professora e 9 (nove) estudantes do 1 ano do Ensino Fundamental, do sistema pÃblico de Fortaleza. A metodologia de anÃlise consistiu em uma observaÃÃo in loco das prÃticas pedagÃgicas, realizaÃÃo de entrevista semi-estruturada para identificar os saberes docentes sobre o SC e aplicaÃÃo de um diagnÃstico dos conhecimentos numÃricos, para identificar as habilidades de leitura e escrita cifranÃvica dos estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que a professora nÃo possui os conhecimentos necessÃrios sobre o SC, os quais sÃo indispensÃveis para a proposiÃÃo de prÃticas que favoreÃam a cifranavizaÃÃo, a qual requer recursos e prÃticas que valorizem a oralidade â escuta e fala â e o registro, notaÃÃo â leitura e escrita â de registros numÃricos. Em relaÃÃo aos saberes discentes sobre o SC, essa pesquisa revelou que os estudantes possuem conhecimentos bastante diferentes, tendo em vista a quantidade de acertos e erros, bem como os tipos desses. Esse complexo cenÃrio à ignorado pela professora, uma vez que ela nÃo desenvolve avaliaÃÃo sobre a cifranavizaÃÃo, ao contrÃrio do que acontece em relaÃÃo à alfabetizaÃÃo, que à avaliada periodicamente. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350591586304 |