Para uma Pedagogia da DanÃa ContemporÃnea: as ProposiÃÃes de William Forsythe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10708
Resumo: In the late nineteenth century, modern dance emerges as a critique of modeled and disciplinar body of the academic dance. Since then, listening to the body is the condition for new ways to move: the dance is affirmed as having a logic of immanent and current forces and sensations, and a poetic attentive to the presence dimension of the moving body. The Western dance â the pioneer modern dance and the so called American postmodern â witness the gradual establishment of difference in bodies, movements and scenes; today, any movement of any body can dance. Faced with an understanding of dance scenic secularly established as synonymous with ballet, such a possibility has artistic and pedagogical implications. Here, we treat therefore the emergence of a new status of the body, as well as some poetic strategies to deflect it from the movement habits and codes contained therein. In this sense, the term device â present in different philosophical matrices â is used as key to thinking aesthetic, political and pedagogical propositions by choreographer William Forsythe, whose work indispose settings of classical ballet and the unity of its models in favor of a poetics of multiple bodies and moving modes.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPara uma Pedagogia da DanÃa ContemporÃnea: as ProposiÃÃes de William Forsythe For a Contemporary Dance Pedagogy: William Forsythe's propositions2013-02-20Homero LuÃs Alves de Lima07051768867http://lattes.cnpq.br/6030599734012111 Cristiane Maria Marinho13968882334http://lattes.cnpq.br/5436768125786693Sylvia Beatriz Bezerra Furtado12012572391http://lattes.cnpq.br/4063502391331604Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/431523341022833880163661715http://lattes.cnpq.br/3414261206382998Paulo SÃrgio Caldas de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCorpo DanÃa contemporÃnea Dispositivo ForsytheBody Contemporary dance Device ForsytheEDUCACAOIn the late nineteenth century, modern dance emerges as a critique of modeled and disciplinar body of the academic dance. Since then, listening to the body is the condition for new ways to move: the dance is affirmed as having a logic of immanent and current forces and sensations, and a poetic attentive to the presence dimension of the moving body. The Western dance â the pioneer modern dance and the so called American postmodern â witness the gradual establishment of difference in bodies, movements and scenes; today, any movement of any body can dance. Faced with an understanding of dance scenic secularly established as synonymous with ballet, such a possibility has artistic and pedagogical implications. Here, we treat therefore the emergence of a new status of the body, as well as some poetic strategies to deflect it from the movement habits and codes contained therein. In this sense, the term device â present in different philosophical matrices â is used as key to thinking aesthetic, political and pedagogical propositions by choreographer William Forsythe, whose work indispose settings of classical ballet and the unity of its models in favor of a poetics of multiple bodies and moving modes. Em finais do sÃculo XIX, a danÃa moderna emerge como uma crÃtica ao corpo modelar e disciplinar da danÃa acadÃmica. Desde aÃ, a escuta do corpo à condiÃÃo de novos modos de mover: a danÃa à afirmada como portadora de uma lÃgica imanente e atual de forÃas e sensaÃÃes, como uma poÃtica atenta à dimensÃo presente do corpo em movimento. A danÃa ocidental â das pioneiras modernas à chamada postmodern dance americana â testemunha o gradual estabelecimento da diferenÃa nos modos de mover, nos corpos e nas cenas; no limite, hoje, um movimento qualquer de um corpo qualquer pode ser danÃa. Confrontada com uma compreensÃo da danÃa cÃnica estabelecida secularmente como sinÃnima de balÃ, uma tal possibilidade traz implicaÃÃes artÃsticas e pedagÃgicas. Aqui, tratamos, portanto, da emergÃncia de um novo estatuto do corpo, assim como de algumas estratÃgias poÃticas para desviÃ-lo dos hÃbitos e cÃdigos de movimento nele inscritos. Neste sentido, o termo dispositivo â presente em diferentes matrizes filosÃficas â à utilizado como chave para pensar as proposiÃÃes estÃticas, polÃticas e pedagÃgicas do coreÃgrafo William Forsythe, cuja obra indispÃe configuraÃÃes do balà clÃssico e a unidade de seus modelos em favor de uma poÃtica de corpos e modos de mover mÃltiplos. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10708application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:51Zmail@mail.com -
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Em finais do sÃculo XIX, a danÃa moderna emerge como uma crÃtica ao corpo modelar e disciplinar da danÃa acadÃmica. Desde aÃ, a escuta do corpo à condiÃÃo de novos modos de mover: a danÃa à afirmada como portadora de uma lÃgica imanente e atual de forÃas e sensaÃÃes, como uma poÃtica atenta à dimensÃo presente do corpo em movimento. A danÃa ocidental â das pioneiras modernas à chamada postmodern dance americana â testemunha o gradual estabelecimento da diferenÃa nos modos de mover, nos corpos e nas cenas; no limite, hoje, um movimento qualquer de um corpo qualquer pode ser danÃa. Confrontada com uma compreensÃo da danÃa cÃnica estabelecida secularmente como sinÃnima de balÃ, uma tal possibilidade traz implicaÃÃes artÃsticas e pedagÃgicas. Aqui, tratamos, portanto, da emergÃncia de um novo estatuto do corpo, assim como de algumas estratÃgias poÃticas para desviÃ-lo dos hÃbitos e cÃdigos de movimento nele inscritos. Neste sentido, o termo dispositivo â presente em diferentes matrizes filosÃficas â à utilizado como chave para pensar as proposiÃÃes estÃticas, polÃticas e pedagÃgicas do coreÃgrafo William Forsythe, cuja obra indispÃe configuraÃÃes do balà clÃssico e a unidade de seus modelos em favor de uma poÃtica de corpos e modos de mover mÃltiplos.
description In the late nineteenth century, modern dance emerges as a critique of modeled and disciplinar body of the academic dance. Since then, listening to the body is the condition for new ways to move: the dance is affirmed as having a logic of immanent and current forces and sensations, and a poetic attentive to the presence dimension of the moving body. The Western dance â the pioneer modern dance and the so called American postmodern â witness the gradual establishment of difference in bodies, movements and scenes; today, any movement of any body can dance. Faced with an understanding of dance scenic secularly established as synonymous with ballet, such a possibility has artistic and pedagogical implications. Here, we treat therefore the emergence of a new status of the body, as well as some poetic strategies to deflect it from the movement habits and codes contained therein. In this sense, the term device â present in different philosophical matrices â is used as key to thinking aesthetic, political and pedagogical propositions by choreographer William Forsythe, whose work indispose settings of classical ballet and the unity of its models in favor of a poetics of multiple bodies and moving modes.
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