AlÃm da cruz e da espada : acerca dos resÃduos clÃssicos d'a demanda do Santo Graal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11702 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principais objetivos apontar os trechos de teor clÃssico presentes n' A Demanda do Santo Graal (ediÃÃo portuguesa), novela de cavalaria da primeira metade do sÃculo XIII, e explicar o porquà de excertos dessa natureza no Ãmbito da obra literÃria em questÃo. Procura, ainda, mostrar de que modo a Idade MÃdia realiza uma retomada de valores da AntigÃidade clÃssica; sobretudo no que concerne à postura do cavaleiro medieval: chegou-se à conclusÃo de que este tinha o herÃi que se movimenta nas epopÃias e nos mitos greco-romanos como ideal de bravura, de virtude e de lealdade, bem como à de que o imaginÃrio deste (ou âcriado em torno desteâ) era praticamente o mesmo daquele, por conta da semelhanÃa existente entre os contextos histÃrico-literÃrios em que surgiram ambos. A teoria que serve de base para a realizaÃÃo deste trabalho à a da Residualidade, elaborada por Roberto Pontes, crÃtico, ensaÃsta e professor da graduaÃÃo e do programa de pÃs-graduaÃÃo em Letras da Universidade Federal do Cearà â UFC. Durante a pesquisa, os conceitos de imaginÃrio e residual, propostos, respectivamente, pela Ãcole des Annales e por Raymond Williams, crÃtico literÃrio de orientaÃÃo marxista, fazem-se tambÃm presentes. No que concerne à metodologia, deve-se dizer que a pesquisa foi realizada, basicamente, por meio da leitura de clÃssicos da Literatura das antigas GrÃcia e Roma (IlÃada e OdissÃia, de Homero; Eneida, de VirgÃlio; e Metamorfoses, de OvÃdio) e de novelas de cavalaria portuguesas (Amadis de Gaula e, principalmente, A Demanda do Santo Graal), bem como por meio da Literatura Comparada, visto que houve um trabalho de confronto entre esses textos. Por fim, esta investigaÃÃo mostra-se relevante à comunidade acadÃmica porque aborda, numa novela tipicamente medieval e cristà (estamos falando d‟A Demanda do Santo Graal), um importante aspecto das novelas de cavalaria: o clÃssico, tÃo negligenciado pela maioria dos estudiosos que se debruÃam sobre as novelas do ciclo bretÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlÃm da cruz e da espada : acerca dos resÃduos clÃssicos d'a demanda do Santo GraalBeyond the Cross and Sword: about waste classics of the Holy Grail 2010-08-16Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros02182823387Orlando Luiz de AraÃjo32546980378http://lattes.cnpq.br/2680403686223727 Josà Rodrigues de Paiva03208427468http://lattes.cnpq.br/430169554690910486483196334http://lattes.cnpq.br/4144397042110011Josà William Craveiro TorresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBR Graal Mitologia ResidualidadeMentalidade Mythology ResidualityImaginary Chivalry GrailLITERATURA COMPARADAO presente trabalho tem como principais objetivos apontar os trechos de teor clÃssico presentes n' A Demanda do Santo Graal (ediÃÃo portuguesa), novela de cavalaria da primeira metade do sÃculo XIII, e explicar o porquà de excertos dessa natureza no Ãmbito da obra literÃria em questÃo. Procura, ainda, mostrar de que modo a Idade MÃdia realiza uma retomada de valores da AntigÃidade clÃssica; sobretudo no que concerne à postura do cavaleiro medieval: chegou-se à conclusÃo de que este tinha o herÃi que se movimenta nas epopÃias e nos mitos greco-romanos como ideal de bravura, de virtude e de lealdade, bem como à de que o imaginÃrio deste (ou âcriado em torno desteâ) era praticamente o mesmo daquele, por conta da semelhanÃa existente entre os contextos histÃrico-literÃrios em que surgiram ambos. A teoria que serve de base para a realizaÃÃo deste trabalho à a da Residualidade, elaborada por Roberto Pontes, crÃtico, ensaÃsta e professor da graduaÃÃo e do programa de pÃs-graduaÃÃo em Letras da Universidade Federal do Cearà â UFC. Durante a pesquisa, os conceitos de imaginÃrio e residual, propostos, respectivamente, pela Ãcole des Annales e por Raymond Williams, crÃtico literÃrio de orientaÃÃo marxista, fazem-se tambÃm presentes. No que concerne à metodologia, deve-se dizer que a pesquisa foi realizada, basicamente, por meio da leitura de clÃssicos da Literatura das antigas GrÃcia e Roma (IlÃada e OdissÃia, de Homero; Eneida, de VirgÃlio; e Metamorfoses, de OvÃdio) e de novelas de cavalaria portuguesas (Amadis de Gaula e, principalmente, A Demanda do Santo Graal), bem como por meio da Literatura Comparada, visto que houve um trabalho de confronto entre esses textos. Por fim, esta investigaÃÃo mostra-se relevante à comunidade acadÃmica porque aborda, numa novela tipicamente medieval e cristà (estamos falando d‟A Demanda do Santo Graal), um importante aspecto das novelas de cavalaria: o clÃssico, tÃo negligenciado pela maioria dos estudiosos que se debruÃam sobre as novelas do ciclo bretÃo.The present work has as main objective to point the passages of classic content presented in the medieval novel A Demanda do Santo Graal (portuguese edition of The Quest for the Holy Grail), a novel about chivalry of the first half of the thirteenth century, in order to explain the reason why exist these passages in the novel in question. Another objective is to show how the Middle Ages realize a retaking of values of classical Antiquity. especially with regard to the attitude of the medieval knight: this was the greek hero (or roman hero) as the ideal of bravery, virtue and loyalty; the imaginary of medieval cavalier (or "the imaginary created around of the medieval knight") was practically the same imaginary of greek hero (or roman hero), because of the similarity between the historical and literary context in which they both arose. The theory that underpins this work is the Teoria da Residualidade, created by Robe1to Pontes, critic, essayist and professor of Literature of the Universidade Federal doo Cearà - UFC. During the research, the concepts of imaginary and residual, proposed respectively by the Ãcole des Annales and Raymond Williams, a marxist literary critic, are also present. With regard to the methodology, it must be said that the research was conducted, at first, through readings of classics of the ancient Literature (Homer's Iliand and Odyssey, Vergil's Aeneid and Ovid's Metamorphoses) and portuguese novels about chivalry (Amadis de Gaula and, especially, A Demanda do Santo Graal) and through comparative literature, since there was a work of comparison between these texts. Finally, this research is relevant to the academic community because in mentions, in a medieval and christian novel (A Demanda do Santo Graal), an important aspect of the novels about chivalry: the classic, so much neglected by most scholars which deal with the novels of the breton cycle. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11702application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:12Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho tem como principais objetivos apontar os trechos de teor clÃssico presentes n' A Demanda do Santo Graal (ediÃÃo portuguesa), novela de cavalaria da primeira metade do sÃculo XIII, e explicar o porquà de excertos dessa natureza no Ãmbito da obra literÃria em questÃo. Procura, ainda, mostrar de que modo a Idade MÃdia realiza uma retomada de valores da AntigÃidade clÃssica; sobretudo no que concerne à postura do cavaleiro medieval: chegou-se à conclusÃo de que este tinha o herÃi que se movimenta nas epopÃias e nos mitos greco-romanos como ideal de bravura, de virtude e de lealdade, bem como à de que o imaginÃrio deste (ou âcriado em torno desteâ) era praticamente o mesmo daquele, por conta da semelhanÃa existente entre os contextos histÃrico-literÃrios em que surgiram ambos. A teoria que serve de base para a realizaÃÃo deste trabalho à a da Residualidade, elaborada por Roberto Pontes, crÃtico, ensaÃsta e professor da graduaÃÃo e do programa de pÃs-graduaÃÃo em Letras da Universidade Federal do Cearà â UFC. Durante a pesquisa, os conceitos de imaginÃrio e residual, propostos, respectivamente, pela Ãcole des Annales e por Raymond Williams, crÃtico literÃrio de orientaÃÃo marxista, fazem-se tambÃm presentes. No que concerne à metodologia, deve-se dizer que a pesquisa foi realizada, basicamente, por meio da leitura de clÃssicos da Literatura das antigas GrÃcia e Roma (IlÃada e OdissÃia, de Homero; Eneida, de VirgÃlio; e Metamorfoses, de OvÃdio) e de novelas de cavalaria portuguesas (Amadis de Gaula e, principalmente, A Demanda do Santo Graal), bem como por meio da Literatura Comparada, visto que houve um trabalho de confronto entre esses textos. Por fim, esta investigaÃÃo mostra-se relevante à comunidade acadÃmica porque aborda, numa novela tipicamente medieval e cristà (estamos falando d‟A Demanda do Santo Graal), um importante aspecto das novelas de cavalaria: o clÃssico, tÃo negligenciado pela maioria dos estudiosos que se debruÃam sobre as novelas do ciclo bretÃo. |
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