Os matizes entre o dito e o nÃo-dito: mistÃrio silencioso em Bartleby, Billy Budd e Benito Cereno, de Herman Melville.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13681 |
Resumo: | LâÃcriture de Melville, mÃme aprÃs tout le temps passà et avec diverses interprÃtations, alaissà inquiets les lecteurs et la critique. Pour cela, afin de prÃserver ce qui la permet survivre, nous nâavons pas comme but Ãpuiser les visions possibles de lâoeuvre, bien au contraire, on prÃtend contribuer à lâoverture des possibilitÃs et des vÃritÃs à propos du dit e du non-dit prÃsent chez lâoeuvre de lâÃcrivain amÃricain, en ce que concerne les livres Bartleby, lâÃcrivain, Benito Cereno et Billy Budd. Dans notre Ãtude, le but central est penser les trois Ãcritures de Herman Melville à partir de leurs personnages-titres, mais qui ne sont pas les narrateurs de lâhistoire, de faÃon à perdre le pouvoir de dominer le destin de lâÃcriture. De telle faÃon, les personnages donnent plutÃt des indices que des paroles concrÃtes et sont entre le dit et le non-dit |
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A escrita de Melville, mesmo com o passar do tempo e apesar de tantas anÃlises de suas obras, ainda nÃo deixou de inquietar leitores e estudiosos. Por essa razÃo, para preservar o que na obra literÃria faz dela sobrevivente, o objetivo de nosso estudo nÃo à de forma alguma esgotar as visÃes que as obras permitem; pelo contrÃrio, pretendemos contribuir para a abertura de mais possibilidades de questionamentos e de verdades acerca do dito e do nÃo-dito intrÃnseco Ãs obras do escritor estadunidense, no que concerne ao estudo de Bartleby, o escrivÃo, Benito Cereno e Billy Budd. Objetivamos em nossa dissertaÃÃo investigar na escrita de Herman Melville os aspectos relacionados Ãs personagens, as quais possuem destaque no tÃtulo de cada obra, mas nunca sÃo narradoras de sua histÃria, de modo que sÃo incapazes de ter domÃnio sobre ela. Nesse sentido, as personagens mais insinuam do que realmente dizem, estÃo no limite entre o dito e o nÃo-dito. |
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