Processos de aprendizagem e criaÃÃo em danÃas afroancestrais: proposiÃÃes pedagÃgicas e modos de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerson Carlos Matias de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20689
Resumo: Minha dissertaÃÃo se propÃe compartilhar proposiÃÃes pedagÃgicas de ensino-aprendizagem-criaÃÃo em danÃas afroancestrais, resultantes de experimentos e sistematizaÃÃes de exercÃcios corporais desenvolvidos com/por educadores/as atuantes em escolas pÃblicas, grupos/companhias artÃsticas e projetos culturais, no curso de extensÃo: âCorporeidades afroancestrais na cena contemporÃneaâ, onde me utilizei das bases metodolÃgicas de ensino construÃdas pela Cia Balà BaiÃo no Ponto de Cultura GalpÃo da Cena, Itapipoca CE e os princÃpios da Pretagogia, referencial teÃrico-metodolÃgico desenvolvido por Sandra Petit junto com o NACE (NÃcleo das Africanidades Cearenses/ NACE-UFC). O curso possibilitou a vivÃncia e catalogaÃÃo de exercÃcios e jogos corporais de cunho didÃtico que empoderam o/a educador/a danÃante para contribuir de maneira efetiva e integral junto à prÃticas transdisciplinares de danÃas afroancestrais em Ãmbito educacional formal e nÃo-formal, assumindo uma postura de sujeito ativo que danÃa junto com os/as educandos/as, testemunhando pelo corpo as suas prÃprias singularidades afro danÃantes e possibilitando que a danÃa seja uma vivÃncia educacional continuada favorÃvel ao desenvolvimento das autonomias danÃantes de todos os corpos, rompendo com o conceito eurocÃntrico que limita-se ao treinamento ou reproduÃÃo de passos a serem seguidos e reproduzidos. Para Paulo Freire (2000), um processo de ensino-aprendizagem nÃo se constitui com âtransferÃncias de saberesâ ou ârepetiÃÃes mecÃnicasâ. A pesquisa edificada ao longo do curso gerou experiÃncias de empoderamento e emancipaÃÃo dos/as educadores/as danÃantes à proporÃÃo que permitiram-se danÃar os seus mitos pessoais, suas histÃrias de vida, memÃrias, desejos, esperanÃas e militÃncias por meio de suas singularidades e subjetividades corporais, experimentando Ser em comunidade, Ser em conexÃo danÃante com o outro/diferente. Nesse percurso investigativo se sobrepuseram as seguintes questÃes: Que proposiÃÃes pedagÃgicas e/ou prÃticas danÃantes podem contribuir com a reconexÃo afroancestral do corpo contemporÃneo? De que maneiras as danÃas afroancestrais podem contribuir com processos de ensino-aprendizagem-criaÃÃo nos contextos da educaÃÃo formal e nÃo formal?
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O curso possibilitou a vivÃncia e catalogaÃÃo de exercÃcios e jogos corporais de cunho didÃtico que empoderam o/a educador/a danÃante para contribuir de maneira efetiva e integral junto à prÃticas transdisciplinares de danÃas afroancestrais em Ãmbito educacional formal e nÃo-formal, assumindo uma postura de sujeito ativo que danÃa junto com os/as educandos/as, testemunhando pelo corpo as suas prÃprias singularidades afro danÃantes e possibilitando que a danÃa seja uma vivÃncia educacional continuada favorÃvel ao desenvolvimento das autonomias danÃantes de todos os corpos, rompendo com o conceito eurocÃntrico que limita-se ao treinamento ou reproduÃÃo de passos a serem seguidos e reproduzidos. Para Paulo Freire (2000), um processo de ensino-aprendizagem nÃo se constitui com âtransferÃncias de saberesâ ou ârepetiÃÃes mecÃnicasâ. A pesquisa edificada ao longo do curso gerou experiÃncias de empoderamento e emancipaÃÃo dos/as educadores/as danÃantes à proporÃÃo que permitiram-se danÃar os seus mitos pessoais, suas histÃrias de vida, memÃrias, desejos, esperanÃas e militÃncias por meio de suas singularidades e subjetividades corporais, experimentando Ser em comunidade, Ser em conexÃo danÃante com o outro/diferente. Nesse percurso investigativo se sobrepuseram as seguintes questÃes: Que proposiÃÃes pedagÃgicas e/ou prÃticas danÃantes podem contribuir com a reconexÃo afroancestral do corpo contemporÃneo? De que maneiras as danÃas afroancestrais podem contribuir com processos de ensino-aprendizagem-criaÃÃo nos contextos da educaÃÃo formal e nÃo formal? My dissertation proposes to share pedagogical propositions of teaching-learning-creation in Afro-Canadian dances, resulting from experiments and systematizations of corporal exercises developed with / by educators in public schools, artistic groups / companies and cultural projects, in the extension course: "Afro-American corporations in the contemporary scene", where I used the methodological bases of teaching constructed by Cia Balà BaiÃo in the Culture Point GalpÃo da Cena, Itapipoca CE and the principles of Pretagogy, a theoretical-methodological framework developed by Sandra Petit together with NACE Nucleus of the Africanities of Cearà / NACE-UFC). The course made possible the experience and cataloging of exercises and didactic corporal games that empower the educator to dance in an effective and integral way with the transdisciplinary practices of Afro-Canadian dances in a formal and non-formal educational context, assuming a posture of an active subject who dances along with the students, witnessing to the body their own African dance singularities and enabling dance to be a continuous educational experience favorable to the development of the dancing autonomy of all bodies, breaking with the Eurocentric concept that is limited to the training or reproduction of steps to be followed and reproduced. For Paulo Freire (2000), a process of teaching-learning does not constitute with "transfers of knowledge" or "mechanical repetitions". The research built throughout the course generated experiences of empowerment and emancipation of the educators to the extent that they allowed themselves to dance their personal myths, their life histories, memories, desires, hopes and militants through their singularities and bodily subjectivities, experiencing Being in community, Being in connection with each other / different dance. In this investigative route the following questions were superimposed: What pedagogical propositions and / or dancing practices can contribute to the African-American reconnection of the contemporary body? 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