e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neidimar Lopes Matias de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11561
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a8bf9a8c26fc151e1357459efd277768
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7851
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesise-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.e-TEC Brazil and curriculum reference professional technical distance education: an analysis in IFCE2014-04-03Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Herminio Borges Neto01362062391Luiz Botelho Albuquerque00200220187Suzana Maria Capelo Borges2625384433473877042368http://lattes.cnpq.br/8035020309840383Neidimar Lopes Matias de PaulaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR CurrÃculo EducaÃÃo Profissional EducaÃÃo a DistÃncia Curriculum Professional Education Distance EducationEDUCACAOnÃo hà O CurrÃculo ReferÃncia do sistema e-Tec Brasil à um documento que foi elaborado por vÃrios pesquisadores da EducaÃÃo Profissional do Brasil com o fim de tornar-se referÃncia para a construÃÃo de projetos pedagÃgicos de todos os cursos tÃcnicos da Rede Federal de Ensino. A presente pesquisa tem como propÃsito maior analisar a influÃncia do CurrÃculo ReferÃncia do Sistema e-Tec Brasil sobre o CurrÃculo em AÃÃo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE â Campus Fortaleza na modalidade a DistÃncia. As investigaÃÃes giram em torno de dois objetivos especÃficos: Identificar (des) conexÃes entre os dois documentos e investigar se o CurrÃculo em AÃÃo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE â Campus Fortaleza na modalidade a DistÃncia leva em consideraÃÃo as perspectivas dos alunos. Està centrada na teoria PÃs-CrÃtica do CurrÃculo com base em autores que buscam uma reflexÃo sobre esse artefato social na perspectiva contemporÃnea. Apresenta uma revisÃo de literatura voltada para as trÃs categorias analisadas: CurrÃculo, EducaÃÃo Profissional e EducaÃÃo a DistÃncia. O estudo caracteriza-se como Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, fazendo uso das tÃcnicas de observaÃÃo participante, questionÃrio, anÃlise documental e entrevistas. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, trÃs professores e um coordenador. Os resultados apontam que o O CurrÃculo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE na modalidade a DistÃncia encontra-se plenamente acordado com o CurrÃculo ReferÃncia do Sistema e-Tec Brasil, apresentando as mesmas disciplinas, o mesmo perfil profissional e as mesmas competÃncias. O que difere à a Ãnfase dada a determinados conteÃdos. Em relaÃÃo ao CurrÃculo em AÃÃo, percebemos alguns descompassos entre o desenvolvimento de algumas disciplinas e a perspectiva dos alunos. Na opiniÃo destes, toda a estruturaÃÃo do currÃculo, no que se refere à escolha dessas disciplinas que compÃem a matriz, condiz com o perfil profissional desejado por eles. Entretanto, o desdobramento dessas, nem sempre atende Ãs expectativas dos alunos, pois, segundo estes, falta competÃncia pedagÃgica em alguns profissionais para dar o devido tratamento a determinados conteÃdos. ConcluÃmos que o estudo trouxe como contribuiÃÃo a possibilidade de fomentar a discussÃo sobre as polÃticas educacionais brasileiras mais recentes em torno do Sistema e-Tec, alÃm de evidenciar a necessidade de outras pesquisas que possam disseminar e aperfeiÃoar as reflexÃes e conclusÃes que este estudo permitiu. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11561application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:26Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv e-TEC Brazil and curriculum reference professional technical distance education: an analysis in IFCE
title e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
spellingShingle e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
Neidimar Lopes Matias de Paula
CurrÃculo
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
Curriculum
Professional Education
Distance Education
EDUCACAO
title_short e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
title_full e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
title_fullStr e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
title_full_unstemmed e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
title_sort e-TEC Brasil e o CurrÃculo ReferÃncia da EducaÃÃo Profissional TÃcnica a DistÃncia: uma anÃlise no IFCE.
author Neidimar Lopes Matias de Paula
author_facet Neidimar Lopes Matias de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Suzana Maria Capelo Borges
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26253844334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73877042368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8035020309840383
dc.contributor.author.fl_str_mv Neidimar Lopes Matias de Paula
contributor_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
Herminio Borges Neto
Luiz Botelho Albuquerque
Suzana Maria Capelo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv CurrÃculo
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
topic CurrÃculo
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
Curriculum
Professional Education
Distance Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Professional Education
Distance Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O CurrÃculo ReferÃncia do sistema e-Tec Brasil à um documento que foi elaborado por vÃrios pesquisadores da EducaÃÃo Profissional do Brasil com o fim de tornar-se referÃncia para a construÃÃo de projetos pedagÃgicos de todos os cursos tÃcnicos da Rede Federal de Ensino. A presente pesquisa tem como propÃsito maior analisar a influÃncia do CurrÃculo ReferÃncia do Sistema e-Tec Brasil sobre o CurrÃculo em AÃÃo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE â Campus Fortaleza na modalidade a DistÃncia. As investigaÃÃes giram em torno de dois objetivos especÃficos: Identificar (des) conexÃes entre os dois documentos e investigar se o CurrÃculo em AÃÃo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE â Campus Fortaleza na modalidade a DistÃncia leva em consideraÃÃo as perspectivas dos alunos. Està centrada na teoria PÃs-CrÃtica do CurrÃculo com base em autores que buscam uma reflexÃo sobre esse artefato social na perspectiva contemporÃnea. Apresenta uma revisÃo de literatura voltada para as trÃs categorias analisadas: CurrÃculo, EducaÃÃo Profissional e EducaÃÃo a DistÃncia. O estudo caracteriza-se como Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, fazendo uso das tÃcnicas de observaÃÃo participante, questionÃrio, anÃlise documental e entrevistas. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, trÃs professores e um coordenador. Os resultados apontam que o O CurrÃculo do curso TÃcnico em SeguranÃa do Trabalho do IFCE na modalidade a DistÃncia encontra-se plenamente acordado com o CurrÃculo ReferÃncia do Sistema e-Tec Brasil, apresentando as mesmas disciplinas, o mesmo perfil profissional e as mesmas competÃncias. O que difere à a Ãnfase dada a determinados conteÃdos. Em relaÃÃo ao CurrÃculo em AÃÃo, percebemos alguns descompassos entre o desenvolvimento de algumas disciplinas e a perspectiva dos alunos. Na opiniÃo destes, toda a estruturaÃÃo do currÃculo, no que se refere à escolha dessas disciplinas que compÃem a matriz, condiz com o perfil profissional desejado por eles. Entretanto, o desdobramento dessas, nem sempre atende Ãs expectativas dos alunos, pois, segundo estes, falta competÃncia pedagÃgica em alguns profissionais para dar o devido tratamento a determinados conteÃdos. ConcluÃmos que o estudo trouxe como contribuiÃÃo a possibilidade de fomentar a discussÃo sobre as polÃticas educacionais brasileiras mais recentes em torno do Sistema e-Tec, alÃm de evidenciar a necessidade de outras pesquisas que possam disseminar e aperfeiÃoar as reflexÃes e conclusÃes que este estudo permitiu.
description nÃo hÃ
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11561
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191384195072