A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_a92c684845dc88486543a4dd654cfd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3452 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgicaThe action of the coordinator of undergraduate technology in private HEIs in an environment of strategic management2010-04-20Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114Maria de FÃtima de Souza4700243951900 http://lattes.cnpq.br/4620047002439519 Samuel FaÃanha CÃmara00000000012http://lattes.cnpq.br/186617068153970269649235353http://lattes.cnpq.br/5959990688830735Terezinha de Jesus Peres GondimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBR IES BSC Balanced ScorecardCoordenador acadÃmico IES BSC Balanced ScorecardAcademic coordinatorPLANEJAMENTO INSTITUCIONALnÃo hÃA presente pesquisa visou analisar as aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo em uma IES privada, sob as dimensÃes polÃtica, acadÃmica, institucional e gerencial. Para analisar suas aÃÃes foi necessÃrio compreender os modelos organizacionais em paralelo ao surgimento das IES no Brasil. A partir do entendimento de sua prÃxis, foi desenvolvido um mÃtodo de gerenciamento estratÃgico que se fundamenta nos estudos de Kaplan e Norton (1997). Diante da abordagem dos autores, optouâse pelo Balanced Scorecard â BSC, visto que à um instrumento que corresponde a um sistema de avaliaÃÃo de desempenho organizacional, pois busca o equilÃbrio de quatro perspectivas, no caso da pesquisa em questÃo, a perspectiva do cliente, dos processos internos, o aprendizado e o crescimento e por fim, os processos acadÃmicos. De acordo com o exposto, foi definido o mÃtodo proposto do estudo, dividido em 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional; elaborar a missÃo, visÃo, valores e estratÃgias do setor; identificar as dimensÃes; anÃlise do cenÃrio- SWOT que busca identificar os pontos fortes, pontos fracos, ameaÃas e oportunidades da instituiÃÃo; definir as perspectivas; estabelecer objetivos, metas e indicadores, mapa estratÃgico; relaÃÃo de causa-e efeito e definir aÃÃes mediante o 5W1H (o que, por que, como, quem, onde e quando). A aplicaÃÃo do mÃtodo possibilitou a coleta de dados, a definiÃÃo de indicadores que influenciam nas aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo, e o desenvolvimento de uma proposta de BSC setorial para o setor da coordenaÃÃo de curso na IES. Essa proposta visa possibilitar que as aÃÃes do coordenador de curso de graduaÃÃo possam ser desenvolvidas para que tenham resultados positivos na instituiÃÃo que està atuando, mediante a anÃlise, o controle e a execuÃÃo de uma gestÃo estratÃgica eficiente, eficaz e efetiva.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The action of the coordinator of undergraduate technology in private HEIs in an environment of strategic management |
title |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
spellingShingle |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica Terezinha de Jesus Peres Gondim IES BSC Balanced Scorecard Coordenador acadÃmico IES BSC Balanced Scorecard Academic coordinator PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
title_short |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
title_full |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
title_fullStr |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
title_full_unstemmed |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
title_sort |
A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica |
author |
Terezinha de Jesus Peres Gondim |
author_facet |
Terezinha de Jesus Peres Gondim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maxweel Veras Rodrigues |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26253895320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0145509726999114 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria de FÃtima de Souza |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
4700243951900 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4620047002439519 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Samuel FaÃanha CÃmara |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00000000012 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1866170681539702 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
69649235353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5959990688830735 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terezinha de Jesus Peres Gondim |
contributor_str_mv |
Maxweel Veras Rodrigues Maria de FÃtima de Souza Samuel FaÃanha CÃmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IES BSC Balanced Scorecard Coordenador acadÃmico |
topic |
IES BSC Balanced Scorecard Coordenador acadÃmico IES BSC Balanced Scorecard Academic coordinator PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
IES BSC Balanced Scorecard Academic coordinator |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa visou analisar as aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo em uma IES privada, sob as dimensÃes polÃtica, acadÃmica, institucional e gerencial. Para analisar suas aÃÃes foi necessÃrio compreender os modelos organizacionais em paralelo ao surgimento das IES no Brasil. A partir do entendimento de sua prÃxis, foi desenvolvido um mÃtodo de gerenciamento estratÃgico que se fundamenta nos estudos de Kaplan e Norton (1997). Diante da abordagem dos autores, optouâse pelo Balanced Scorecard â BSC, visto que à um instrumento que corresponde a um sistema de avaliaÃÃo de desempenho organizacional, pois busca o equilÃbrio de quatro perspectivas, no caso da pesquisa em questÃo, a perspectiva do cliente, dos processos internos, o aprendizado e o crescimento e por fim, os processos acadÃmicos. De acordo com o exposto, foi definido o mÃtodo proposto do estudo, dividido em 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional; elaborar a missÃo, visÃo, valores e estratÃgias do setor; identificar as dimensÃes; anÃlise do cenÃrio- SWOT que busca identificar os pontos fortes, pontos fracos, ameaÃas e oportunidades da instituiÃÃo; definir as perspectivas; estabelecer objetivos, metas e indicadores, mapa estratÃgico; relaÃÃo de causa-e efeito e definir aÃÃes mediante o 5W1H (o que, por que, como, quem, onde e quando). A aplicaÃÃo do mÃtodo possibilitou a coleta de dados, a definiÃÃo de indicadores que influenciam nas aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo, e o desenvolvimento de uma proposta de BSC setorial para o setor da coordenaÃÃo de curso na IES. Essa proposta visa possibilitar que as aÃÃes do coordenador de curso de graduaÃÃo possam ser desenvolvidas para que tenham resultados positivos na instituiÃÃo que està atuando, mediante a anÃlise, o controle e a execuÃÃo de uma gestÃo estratÃgica eficiente, eficaz e efetiva. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295142291963904 |