O duro aÃo da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canÃÃes do Pessoal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11041 |
Resumo: | Nesta pesquisa, analisamos como o investimento vocal, em relaÃÃo com a sua referÃncia nas cenografias, colabora com a construÃÃo do ethos do posicionamento âPessoal do CearÃâ no discurso literomusical brasileiro. Nosso suporte teÃrico à o da AnÃlise do Discurso de linha francesa, conforme delineada por Dominique Maingueneau (1996a/b, 1997, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010a/b), que propÃe os conceitos mais gerais de posicionamento e investimento, aplicados por Costa (2001, 2011) ao discurso literomusical brasileiro. Para chegarmos à caracterizaÃÃo do investimento vocal do âPessoal do CearÃâ, recorremos à referÃncia dessas vozes nas cenografias das canÃÃes, Ãs declaraÃÃes dos artistas a jornalistas, Ãs pesquisas acadÃmicas (COSTA, 2001, 2011; CASTRO, 2008) e a conceitos da Ãrea fonoaudiolÃgica (BELHAU; PONTES, 1989). Foi necessÃrio ainda adaptar os conceitos de interdiscurso e metadiscurso à anÃlise da dimensÃo vocal da canÃÃo, o que resultou nos conceitos de âintervocalidade contitutivaâ, âintervocalidade mostradaâ e âmetavocalidadeâ. AlÃm disso, analisamos a construÃÃo do ethos na articulaÃÃo do investimento vocal com a sua referÃncia na cenografia, observando como esse conceito contribui para a definiÃÃo do Pessoal do CearÃ. Desse modo chegamos as seguintes conclusÃes, respectivamente nos planos, vocal, verbal e vocoverbal das canÃÃes. A qualidade vocal anasalada e grave de Belchior e as qualidades vocais metÃlicas e agudas de Fagner bem como o emprego de recursos vocais que enfatizam tais qualidades, dentre os quais destacamos respectivamente os alongamentos de sons vocÃlicos em Belchior e de sons rascantes em Ednardo e Fagner produzem um efeito de estranheza. Em Fagner, contribuem ainda para esse estranhamento o fato de tais alongamentos serem frequentemente acompanhados por vibrato e ainda ser frequente o uso de intensidade forte nas sÃlabas âÃtonasâ que terminam as frases musicais, podendo-se ouvir tambÃm, por vezes, uma aspiraÃÃo. Nas cenografias, esse investimento vocal âestranhoâ da enunciaÃÃo à referenciado pela figura da âfacaâ, do âberroâ, pela representaÃÃo da sua produÃÃo por cordas vocais de aÃo e pela desqualificaÃÃo do canto do outro que possui caracterÃsticas opostas a essas. Portanto, pela articulaÃÃo dessas duas dimensÃes, conclui-se que hà uma reciprocidade entre o âqueâ à cantado e o âcomoâ à cantado. Desse modo, a estranheza do canto e o que à dito sobre ele sÃo partes essenciais na construÃÃo do ethos polÃmico e agressivo do posicionamento Pessoal do CearÃ, jà identificado por Costa (2001). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO duro aÃo da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canÃÃes do Pessoal do CearÃ"O duro aÃo da voz": investment vocal, scenography and ethos in songs of the "Pessoal do CearÃ"2013-02-15Nelson Barros da Costa29848938320Gerson Augusto de Oliveira Junior25878310325http://lattes.cnpq.br/4511570790619519Cibele Gadelha Bernardino21111111111http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4703882A6JoÃo Batista Costa GonÃalves37809113372Ricardo Lopes Leite44760949372http://lattes.cnpq.br/388304224814514980091008387http://lattes.cnpq.br/0588921421860420Maria das Dores Nogueira MendesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRinvestimento vocal cenografia ethos posicionamentoinvestment vocal - scenography - ethos â positioningLINGUISTICANesta pesquisa, analisamos como o investimento vocal, em relaÃÃo com a sua referÃncia nas cenografias, colabora com a construÃÃo do ethos do posicionamento âPessoal do CearÃâ no discurso literomusical brasileiro. Nosso suporte teÃrico à o da AnÃlise do Discurso de linha francesa, conforme delineada por Dominique Maingueneau (1996a/b, 1997, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010a/b), que propÃe os conceitos mais gerais de posicionamento e investimento, aplicados por Costa (2001, 2011) ao discurso literomusical brasileiro. Para chegarmos à caracterizaÃÃo do investimento vocal do âPessoal do CearÃâ, recorremos à referÃncia dessas vozes nas cenografias das canÃÃes, Ãs declaraÃÃes dos artistas a jornalistas, Ãs pesquisas acadÃmicas (COSTA, 2001, 2011; CASTRO, 2008) e a conceitos da Ãrea fonoaudiolÃgica (BELHAU; PONTES, 1989). Foi necessÃrio ainda adaptar os conceitos de interdiscurso e metadiscurso à anÃlise da dimensÃo vocal da canÃÃo, o que resultou nos conceitos de âintervocalidade contitutivaâ, âintervocalidade mostradaâ e âmetavocalidadeâ. AlÃm disso, analisamos a construÃÃo do ethos na articulaÃÃo do investimento vocal com a sua referÃncia na cenografia, observando como esse conceito contribui para a definiÃÃo do Pessoal do CearÃ. Desse modo chegamos as seguintes conclusÃes, respectivamente nos planos, vocal, verbal e vocoverbal das canÃÃes. A qualidade vocal anasalada e grave de Belchior e as qualidades vocais metÃlicas e agudas de Fagner bem como o emprego de recursos vocais que enfatizam tais qualidades, dentre os quais destacamos respectivamente os alongamentos de sons vocÃlicos em Belchior e de sons rascantes em Ednardo e Fagner produzem um efeito de estranheza. Em Fagner, contribuem ainda para esse estranhamento o fato de tais alongamentos serem frequentemente acompanhados por vibrato e ainda ser frequente o uso de intensidade forte nas sÃlabas âÃtonasâ que terminam as frases musicais, podendo-se ouvir tambÃm, por vezes, uma aspiraÃÃo. Nas cenografias, esse investimento vocal âestranhoâ da enunciaÃÃo à referenciado pela figura da âfacaâ, do âberroâ, pela representaÃÃo da sua produÃÃo por cordas vocais de aÃo e pela desqualificaÃÃo do canto do outro que possui caracterÃsticas opostas a essas. Portanto, pela articulaÃÃo dessas duas dimensÃes, conclui-se que hà uma reciprocidade entre o âqueâ à cantado e o âcomoâ à cantado. Desse modo, a estranheza do canto e o que à dito sobre ele sÃo partes essenciais na construÃÃo do ethos polÃmico e agressivo do posicionamento Pessoal do CearÃ, jà identificado por Costa (2001). In this research, we analyzed how vocal investment in relation to its reference in scenography collaborates with building the ethos of positioning "Pessoal do CearÃ" in Brazil. Our theoretical support is Discourse Analysis from French line, as delineated by Dominique Maingueneau (1996a/b, 1997, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010), which proposes the more general concepts of positioning and investment, applied by Costa (2001, 2011) to Brazilian literary musical discourse. To get to the vocal characterization investment of "Pessoal do Cearaâ, we resorted to reference these voices in the scenery of the songs, the statements from journalists and artists, the academic research (COSTA, 2001, 2011; CASTRO, 2008) and the concepts of the phonoaudiological area (BELHAU; PONTES, 1989). It was still necessary to adapt concepts of interdiscourse and metadiscourse to analysis of the song vocal dimension, which resulted in the concepts of "intervocalidade contitutiva", "intervocalidade mostrada" and "metavocalidade." Furthermore, we analyzed the construction of ethos in the articulation of vocal investment with its scenography reference, noting how this concept contributes to the definition of âPessoal do CearÃ.â Thus we achieved the following conclusions, respectively in these plans, vocal, verbal and vocoverbal of the songs. The nasal vocal quality and bass sound of singer Belchior and metal vocal qualities and treble sound of singer Fagner, as well the use of vocal resources that emphasize such qualities, among which respectively emphasize of the vowel sound elongation in Belchior and rasping sound in Ednardo and Fagner, produce an effect of strangeness. In Fagnerâs voice, also contributes for the production this strangeness the fact of such elongation is often accompanied by vibrato and still be frequent the use of high intensity in the syllables "unstressed" ending the musical phrases, and can also be heard, sometimes, an aspiration. In scenery, this vocal "strange" investment of the enunciation is referenced by the figure of the "knife", the "scream", the representation of its production by the vocal cords of steel and the disqualification of the other song that it has the opposite characteristics to those. Therefore, the articulation of these two dimensions, it is concluded that there is reciprocity between the "what" it is sung and "how" it is sung. Thus, the strangeness of the song and what is said about him are essential parts in the construction of the controversial and aggressive ethos of âPessoalâ positioning of CearÃ, already identified by Costa (2001).Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11041application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:10Zmail@mail.com - |
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Nesta pesquisa, analisamos como o investimento vocal, em relaÃÃo com a sua referÃncia nas cenografias, colabora com a construÃÃo do ethos do posicionamento âPessoal do CearÃâ no discurso literomusical brasileiro. Nosso suporte teÃrico à o da AnÃlise do Discurso de linha francesa, conforme delineada por Dominique Maingueneau (1996a/b, 1997, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010a/b), que propÃe os conceitos mais gerais de posicionamento e investimento, aplicados por Costa (2001, 2011) ao discurso literomusical brasileiro. Para chegarmos à caracterizaÃÃo do investimento vocal do âPessoal do CearÃâ, recorremos à referÃncia dessas vozes nas cenografias das canÃÃes, Ãs declaraÃÃes dos artistas a jornalistas, Ãs pesquisas acadÃmicas (COSTA, 2001, 2011; CASTRO, 2008) e a conceitos da Ãrea fonoaudiolÃgica (BELHAU; PONTES, 1989). Foi necessÃrio ainda adaptar os conceitos de interdiscurso e metadiscurso à anÃlise da dimensÃo vocal da canÃÃo, o que resultou nos conceitos de âintervocalidade contitutivaâ, âintervocalidade mostradaâ e âmetavocalidadeâ. AlÃm disso, analisamos a construÃÃo do ethos na articulaÃÃo do investimento vocal com a sua referÃncia na cenografia, observando como esse conceito contribui para a definiÃÃo do Pessoal do CearÃ. Desse modo chegamos as seguintes conclusÃes, respectivamente nos planos, vocal, verbal e vocoverbal das canÃÃes. A qualidade vocal anasalada e grave de Belchior e as qualidades vocais metÃlicas e agudas de Fagner bem como o emprego de recursos vocais que enfatizam tais qualidades, dentre os quais destacamos respectivamente os alongamentos de sons vocÃlicos em Belchior e de sons rascantes em Ednardo e Fagner produzem um efeito de estranheza. Em Fagner, contribuem ainda para esse estranhamento o fato de tais alongamentos serem frequentemente acompanhados por vibrato e ainda ser frequente o uso de intensidade forte nas sÃlabas âÃtonasâ que terminam as frases musicais, podendo-se ouvir tambÃm, por vezes, uma aspiraÃÃo. Nas cenografias, esse investimento vocal âestranhoâ da enunciaÃÃo à referenciado pela figura da âfacaâ, do âberroâ, pela representaÃÃo da sua produÃÃo por cordas vocais de aÃo e pela desqualificaÃÃo do canto do outro que possui caracterÃsticas opostas a essas. Portanto, pela articulaÃÃo dessas duas dimensÃes, conclui-se que hà uma reciprocidade entre o âqueâ à cantado e o âcomoâ à cantado. Desse modo, a estranheza do canto e o que à dito sobre ele sÃo partes essenciais na construÃÃo do ethos polÃmico e agressivo do posicionamento Pessoal do CearÃ, jà identificado por Costa (2001). |
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