O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Silveira Filho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5762
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC possibilita a profissionalidade necessÃria para responder aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. O estudo teve como motivaÃÃo a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formaÃÃo acadÃmica, no que se refere a pesquisas sobre as relaÃÃes entre currÃculo, curso, profissÃo, demanda social e realidade agrÃria, particularmente conflitivo, onde argumentos legais, sociais, polÃticos, econÃmicos e tecnolÃgicos, sÃo constantemente invocados em funÃÃo dos interesses dos diversos atores que nele contracenam. Portanto, a hipÃtese central à de que o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semi-estruturada. A partir daà realizou-se entrevistas com os principais sujeitos envolvidos no processo de formaÃÃo no total de 75, sendo 15 professores, 20 estudantes, 10 formandos e 30 egressos do Curso de Agronomia da UFC, objeto da pesquisa, investigando vÃrias questÃes pertinentes ao tema com vistas a obter as respostas para atingir o objetivo desse estudo e verificaÃÃo da hipÃtese. Os dados foram processados no programa de anÃlise qualitativa informacional NUD*IST. A culminÃncia do processo de investigaÃÃo deste trabalho de tese de doutorado està na efetivaÃÃo do diÃlogo que a investigaÃÃo empÃrica possibilitou, e a partir dos achados dessa pesquisa a construÃÃo de uma sÃntese que venha a contribuir na formaÃÃo do AgrÃnomo. O quadro teÃrico enfoca temas transversais relevantes. Inicialmente descreve-se a formaÃÃo docente, o que implica numa reflexÃo sobre os saberes agronÃmicos necessÃrios e especÃficos dessa Ãrea; em seguida, questiona-se a formaÃÃo do Engenheiro AgrÃnomo, sob o prisma da anÃlise freireana acerca deste problema, para assumir tambÃm o papel de educador e finaliza com um pensamento sobre a Agronomia no Brasil. Tratou-se ainda dos currÃculos no curso de Agronomia da UFC: o CurrÃculo MÃnimo (antigo) investigado neste trabalho acadÃmico e o novo currÃculo. Os dados possibilitaram longa descriÃÃo, envolvendo os sujeitos pesquisados em vÃrias questÃes pertinentes ao projeto formativo do Curso de Agronomia da UFC. Da conclusÃo, destacam-se a formaÃÃo influenciada pela tendÃncia tecnicista, docÃncia com prÃtica de ensino de concepÃÃo âbancÃriaâ, falta de aulas prÃticas e de vivÃncia com a realidade do agricultor como as maiores lacunas na formaÃÃo e, mÃxime, que o projeto formativo nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados. à consenso que o ensino de Agronomia, no formato que à praticado atualmente no CCA da UFC, nÃo vem ofertando a formaÃÃo adequada para que o profissional egresso deste Curso exercite o trabalho do AgrÃnomo como educador, dialÃgico e seja um agente transformador da realidade rural, com os agricultores. A conclusÃo oferece, ainda, algumas sugestÃes para melhorar a formaÃÃo e as contribuiÃÃes da pesquisa.
id UFC_a0b9da422509afee1d47fc86aa3d9eac
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4195
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em FortalezaThe project's formative Agronomist in the course of Agronomy, UFC Fortaleza 2010-11-04Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Francisco de Souza03626598500http://lattes.cnpq.br/4310552935696367Eloisa Maia Vidal56143276800http://lattes.cnpq.br/4257594561432768Luis AntÃnio da Silva03676870387http://lattes.cnpq.br/811032182722976703189775320http://lattes.cnpq.br/8217434222069905Josà Silveira FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREDUCACAOEste trabalho tem como objetivo investigar se o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC possibilita a profissionalidade necessÃria para responder aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. O estudo teve como motivaÃÃo a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formaÃÃo acadÃmica, no que se refere a pesquisas sobre as relaÃÃes entre currÃculo, curso, profissÃo, demanda social e realidade agrÃria, particularmente conflitivo, onde argumentos legais, sociais, polÃticos, econÃmicos e tecnolÃgicos, sÃo constantemente invocados em funÃÃo dos interesses dos diversos atores que nele contracenam. Portanto, a hipÃtese central à de que o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semi-estruturada. A partir daà realizou-se entrevistas com os principais sujeitos envolvidos no processo de formaÃÃo no total de 75, sendo 15 professores, 20 estudantes, 10 formandos e 30 egressos do Curso de Agronomia da UFC, objeto da pesquisa, investigando vÃrias questÃes pertinentes ao tema com vistas a obter as respostas para atingir o objetivo desse estudo e verificaÃÃo da hipÃtese. Os dados foram processados no programa de anÃlise qualitativa informacional NUD*IST. A culminÃncia do processo de investigaÃÃo deste trabalho de tese de doutorado està na efetivaÃÃo do diÃlogo que a investigaÃÃo empÃrica possibilitou, e a partir dos achados dessa pesquisa a construÃÃo de uma sÃntese que venha a contribuir na formaÃÃo do AgrÃnomo. O quadro teÃrico enfoca temas transversais relevantes. Inicialmente descreve-se a formaÃÃo docente, o que implica numa reflexÃo sobre os saberes agronÃmicos necessÃrios e especÃficos dessa Ãrea; em seguida, questiona-se a formaÃÃo do Engenheiro AgrÃnomo, sob o prisma da anÃlise freireana acerca deste problema, para assumir tambÃm o papel de educador e finaliza com um pensamento sobre a Agronomia no Brasil. Tratou-se ainda dos currÃculos no curso de Agronomia da UFC: o CurrÃculo MÃnimo (antigo) investigado neste trabalho acadÃmico e o novo currÃculo. Os dados possibilitaram longa descriÃÃo, envolvendo os sujeitos pesquisados em vÃrias questÃes pertinentes ao projeto formativo do Curso de Agronomia da UFC. Da conclusÃo, destacam-se a formaÃÃo influenciada pela tendÃncia tecnicista, docÃncia com prÃtica de ensino de concepÃÃo âbancÃriaâ, falta de aulas prÃticas e de vivÃncia com a realidade do agricultor como as maiores lacunas na formaÃÃo e, mÃxime, que o projeto formativo nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados. à consenso que o ensino de Agronomia, no formato que à praticado atualmente no CCA da UFC, nÃo vem ofertando a formaÃÃo adequada para que o profissional egresso deste Curso exercite o trabalho do AgrÃnomo como educador, dialÃgico e seja um agente transformador da realidade rural, com os agricultores. A conclusÃo oferece, ainda, algumas sugestÃes para melhorar a formaÃÃo e as contribuiÃÃes da pesquisa.This paper aims to investigate if the Agronomy graduation project at UFC provides the necessary professional skills to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area. The study was motivated by the opportunity of penetrating in a little explored professional environment, the academic graduation, related to researches on relationships between curriculum , graduation course, profession, social demand and agrarian reality, particularly conflictive, where legal , social, political, economic and technological arguments, are constantly evoked due to the interests of many different actors in which they co-star . Therefore, the main hypothesis is that the graduation Project of the Agronomy course practiced at the UFC does not provide the necessary Professional skills in order to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area. For that reason, a qualitative research was performed, delineated in the case study, with a descriptive approach, using semi structured interview as instrument. From this point interviews were performed with the main subjects involved in the graduation process, making a total of 75 subjects, 15 professors, 20 students, 10 graduates and 30 graduates of the Agronomy course at the UFC, object of the research, investigating many questions pertinent to the theme aiming to obtain answers to reach the objective of this study and verification of the hypothesis. The data was processed in the informational qualitative analysis program NUD*IST. The highest point of the investigation and doctorate‟s thesis process is in the effectiveness of dialogue which the empiric investigation made possible, and from the findings of this work the construction of a synthesis which might contribute on the Agronomic graduation. The theory focuses on relevant, transversal themes. Initially the teacher formation is discussed, which involves a reflection about the agronomic knowledge which is necessary and specific of this area; after that, the agronomy engineering course is questioned, under the perspective of the Paulo Freire about this problem, to also assume the role of an educator and ends with a thought about agronomy in Brazil. Still, dealing with curriculums in the Agronomy course at UFC: The minimum Curriculum (old one) investigated in this academic work and the new curriculum. The data made a long description possible, involving the researched subjects in many questions which are pertinent to the graduation Project of the agronomy course of UFC. In the conclusion, it is highlighted in the thesis that the graduation course is influenced by the technical tendency, Teachers with teaching practice with the âbenchâ conception, lack of practice classes and experience with the farmer‟s reality as the biggest gaps in the graduation course. Maximize, that the graduation project does not make the necessary Professional skills possible in order to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area, according to 81% of the interviewed subjects. It is an agreement that teaching in the agronomy course, in the format in which it is practiced today in the CCA at UFC, has not been offering adequate professional skills in order to have graduates from this course exercising their agronomy professions as educators, dialogic and agents of the rural reality changes, with the farmers. The conclusion still offers some suggestions to improve the graduation course, and contributions of this research.nÃo hÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5762application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The project's formative Agronomist in the course of Agronomy, UFC Fortaleza
title O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
spellingShingle O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
Josà Silveira Filho
EDUCACAO
title_short O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
title_full O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
title_fullStr O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
title_full_unstemmed O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
title_sort O projeto formativo do Engenheiro AgrÃnomo no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
author Josà Silveira Filho
author_facet Josà Silveira Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrà Haguette
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00182529300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883239297819453
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco de Souza
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03626598500
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4310552935696367
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eloisa Maia Vidal
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 56143276800
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4257594561432768
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luis AntÃnio da Silva
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 03676870387
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8110321827229767
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03189775320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8217434222069905
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Silveira Filho
contributor_str_mv Andrà Haguette
Jacques Therrien
Francisco de Souza
Eloisa Maia Vidal
Luis AntÃnio da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
topic EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo investigar se o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC possibilita a profissionalidade necessÃria para responder aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. O estudo teve como motivaÃÃo a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formaÃÃo acadÃmica, no que se refere a pesquisas sobre as relaÃÃes entre currÃculo, curso, profissÃo, demanda social e realidade agrÃria, particularmente conflitivo, onde argumentos legais, sociais, polÃticos, econÃmicos e tecnolÃgicos, sÃo constantemente invocados em funÃÃo dos interesses dos diversos atores que nele contracenam. Portanto, a hipÃtese central à de que o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semi-estruturada. A partir daà realizou-se entrevistas com os principais sujeitos envolvidos no processo de formaÃÃo no total de 75, sendo 15 professores, 20 estudantes, 10 formandos e 30 egressos do Curso de Agronomia da UFC, objeto da pesquisa, investigando vÃrias questÃes pertinentes ao tema com vistas a obter as respostas para atingir o objetivo desse estudo e verificaÃÃo da hipÃtese. Os dados foram processados no programa de anÃlise qualitativa informacional NUD*IST. A culminÃncia do processo de investigaÃÃo deste trabalho de tese de doutorado està na efetivaÃÃo do diÃlogo que a investigaÃÃo empÃrica possibilitou, e a partir dos achados dessa pesquisa a construÃÃo de uma sÃntese que venha a contribuir na formaÃÃo do AgrÃnomo. O quadro teÃrico enfoca temas transversais relevantes. Inicialmente descreve-se a formaÃÃo docente, o que implica numa reflexÃo sobre os saberes agronÃmicos necessÃrios e especÃficos dessa Ãrea; em seguida, questiona-se a formaÃÃo do Engenheiro AgrÃnomo, sob o prisma da anÃlise freireana acerca deste problema, para assumir tambÃm o papel de educador e finaliza com um pensamento sobre a Agronomia no Brasil. Tratou-se ainda dos currÃculos no curso de Agronomia da UFC: o CurrÃculo MÃnimo (antigo) investigado neste trabalho acadÃmico e o novo currÃculo. Os dados possibilitaram longa descriÃÃo, envolvendo os sujeitos pesquisados em vÃrias questÃes pertinentes ao projeto formativo do Curso de Agronomia da UFC. Da conclusÃo, destacam-se a formaÃÃo influenciada pela tendÃncia tecnicista, docÃncia com prÃtica de ensino de concepÃÃo âbancÃriaâ, falta de aulas prÃticas e de vivÃncia com a realidade do agricultor como as maiores lacunas na formaÃÃo e, mÃxime, que o projeto formativo nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados. à consenso que o ensino de Agronomia, no formato que à praticado atualmente no CCA da UFC, nÃo vem ofertando a formaÃÃo adequada para que o profissional egresso deste Curso exercite o trabalho do AgrÃnomo como educador, dialÃgico e seja um agente transformador da realidade rural, com os agricultores. A conclusÃo oferece, ainda, algumas sugestÃes para melhorar a formaÃÃo e as contribuiÃÃes da pesquisa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper aims to investigate if the Agronomy graduation project at UFC provides the necessary professional skills to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area. The study was motivated by the opportunity of penetrating in a little explored professional environment, the academic graduation, related to researches on relationships between curriculum , graduation course, profession, social demand and agrarian reality, particularly conflictive, where legal , social, political, economic and technological arguments, are constantly evoked due to the interests of many different actors in which they co-star . Therefore, the main hypothesis is that the graduation Project of the Agronomy course practiced at the UFC does not provide the necessary Professional skills in order to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area. For that reason, a qualitative research was performed, delineated in the case study, with a descriptive approach, using semi structured interview as instrument. From this point interviews were performed with the main subjects involved in the graduation process, making a total of 75 subjects, 15 professors, 20 students, 10 graduates and 30 graduates of the Agronomy course at the UFC, object of the research, investigating many questions pertinent to the theme aiming to obtain answers to reach the objective of this study and verification of the hypothesis. The data was processed in the informational qualitative analysis program NUD*IST. The highest point of the investigation and doctorate‟s thesis process is in the effectiveness of dialogue which the empiric investigation made possible, and from the findings of this work the construction of a synthesis which might contribute on the Agronomic graduation. The theory focuses on relevant, transversal themes. Initially the teacher formation is discussed, which involves a reflection about the agronomic knowledge which is necessary and specific of this area; after that, the agronomy engineering course is questioned, under the perspective of the Paulo Freire about this problem, to also assume the role of an educator and ends with a thought about agronomy in Brazil. Still, dealing with curriculums in the Agronomy course at UFC: The minimum Curriculum (old one) investigated in this academic work and the new curriculum. The data made a long description possible, involving the researched subjects in many questions which are pertinent to the graduation Project of the agronomy course of UFC. In the conclusion, it is highlighted in the thesis that the graduation course is influenced by the technical tendency, Teachers with teaching practice with the âbenchâ conception, lack of practice classes and experience with the farmer‟s reality as the biggest gaps in the graduation course. Maximize, that the graduation project does not make the necessary Professional skills possible in order to attend the emergent and current challenges and demands of the rural area, according to 81% of the interviewed subjects. It is an agreement that teaching in the agronomy course, in the format in which it is practiced today in the CCA at UFC, has not been offering adequate professional skills in order to have graduates from this course exercising their agronomy professions as educators, dialogic and agents of the rural reality changes, with the farmers. The conclusion still offers some suggestions to improve the graduation course, and contributions of this research.
description Este trabalho tem como objetivo investigar se o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC possibilita a profissionalidade necessÃria para responder aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. O estudo teve como motivaÃÃo a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formaÃÃo acadÃmica, no que se refere a pesquisas sobre as relaÃÃes entre currÃculo, curso, profissÃo, demanda social e realidade agrÃria, particularmente conflitivo, onde argumentos legais, sociais, polÃticos, econÃmicos e tecnolÃgicos, sÃo constantemente invocados em funÃÃo dos interesses dos diversos atores que nele contracenam. Portanto, a hipÃtese central à de que o projeto formativo do curso de Agronomia praticado na UFC nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e Ãs demandas atuais e emergentes do meio rural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semi-estruturada. A partir daà realizou-se entrevistas com os principais sujeitos envolvidos no processo de formaÃÃo no total de 75, sendo 15 professores, 20 estudantes, 10 formandos e 30 egressos do Curso de Agronomia da UFC, objeto da pesquisa, investigando vÃrias questÃes pertinentes ao tema com vistas a obter as respostas para atingir o objetivo desse estudo e verificaÃÃo da hipÃtese. Os dados foram processados no programa de anÃlise qualitativa informacional NUD*IST. A culminÃncia do processo de investigaÃÃo deste trabalho de tese de doutorado està na efetivaÃÃo do diÃlogo que a investigaÃÃo empÃrica possibilitou, e a partir dos achados dessa pesquisa a construÃÃo de uma sÃntese que venha a contribuir na formaÃÃo do AgrÃnomo. O quadro teÃrico enfoca temas transversais relevantes. Inicialmente descreve-se a formaÃÃo docente, o que implica numa reflexÃo sobre os saberes agronÃmicos necessÃrios e especÃficos dessa Ãrea; em seguida, questiona-se a formaÃÃo do Engenheiro AgrÃnomo, sob o prisma da anÃlise freireana acerca deste problema, para assumir tambÃm o papel de educador e finaliza com um pensamento sobre a Agronomia no Brasil. Tratou-se ainda dos currÃculos no curso de Agronomia da UFC: o CurrÃculo MÃnimo (antigo) investigado neste trabalho acadÃmico e o novo currÃculo. Os dados possibilitaram longa descriÃÃo, envolvendo os sujeitos pesquisados em vÃrias questÃes pertinentes ao projeto formativo do Curso de Agronomia da UFC. Da conclusÃo, destacam-se a formaÃÃo influenciada pela tendÃncia tecnicista, docÃncia com prÃtica de ensino de concepÃÃo âbancÃriaâ, falta de aulas prÃticas e de vivÃncia com a realidade do agricultor como as maiores lacunas na formaÃÃo e, mÃxime, que o projeto formativo nÃo possibilita a profissionalidade necessÃria para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados. à consenso que o ensino de Agronomia, no formato que à praticado atualmente no CCA da UFC, nÃo vem ofertando a formaÃÃo adequada para que o profissional egresso deste Curso exercite o trabalho do AgrÃnomo como educador, dialÃgico e seja um agente transformador da realidade rural, com os agricultores. A conclusÃo oferece, ainda, algumas sugestÃes para melhorar a formaÃÃo e as contribuiÃÃes da pesquisa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5762
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147344003072