ProgramaÃÃo do ouvinte: memÃria mÃsica e sociabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: InÃs Zena Almeida Vieira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13023
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Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProgramaÃÃo do ouvinte: memÃria mÃsica e sociabilidade Listener programming: memory music and sociability2002-05-28JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 02503999387Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182InÃs Silvia Vitorino Sampaio25857789320http://lattes.cnpq.br/227712446617609413568817349http://lattes.cnpq.br/4026347681871861 InÃs Zena Almeida VieiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRMemÃria social Identidade social SociabilidadeSocial memory Social identity sociabilitySOCIOLOGIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoComo resultado desta pesquisa à possÃvel observar uma relaÃÃo entre comunicaÃÃo, sociabilidade e reconstruÃÃo de memÃria musical. AlÃm disso, a ProgramaÃÃo do ouvinte tem um importante papel que permite o reconhecimento da autoridade de seu produtor de informaÃÃo numa relaÃÃo com o reconhecimento do ouvinte. A construÃÃo dos ouvintes deve ser entendida como resultados de processos sociais relacionados tambÃm ao perfil das concepÃÃes desta RÃdio sobre o processo de comunicaÃÃo tal como à definido por sua linha editorial. Neste caso, a radiodifusÃo parece contribuir para a educaÃÃo informal de pessoas que nÃo tiveram este direito social assegurado por vias institucionais. E tambÃm interessante a divulgaÃÃo de algumas atividades profissionais de ouvintes como mÃsico, comerciante, cabeleireiro e pessoas que costumam participar do programa para se sentirem prestigiados. NÃo sà contribui com "a mÃsica e informaÃÃo de qualidade", mas significa entretenimento para pessoas de distintas geraÃÃes e segmentos sociais. Tem ainda importante contribuiÃÃo crÃtica à perspectiva do processo de comunicaÃÃo que defende a aÃÃo hegemÃnica dos meios massivos. Esta pesquisa considera que hà uma relaÃÃo dinÃmica entre o produtor da informaÃÃo e a participaÃÃo de ouvintes. Baseada em estudos de antropÃlogos latino-americanos como Barbero, Canclini, alÃm de outros autores, a investigaÃÃo acena para concepÃÃo de ouvintes como ativos atores destes processos histÃricos e sociais. De acordo com esta pesquisa, à possÃvel questionar um preconceito social que và uma direta relaÃÃo entre gosto musical e uma especÃfica classe social. Este programa à analisado como expressÃo de uma dinÃmica cultural, cuja rica diversidade representa um entrelaÃamento de distintos movimentos musicais,Ãpocas e estilos de vida.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13023http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13024application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:15Zmail@mail.com -
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