Silent Screams: Trajectory and Meanings of Family Album in a Housing Complex.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Sampaio Sales
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10418
Resumo: Fotografias carregam consigo e em torno de si, pessoas, lugares onde estiveram, momentos que as atravessaram. A imagem excede Ãlbuns e ganha vida na memÃria e imaginaÃÃo dos observadores e todos que fizeram parte do contexto em que ela foi produzida. Faz-se entÃo necessÃrio que a utilizaÃÃo dessas imagens em pesquisas sociais opere num circuito mais amplo formado por esses indivÃduos, seu ambiente e sua rede de relaÃÃes. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo construir um compÃndio de palavras e imagens que busca mapear e analisar a gama das dimensÃes, significados e papÃis sociais da fotografia em uma famÃlia de classe popular, a partir de estudo de caso no Conjunto Habitacional SÃo Vicente de Paulo, localizada na cidade de Fortaleza. Ã perceptÃvel uma multiplicidade de papÃis e afetos que essas imagens mobilizam dentro de tais grupos. Quais entÃo seriam esses sentidos do arquivamento de imagens para uma famÃlia? Na intenÃÃo de conhecer o outro, observando e tentando compreender seus registros visuais de ritos, cotidiano e diferenÃas - aprofundando-se em vidas - Ã necessÃrio tambÃm olhar em volta. Sentir e perceber instantes que nÃo se revelam nem se escrevem em papÃis, pois transbordam deles e alcanÃam um campo mais complexo. Ã importante entÃo perceber que buscando compreender fotografias, podemos alcanÃar tambÃm visÃes de mundo e imagens da alma. SÃo essas as mais fortes e potentes que encontrei junto de algumas pessoas e que pretendo aqui analisar e compartilhar.
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Fotografias carregam consigo e em torno de si, pessoas, lugares onde estiveram, momentos que as atravessaram. A imagem excede Ãlbuns e ganha vida na memÃria e imaginaÃÃo dos observadores e todos que fizeram parte do contexto em que ela foi produzida. Faz-se entÃo necessÃrio que a utilizaÃÃo dessas imagens em pesquisas sociais opere num circuito mais amplo formado por esses indivÃduos, seu ambiente e sua rede de relaÃÃes. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo construir um compÃndio de palavras e imagens que busca mapear e analisar a gama das dimensÃes, significados e papÃis sociais da fotografia em uma famÃlia de classe popular, a partir de estudo de caso no Conjunto Habitacional SÃo Vicente de Paulo, localizada na cidade de Fortaleza. Ã perceptÃvel uma multiplicidade de papÃis e afetos que essas imagens mobilizam dentro de tais grupos. Quais entÃo seriam esses sentidos do arquivamento de imagens para uma famÃlia? Na intenÃÃo de conhecer o outro, observando e tentando compreender seus registros visuais de ritos, cotidiano e diferenÃas - aprofundando-se em vidas - Ã necessÃrio tambÃm olhar em volta. Sentir e perceber instantes que nÃo se revelam nem se escrevem em papÃis, pois transbordam deles e alcanÃam um campo mais complexo. Ã importante entÃo perceber que buscando compreender fotografias, podemos alcanÃar tambÃm visÃes de mundo e imagens da alma. SÃo essas as mais fortes e potentes que encontrei junto de algumas pessoas e que pretendo aqui analisar e compartilhar.
description Fotografias carregam consigo e em torno de si, pessoas, lugares onde estiveram, momentos que as atravessaram. A imagem excede Ãlbuns e ganha vida na memÃria e imaginaÃÃo dos observadores e todos que fizeram parte do contexto em que ela foi produzida. Faz-se entÃo necessÃrio que a utilizaÃÃo dessas imagens em pesquisas sociais opere num circuito mais amplo formado por esses indivÃduos, seu ambiente e sua rede de relaÃÃes. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo construir um compÃndio de palavras e imagens que busca mapear e analisar a gama das dimensÃes, significados e papÃis sociais da fotografia em uma famÃlia de classe popular, a partir de estudo de caso no Conjunto Habitacional SÃo Vicente de Paulo, localizada na cidade de Fortaleza. Ã perceptÃvel uma multiplicidade de papÃis e afetos que essas imagens mobilizam dentro de tais grupos. Quais entÃo seriam esses sentidos do arquivamento de imagens para uma famÃlia? Na intenÃÃo de conhecer o outro, observando e tentando compreender seus registros visuais de ritos, cotidiano e diferenÃas - aprofundando-se em vidas - Ã necessÃrio tambÃm olhar em volta. Sentir e perceber instantes que nÃo se revelam nem se escrevem em papÃis, pois transbordam deles e alcanÃam um campo mais complexo. Ã importante entÃo perceber que buscando compreender fotografias, podemos alcanÃar tambÃm visÃes de mundo e imagens da alma. SÃo essas as mais fortes e potentes que encontrei junto de algumas pessoas e que pretendo aqui analisar e compartilhar.
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