MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Kellen de Souza Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7463
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a63027329837841f243c78f3b598fd31
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5296
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em FortalezaMemories of MOBRAL literacy teachers in Fortaleza2012-04-20Francisco Ari de Andrade16576381387Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/980251436317831174626906320http://lattes.cnpq.br/8487696895965022 Luciana Kellen de Souza GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Mobral HistÃria MemÃria ProfessoraMobral History Memory TeacherEDUCACAOnÃo hÃO presente estudo propÃe recompor a histÃria do MOBRAL em Fortaleza na dÃcada de 1970, a partir das memÃrias das professoras que lecionaram na Ãpoca. O presente estudo aborda as bases polÃticas, filosÃficas do MOBRAL, a partir da anÃlise das concepÃÃes de alfabetizaÃÃo de Jovens e Adultos ao longo da HistÃria da EducaÃÃo no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base nas lembranÃas de antigas professoras do MOBRAL, apresentando o cotidiano dessa experiÃncia, desconsideradas/esquecidas durante muito tempo como um territÃrio de construÃÃo da memÃria histÃrica. Assim, elegemos como abordagem para esse estudo a histÃria oral (entrevistas com ex-professoras do MOBRAL), bem como a anÃlise de documentos oficiais do MOBRAL, os anuÃrios e tabelas do IBGE. Segundo Le Goff (1990), a histÃria do cotidiano, nasce do cruzamento da histÃria com outras Ãreas e manifesta uma perspectiva diferente baseada na memÃria. à exatamente o registro da memÃria viva que lhe confere peculiaridade e singularidade. Desta feita, a histÃria, memÃria e esquecimentos da EducaÃÃo do MOBRAL em Fortaleza habita nas memÃrias das professoras, mestres que, dia a dia, deparam-se com as adversidades, angÃstias e vitÃrias do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos no sistema formal de ensino. A histÃria do MOBRAL à narrada a partir do relato de quem viveu e registrada a partir de uma pesquisa sÃcio-histÃrica, onde as professoras, como sujeitos escolares, socializaram o registro de suas percepÃÃes, conjecturas, pensamentos e memÃrias sobre o MOBRAL e tiveram garantidas a sua versÃo histÃrica sobre um programa governamental de grande impacto na trajetÃria de educaÃÃo de Jovens e Adultos no Brasil. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7463application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Memories of MOBRAL literacy teachers in Fortaleza
title MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
spellingShingle MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
Luciana Kellen de Souza Gomes
Mobral
HistÃria
MemÃria
Professora
Mobral
History
Memory
Teacher
EDUCACAO
title_short MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
title_full MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
title_fullStr MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
title_full_unstemmed MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
title_sort MemÃrias de professoras alfabetizadoras do MOBRAL em Fortaleza
author Luciana Kellen de Souza Gomes
author_facet Luciana Kellen de Souza Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Geny Lustosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35755415315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 74626906320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8487696895965022
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Kellen de Souza Gomes
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Josà RogÃrio Santana
Francisca Geny Lustosa
dc.subject.por.fl_str_mv Mobral
HistÃria
MemÃria
Professora
topic Mobral
HistÃria
MemÃria
Professora
Mobral
History
Memory
Teacher
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobral
History
Memory
Teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo propÃe recompor a histÃria do MOBRAL em Fortaleza na dÃcada de 1970, a partir das memÃrias das professoras que lecionaram na Ãpoca. O presente estudo aborda as bases polÃticas, filosÃficas do MOBRAL, a partir da anÃlise das concepÃÃes de alfabetizaÃÃo de Jovens e Adultos ao longo da HistÃria da EducaÃÃo no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base nas lembranÃas de antigas professoras do MOBRAL, apresentando o cotidiano dessa experiÃncia, desconsideradas/esquecidas durante muito tempo como um territÃrio de construÃÃo da memÃria histÃrica. Assim, elegemos como abordagem para esse estudo a histÃria oral (entrevistas com ex-professoras do MOBRAL), bem como a anÃlise de documentos oficiais do MOBRAL, os anuÃrios e tabelas do IBGE. Segundo Le Goff (1990), a histÃria do cotidiano, nasce do cruzamento da histÃria com outras Ãreas e manifesta uma perspectiva diferente baseada na memÃria. Ã exatamente o registro da memÃria viva que lhe confere peculiaridade e singularidade. Desta feita, a histÃria, memÃria e esquecimentos da EducaÃÃo do MOBRAL em Fortaleza habita nas memÃrias das professoras, mestres que, dia a dia, deparam-se com as adversidades, angÃstias e vitÃrias do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos no sistema formal de ensino. A histÃria do MOBRAL Ã narrada a partir do relato de quem viveu e registrada a partir de uma pesquisa sÃcio-histÃrica, onde as professoras, como sujeitos escolares, socializaram o registro de suas percepÃÃes, conjecturas, pensamentos e memÃrias sobre o MOBRAL e tiveram garantidas a sua versÃo histÃrica sobre um programa governamental de grande impacto na trajetÃria de educaÃÃo de Jovens e Adultos no Brasil.
description nÃo hÃ
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7463
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295164102344704