A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terezinha de Jesus Peres Gondim
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a92c684845dc88486543a4dd654cfd6a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3452
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgicaThe action of the coordinator of undergraduate technology in private HEIs in an environment of strategic management2010-04-20Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114Maria de FÃtima de Souza4700243951900 http://lattes.cnpq.br/4620047002439519 Samuel FaÃanha CÃmara00000000012http://lattes.cnpq.br/186617068153970269649235353http://lattes.cnpq.br/5959990688830735Terezinha de Jesus Peres GondimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBR IES BSC Balanced ScorecardCoordenador acadÃmico IES BSC Balanced ScorecardAcademic coordinatorPLANEJAMENTO INSTITUCIONALnÃo hÃA presente pesquisa visou analisar as aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo em uma IES privada, sob as dimensÃes polÃtica, acadÃmica, institucional e gerencial. Para analisar suas aÃÃes foi necessÃrio compreender os modelos organizacionais em paralelo ao surgimento das IES no Brasil. A partir do entendimento de sua prÃxis, foi desenvolvido um mÃtodo de gerenciamento estratÃgico que se fundamenta nos estudos de Kaplan e Norton (1997). Diante da abordagem dos autores, optouâse pelo Balanced Scorecard â BSC, visto que à um instrumento que corresponde a um sistema de avaliaÃÃo de desempenho organizacional, pois busca o equilÃbrio de quatro perspectivas, no caso da pesquisa em questÃo, a perspectiva do cliente, dos processos internos, o aprendizado e o crescimento e por fim, os processos acadÃmicos. De acordo com o exposto, foi definido o mÃtodo proposto do estudo, dividido em 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional; elaborar a missÃo, visÃo, valores e estratÃgias do setor; identificar as dimensÃes; anÃlise do cenÃrio- SWOT que busca identificar os pontos fortes, pontos fracos, ameaÃas e oportunidades da instituiÃÃo; definir as perspectivas; estabelecer objetivos, metas e indicadores, mapa estratÃgico; relaÃÃo de causa-e efeito e definir aÃÃes mediante o 5W1H (o que, por que, como, quem, onde e quando). A aplicaÃÃo do mÃtodo possibilitou a coleta de dados, a definiÃÃo de indicadores que influenciam nas aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo, e o desenvolvimento de uma proposta de BSC setorial para o setor da coordenaÃÃo de curso na IES. Essa proposta visa possibilitar que as aÃÃes do coordenador de curso de graduaÃÃo possam ser desenvolvidas para que tenham resultados positivos na instituiÃÃo que està atuando, mediante a anÃlise, o controle e a execuÃÃo de uma gestÃo estratÃgica eficiente, eficaz e efetiva.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The action of the coordinator of undergraduate technology in private HEIs in an environment of strategic management
title A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
spellingShingle A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
Terezinha de Jesus Peres Gondim
IES
BSC
Balanced Scorecard
Coordenador acadÃmico
IES
BSC
Balanced Scorecard
Academic coordinator
PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
title_short A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
title_full A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
title_fullStr A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
title_full_unstemmed A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
title_sort A aÃÃo do coordenador de curso de graduaÃÃo tecnolÃgica em IES privada em um ambiente de gestÃo estratÃgica
author Terezinha de Jesus Peres Gondim
author_facet Terezinha de Jesus Peres Gondim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26253895320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de FÃtima de Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 4700243951900
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4620047002439519
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samuel FaÃanha CÃmara
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000000012
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1866170681539702
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69649235353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5959990688830735
dc.contributor.author.fl_str_mv Terezinha de Jesus Peres Gondim
contributor_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
Maria de FÃtima de Souza
Samuel FaÃanha CÃmara
dc.subject.por.fl_str_mv IES
BSC
Balanced Scorecard
Coordenador acadÃmico
topic IES
BSC
Balanced Scorecard
Coordenador acadÃmico
IES
BSC
Balanced Scorecard
Academic coordinator
PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv IES
BSC
Balanced Scorecard
Academic coordinator
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa visou analisar as aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo em uma IES privada, sob as dimensÃes polÃtica, acadÃmica, institucional e gerencial. Para analisar suas aÃÃes foi necessÃrio compreender os modelos organizacionais em paralelo ao surgimento das IES no Brasil. A partir do entendimento de sua prÃxis, foi desenvolvido um mÃtodo de gerenciamento estratÃgico que se fundamenta nos estudos de Kaplan e Norton (1997). Diante da abordagem dos autores, optouâse pelo Balanced Scorecard â BSC, visto que à um instrumento que corresponde a um sistema de avaliaÃÃo de desempenho organizacional, pois busca o equilÃbrio de quatro perspectivas, no caso da pesquisa em questÃo, a perspectiva do cliente, dos processos internos, o aprendizado e o crescimento e por fim, os processos acadÃmicos. De acordo com o exposto, foi definido o mÃtodo proposto do estudo, dividido em 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional; elaborar a missÃo, visÃo, valores e estratÃgias do setor; identificar as dimensÃes; anÃlise do cenÃrio- SWOT que busca identificar os pontos fortes, pontos fracos, ameaÃas e oportunidades da instituiÃÃo; definir as perspectivas; estabelecer objetivos, metas e indicadores, mapa estratÃgico; relaÃÃo de causa-e efeito e definir aÃÃes mediante o 5W1H (o que, por que, como, quem, onde e quando). A aplicaÃÃo do mÃtodo possibilitou a coleta de dados, a definiÃÃo de indicadores que influenciam nas aÃÃes do coordenador acadÃmico de curso de graduaÃÃo, e o desenvolvimento de uma proposta de BSC setorial para o setor da coordenaÃÃo de curso na IES. Essa proposta visa possibilitar que as aÃÃes do coordenador de curso de graduaÃÃo possam ser desenvolvidas para que tenham resultados positivos na instituiÃÃo que està atuando, mediante a anÃlise, o controle e a execuÃÃo de uma gestÃo estratÃgica eficiente, eficaz e efetiva.
description nÃo hÃ
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142291963904