Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Leite de AraÃjo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4888
Resumo: Os Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dessa visualizaÃÃo da existÃncia à o constante registro dos momentos Ãntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicaÃÃo, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporÃnea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogÃneas e de estilos visuais nÃo classificados tipologicamente. AlÃm disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socializaÃÃo virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaÃos pÃblicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso cientÃfico que lida com imagens e texto a expressÃo âvirada pictÃricaâ (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam nÃo sà o mundo e as identidades, mas tÃm um papel cada vez mais importante na construÃÃo da realidade social. Isto determina que o instantÃneo nÃo deva ser compreendido como mera repetiÃÃo e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questÃes advindas com o processo contemporÃneo de negociaÃÃo e contestaÃÃo, da representaÃÃo dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformaÃÃes que os instantÃneos contemporÃneos sofreram com a passagem do analÃgico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estÃticas e sociais do ato fotogrÃfico digital e analÃgico, realizamos uma anÃlise comparativa entre dois Ãlbuns familiares: um analÃgico e um digital.
id UFC_a38f1234f2937d75e6b9a2f15f8ac3eb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3601
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDo analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do CotidianoFrom the Analog to the digital: Transformations in the the production of the family snapshots2010-06-04Silas Josà de Paula05943973320http://lattes.cnpq.br/0602251069407718Kadma Marques Rodrigues38800128300http://lattes.cnpq.br/3107963339537100Fabiana Bruno1877101389000324910347http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=2757475124759540Camila Leite de AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRÃlbum de FamÃlia Fotografia AnalÃgica Fotografia Digital Esfera PÃblica MemÃria.Family Snapshots Analog Photograph Digital Photograph Public Sphere MemoryCOMUNICACAO VISUALOs Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dessa visualizaÃÃo da existÃncia à o constante registro dos momentos Ãntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicaÃÃo, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporÃnea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogÃneas e de estilos visuais nÃo classificados tipologicamente. AlÃm disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socializaÃÃo virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaÃos pÃblicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso cientÃfico que lida com imagens e texto a expressÃo âvirada pictÃricaâ (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam nÃo sà o mundo e as identidades, mas tÃm um papel cada vez mais importante na construÃÃo da realidade social. Isto determina que o instantÃneo nÃo deva ser compreendido como mera repetiÃÃo e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questÃes advindas com o processo contemporÃneo de negociaÃÃo e contestaÃÃo, da representaÃÃo dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformaÃÃes que os instantÃneos contemporÃneos sofreram com a passagem do analÃgico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estÃticas e sociais do ato fotogrÃfico digital e analÃgico, realizamos uma anÃlise comparativa entre dois Ãlbuns familiares: um analÃgico e um digital.The analog photo album allows us a memory of a past, within those archives we keep the picture of our beloved ones and the moments that we socially choose to represent us. Digital cameras, on the other side, provide an extensive photographic production which results in differentiated postures before the camera and extensive digital archives. One consequences of this visualization of existence is the constant recording of intimate moments, while the young legitimized digital photography as their tool of identity and communication, both featuring themselves and the contemporary image as transience and hybridity. Therefore, the contemporary is characterized by heterogeneous images with visual styles not classified topologically. Furthermore, with the digital technology arose the social virtual communities like facebook, orkut, fotolog and flickr expanded more the complexity of the process and began to exhibit the private moments in a public space. Mitchell (2005) brought to the scientific discourse which deals with imagery and text, the term âPictorial Turnâ, arguing that the images around us transform not only the world and identities, but have an increasingly important role in the construction of the social reality. This determines that the snapshot should not be understood as a mere repetition and recycling of past models, but has to deal with new issues emerging from contemporary process of negotiation and contestation, representation of the senses and pleasure. In an attempt to understand the transformations that the snapshots suffered from the transition from analog to digital, and thus understand the specific materials, aesthetic and social aspects of digital and analog photographic act, we performed a comparative analysis between two family albums: one analog and one digital.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4888application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From the Analog to the digital: Transformations in the the production of the family snapshots
title Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
spellingShingle Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
Camila Leite de AraÃjo
Ãlbum de FamÃlia
Fotografia AnalÃgica
Fotografia Digital
Esfera PÃblica
MemÃria.
Family Snapshots
Analog Photograph
Digital Photograph
Public Sphere
Memory
COMUNICACAO VISUAL
title_short Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
title_full Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
title_fullStr Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
title_full_unstemmed Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
title_sort Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano
author Camila Leite de AraÃjo
author_facet Camila Leite de AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silas Josà de Paula
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05943973320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0602251069407718
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kadma Marques Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38800128300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3107963339537100
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fabiana Bruno
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 18771013890
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00324910347
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=2757475124759540
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Leite de AraÃjo
contributor_str_mv Silas Josà de Paula
Kadma Marques Rodrigues
Fabiana Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ãlbum de FamÃlia
Fotografia AnalÃgica
Fotografia Digital
Esfera PÃblica
MemÃria.
topic Ãlbum de FamÃlia
Fotografia AnalÃgica
Fotografia Digital
Esfera PÃblica
MemÃria.
Family Snapshots
Analog Photograph
Digital Photograph
Public Sphere
Memory
COMUNICACAO VISUAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Family Snapshots
Analog Photograph
Digital Photograph
Public Sphere
Memory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO VISUAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dessa visualizaÃÃo da existÃncia à o constante registro dos momentos Ãntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicaÃÃo, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporÃnea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogÃneas e de estilos visuais nÃo classificados tipologicamente. AlÃm disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socializaÃÃo virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaÃos pÃblicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso cientÃfico que lida com imagens e texto a expressÃo âvirada pictÃricaâ (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam nÃo sà o mundo e as identidades, mas tÃm um papel cada vez mais importante na construÃÃo da realidade social. Isto determina que o instantÃneo nÃo deva ser compreendido como mera repetiÃÃo e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questÃes advindas com o processo contemporÃneo de negociaÃÃo e contestaÃÃo, da representaÃÃo dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformaÃÃes que os instantÃneos contemporÃneos sofreram com a passagem do analÃgico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estÃticas e sociais do ato fotogrÃfico digital e analÃgico, realizamos uma anÃlise comparativa entre dois Ãlbuns familiares: um analÃgico e um digital.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The analog photo album allows us a memory of a past, within those archives we keep the picture of our beloved ones and the moments that we socially choose to represent us. Digital cameras, on the other side, provide an extensive photographic production which results in differentiated postures before the camera and extensive digital archives. One consequences of this visualization of existence is the constant recording of intimate moments, while the young legitimized digital photography as their tool of identity and communication, both featuring themselves and the contemporary image as transience and hybridity. Therefore, the contemporary is characterized by heterogeneous images with visual styles not classified topologically. Furthermore, with the digital technology arose the social virtual communities like facebook, orkut, fotolog and flickr expanded more the complexity of the process and began to exhibit the private moments in a public space. Mitchell (2005) brought to the scientific discourse which deals with imagery and text, the term âPictorial Turnâ, arguing that the images around us transform not only the world and identities, but have an increasingly important role in the construction of the social reality. This determines that the snapshot should not be understood as a mere repetition and recycling of past models, but has to deal with new issues emerging from contemporary process of negotiation and contestation, representation of the senses and pleasure. In an attempt to understand the transformations that the snapshots suffered from the transition from analog to digital, and thus understand the specific materials, aesthetic and social aspects of digital and analog photographic act, we performed a comparative analysis between two family albums: one analog and one digital.
description Os Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dessa visualizaÃÃo da existÃncia à o constante registro dos momentos Ãntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicaÃÃo, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporÃnea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogÃneas e de estilos visuais nÃo classificados tipologicamente. AlÃm disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socializaÃÃo virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaÃos pÃblicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso cientÃfico que lida com imagens e texto a expressÃo âvirada pictÃricaâ (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam nÃo sà o mundo e as identidades, mas tÃm um papel cada vez mais importante na construÃÃo da realidade social. Isto determina que o instantÃneo nÃo deva ser compreendido como mera repetiÃÃo e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questÃes advindas com o processo contemporÃneo de negociaÃÃo e contestaÃÃo, da representaÃÃo dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformaÃÃes que os instantÃneos contemporÃneos sofreram com a passagem do analÃgico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estÃticas e sociais do ato fotogrÃfico digital e analÃgico, realizamos uma anÃlise comparativa entre dois Ãlbuns familiares: um analÃgico e um digital.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4888
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141273796608