AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumayer de Sousa Maia Filho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15545
Resumo: Esta dissertaÃÃo analisa o comportamento do consumidor idoso de baixa renda em seus hÃbitos de lazer a partir da anÃlise de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica - IBGE e pelo LaboratÃrio de Estudo da Pobreza da UFC - LEP. O exame parte de uma pesquisa bibliogrÃfica dos temas em questÃo, perpassando por uma pesquisa realizada com 100 pessoas idosas de baixa renda - residentes da zona metropolitana de Fortaleza/CE - para consolidaÃÃo da pesquisa teÃrica. A anÃlise dos dados primÃrios e secundÃrios extraÃdos destas pesquisas serviu para estabelecer uma reflexÃo entre os conceitos definidos cientificamente e o arquÃtipo de idoso compreendido pelo senso comum das pessoas. A principal suposiÃÃo deste trabalho sustenta-se na idÃia de que o idoso de modo geral possui uma forte necessidade de socializaÃÃo, influenciando fortemente seu comportamento de consumo. Quando visto na perspectiva do poder de compra â mais precisamente o de baixa renda â esta necessidade de socializaÃÃo os estimulando a se reunirem em grupos para realizarem suas atividades de lazer. De outro modo, o trabalho tambÃm se propÃe a produzir um discurso de valorizaÃÃo para este segmento e revelar algumas oportunidades mercadolÃgicas a serem exploradas pelas empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social.
id UFC_aa491284f9a4ad60c13cf726ab982836
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10308
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.Descriptive analysis of consumer leisure habits of low-income elderly . 2008-09-18Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo10311014895http://lattes.cnpq.br/3585363593135113Josà Ednilson de Oliveira Cabral09121781400ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/257901508744907871691537349http://lattes.cnpq.br/8058728804475673Neumayer de Sousa Maia FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRComportamento do consumidor consumidor de baixa renda FormaÃÃo de clÃs.Consumer behavior low-income consumers Training clans.ADMINISTRACAOEsta dissertaÃÃo analisa o comportamento do consumidor idoso de baixa renda em seus hÃbitos de lazer a partir da anÃlise de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica - IBGE e pelo LaboratÃrio de Estudo da Pobreza da UFC - LEP. O exame parte de uma pesquisa bibliogrÃfica dos temas em questÃo, perpassando por uma pesquisa realizada com 100 pessoas idosas de baixa renda - residentes da zona metropolitana de Fortaleza/CE - para consolidaÃÃo da pesquisa teÃrica. A anÃlise dos dados primÃrios e secundÃrios extraÃdos destas pesquisas serviu para estabelecer uma reflexÃo entre os conceitos definidos cientificamente e o arquÃtipo de idoso compreendido pelo senso comum das pessoas. A principal suposiÃÃo deste trabalho sustenta-se na idÃia de que o idoso de modo geral possui uma forte necessidade de socializaÃÃo, influenciando fortemente seu comportamento de consumo. Quando visto na perspectiva do poder de compra â mais precisamente o de baixa renda â esta necessidade de socializaÃÃo os estimulando a se reunirem em grupos para realizarem suas atividades de lazer. De outro modo, o trabalho tambÃm se propÃe a produzir um discurso de valorizaÃÃo para este segmento e revelar algumas oportunidades mercadolÃgicas a serem exploradas pelas empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social.This dissertation analyzes the elderly consumer behavior of low-income their leisure habits from the analysis of studies conducted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE and the Laboratory Study of Poverty UFC - LEP. O take part of a literature review of the issues involved, passing by a survey of 100 elderly low-income people - residents of the metropolitan area Fortaleza / CE - to the theoretical research consolidation. The analysis of the primary data, and side extracted from these surveys served to establish a reflection among the concepts defined scientifically and the archetype of old understood by common sense of people. The main assumption of this work is based on the idea that the old mode general has a strong need for socialization, strongly influencing their consumer behavior. When viewed in the purchasing power perspective - more precisely the low-income - this need for socialization encouraging them to meet in groups to perform their leisure activities. Otherwise, the work also intends to produce a valuation of speech for this segment and reveal some market opportunities to be exploited by companies that invest in sustainability and social responsibility.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15545application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Descriptive analysis of consumer leisure habits of low-income elderly .
title AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
spellingShingle AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
Neumayer de Sousa Maia Filho
Comportamento do consumidor
consumidor de baixa renda
FormaÃÃo de clÃs.
Consumer behavior
low-income consumers
Training clans.
ADMINISTRACAO
title_short AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
title_full AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
title_fullStr AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
title_full_unstemmed AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
title_sort AnÃlise descritiva dos hÃbitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda.
author Neumayer de Sousa Maia Filho
author_facet Neumayer de Sousa Maia Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10311014895
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3585363593135113
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Ednilson de Oliveira Cabral
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 09121781400
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ClÃudia Buhamra Abreu Romero
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21328617300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2579015087449078
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 71691537349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8058728804475673
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumayer de Sousa Maia Filho
contributor_str_mv Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo
Josà Ednilson de Oliveira Cabral
ClÃudia Buhamra Abreu Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
consumidor de baixa renda
FormaÃÃo de clÃs.
topic Comportamento do consumidor
consumidor de baixa renda
FormaÃÃo de clÃs.
Consumer behavior
low-income consumers
Training clans.
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
low-income consumers
Training clans.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo analisa o comportamento do consumidor idoso de baixa renda em seus hÃbitos de lazer a partir da anÃlise de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica - IBGE e pelo LaboratÃrio de Estudo da Pobreza da UFC - LEP. O exame parte de uma pesquisa bibliogrÃfica dos temas em questÃo, perpassando por uma pesquisa realizada com 100 pessoas idosas de baixa renda - residentes da zona metropolitana de Fortaleza/CE - para consolidaÃÃo da pesquisa teÃrica. A anÃlise dos dados primÃrios e secundÃrios extraÃdos destas pesquisas serviu para estabelecer uma reflexÃo entre os conceitos definidos cientificamente e o arquÃtipo de idoso compreendido pelo senso comum das pessoas. A principal suposiÃÃo deste trabalho sustenta-se na idÃia de que o idoso de modo geral possui uma forte necessidade de socializaÃÃo, influenciando fortemente seu comportamento de consumo. Quando visto na perspectiva do poder de compra â mais precisamente o de baixa renda â esta necessidade de socializaÃÃo os estimulando a se reunirem em grupos para realizarem suas atividades de lazer. De outro modo, o trabalho tambÃm se propÃe a produzir um discurso de valorizaÃÃo para este segmento e revelar algumas oportunidades mercadolÃgicas a serem exploradas pelas empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation analyzes the elderly consumer behavior of low-income their leisure habits from the analysis of studies conducted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE and the Laboratory Study of Poverty UFC - LEP. O take part of a literature review of the issues involved, passing by a survey of 100 elderly low-income people - residents of the metropolitan area Fortaleza / CE - to the theoretical research consolidation. The analysis of the primary data, and side extracted from these surveys served to establish a reflection among the concepts defined scientifically and the archetype of old understood by common sense of people. The main assumption of this work is based on the idea that the old mode general has a strong need for socialization, strongly influencing their consumer behavior. When viewed in the purchasing power perspective - more precisely the low-income - this need for socialization encouraging them to meet in groups to perform their leisure activities. Otherwise, the work also intends to produce a valuation of speech for this segment and reveal some market opportunities to be exploited by companies that invest in sustainability and social responsibility.
description Esta dissertaÃÃo analisa o comportamento do consumidor idoso de baixa renda em seus hÃbitos de lazer a partir da anÃlise de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica - IBGE e pelo LaboratÃrio de Estudo da Pobreza da UFC - LEP. O exame parte de uma pesquisa bibliogrÃfica dos temas em questÃo, perpassando por uma pesquisa realizada com 100 pessoas idosas de baixa renda - residentes da zona metropolitana de Fortaleza/CE - para consolidaÃÃo da pesquisa teÃrica. A anÃlise dos dados primÃrios e secundÃrios extraÃdos destas pesquisas serviu para estabelecer uma reflexÃo entre os conceitos definidos cientificamente e o arquÃtipo de idoso compreendido pelo senso comum das pessoas. A principal suposiÃÃo deste trabalho sustenta-se na idÃia de que o idoso de modo geral possui uma forte necessidade de socializaÃÃo, influenciando fortemente seu comportamento de consumo. Quando visto na perspectiva do poder de compra â mais precisamente o de baixa renda â esta necessidade de socializaÃÃo os estimulando a se reunirem em grupos para realizarem suas atividades de lazer. De outro modo, o trabalho tambÃm se propÃe a produzir um discurso de valorizaÃÃo para este segmento e revelar algumas oportunidades mercadolÃgicas a serem exploradas pelas empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15545
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212622053376