FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Marques Sampaio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20566
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar as funÃÃes discursivas do infogrÃfico da webnotÃcia do G1 â o Portal de NotÃcias da Globo. No processo de transaÃÃo, produz-se a notÃcia em funÃÃo dos dados especÃficos de troca entre os sujeitos parceiros e do reconhecimento das condiÃÃes de enunciaÃÃo submetidas a um contrato de informaÃÃo midiÃtica. Para garantir a credibilidade do que à noticiado, o sujeito comunicante lanÃa mÃo de um texto pluricÃdico: o infogrÃfico. Com suas funÃÃes discursivas, este recurso estratÃgico torna-se um importante investimento na produÃÃo da matÃria jornalÃstica, suscitando a (re)construÃÃo dos sentidos do texto pelo sujeito interpretante. O infogrÃfico da webnotÃcia do G1 constitui-se uma âprova de verdadeâ na produÃÃo do discurso informativo, atendendo-se à visada da informaÃÃo (o âfazer saberâ), à visada da captaÃÃo (o âfazer sentirâ) e a visada da demonstraÃÃo (o âfazer crerâ). Assim, o sujeito informador reporta os fatos por meio de duas atividades linguageiras: a descriÃÃo-narraÃÃo e a explicaÃÃo. Os âefeitos produzidosâ no texto noticioso midiÃtico interferem nas condiÃÃes de interpretaÃÃo por parte do sujeito receptor. Para fundamentar nossa pesquisa, valemo-nos do aporte teÃrico da SemiolinguÃstica (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) que trata de uma problemÃtica de gÃneros, apoiando-se nos pressupostos de Bakhtin ([2003]2011). Sobre o gÃnero jornalÃstico, recorreu-se a autores como van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) e Alves Filho (2011). Quanto ao infogrÃfico, a pesquisa se voltou a autores do jornalismo, a exemplo de Teixeira (2010), e aos da LinguÃstica, como Paiva (2013, 2009 e 2016). O corpus da pesquisa à composto de 10 (dez) webnotÃcias do G1 com infogrÃficos, coletadas no perÃodo de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Durante a anÃlise dos dados, utilizamos, para o gÃnero, a explicaÃÃo a partir de uma problemÃtica do gÃnero, que considera o aspecto situacional e o contrato de comunicaÃÃo; no que tange Ãs funÃÃes discursivas do infogrÃfico, foram essenciais os componentes da organizaÃÃo descritiva (o âNomearâ, o âLocalizar-situarâ e o âQualificarâ) e as categorias de dimensÃo situacional, tÃcnica da imagem e discursiva para a anÃlise da imagem apontadas por Mendes (2010). Pelos resultados, constata-se que o infogrÃfico à um texto pluricÃdico e um traÃo constitutivo da webnotÃcia do G1, desempenhando vÃrias funÃÃes discursivas, tais como acrÃscimo, validaÃÃo e confirmaÃÃo da informaÃÃo, bem como a representaÃÃo visual para (re)construir efeitos de sentido do texto.
id UFC_aaede05ead56348967f63fe0dcaeb6d1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12947
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G12018-10-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D098732145610Francisco Marques Sampaio Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRFunÃÃes discursivas InfogrÃfico WebnotÃcia do G1ComunicaÃÃo de massa e linguagem FunÃÃes discursivas G1 Portal de notÃcias - Analise linguÃstica InfogrÃfico - Analise linguÃstica LinguÃstica aplicada Noticias â GÃneros Discursivos â Analise linguÃsticaDiscursive functions Infographic Webnews of the G1LINGUISTICAEsta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar as funÃÃes discursivas do infogrÃfico da webnotÃcia do G1 â o Portal de NotÃcias da Globo. No processo de transaÃÃo, produz-se a notÃcia em funÃÃo dos dados especÃficos de troca entre os sujeitos parceiros e do reconhecimento das condiÃÃes de enunciaÃÃo submetidas a um contrato de informaÃÃo midiÃtica. Para garantir a credibilidade do que à noticiado, o sujeito comunicante lanÃa mÃo de um texto pluricÃdico: o infogrÃfico. Com suas funÃÃes discursivas, este recurso estratÃgico torna-se um importante investimento na produÃÃo da matÃria jornalÃstica, suscitando a (re)construÃÃo dos sentidos do texto pelo sujeito interpretante. O infogrÃfico da webnotÃcia do G1 constitui-se uma âprova de verdadeâ na produÃÃo do discurso informativo, atendendo-se à visada da informaÃÃo (o âfazer saberâ), à visada da captaÃÃo (o âfazer sentirâ) e a visada da demonstraÃÃo (o âfazer crerâ). Assim, o sujeito informador reporta os fatos por meio de duas atividades linguageiras: a descriÃÃo-narraÃÃo e a explicaÃÃo. Os âefeitos produzidosâ no texto noticioso midiÃtico interferem nas condiÃÃes de interpretaÃÃo por parte do sujeito receptor. Para fundamentar nossa pesquisa, valemo-nos do aporte teÃrico da SemiolinguÃstica (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) que trata de uma problemÃtica de gÃneros, apoiando-se nos pressupostos de Bakhtin ([2003]2011). Sobre o gÃnero jornalÃstico, recorreu-se a autores como van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) e Alves Filho (2011). Quanto ao infogrÃfico, a pesquisa se voltou a autores do jornalismo, a exemplo de Teixeira (2010), e aos da LinguÃstica, como Paiva (2013, 2009 e 2016). O corpus da pesquisa à composto de 10 (dez) webnotÃcias do G1 com infogrÃficos, coletadas no perÃodo de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Durante a anÃlise dos dados, utilizamos, para o gÃnero, a explicaÃÃo a partir de uma problemÃtica do gÃnero, que considera o aspecto situacional e o contrato de comunicaÃÃo; no que tange Ãs funÃÃes discursivas do infogrÃfico, foram essenciais os componentes da organizaÃÃo descritiva (o âNomearâ, o âLocalizar-situarâ e o âQualificarâ) e as categorias de dimensÃo situacional, tÃcnica da imagem e discursiva para a anÃlise da imagem apontadas por Mendes (2010). Pelos resultados, constata-se que o infogrÃfico à um texto pluricÃdico e um traÃo constitutivo da webnotÃcia do G1, desempenhando vÃrias funÃÃes discursivas, tais como acrÃscimo, validaÃÃo e confirmaÃÃo da informaÃÃo, bem como a representaÃÃo visual para (re)construir efeitos de sentido do texto.This qualitative research has as general objective to analyze the discursive functions of the infographic G1 - the Globo News Portal. In the transaction process, the news is produced based on the specific exchange data between the partner subjects and the recognition of the conditions of enunciation submitted to a media information contract. To ensure the credibility of what is reported, the communicating subject uses a pluricode text: the infographic. With its discursive functions, this strategic resource becomes an important investment in the production of journalistic material, provoking the (re) construction of the meanings of the text by the interpreting subject. The infographic of the G1 is a "proof of truth" in the production of the information discourse, taking into account the information objective (the "to know"), the aim of the capture (the "make feel") and the target of the demonstration (the "make believe"). Thus, the informant reports the facts through two linguistic activities: descriptionnarration and explanation. The "produced effects" in the news media interfere in the conditions of interpretation by the recipient subject. In order to base our research, we use the theoretical contribution of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) that deals with a gender problem, based on the assumptions of Bakhtin ([2003] 2011). On the journalistic genre, authors such as van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) and Alves Filho (2011) were used. As for the infographic, the research turned to authors of journalism, such as Teixeira (2010), and those of Linguistics, such as Paiva (2013, 2009 and 2016). The research corpus is composed of 10 (ten) webnews of the G1 with infographics, collected from August 2016 to January 2017. During the analysis of the data, we used, for the genre, the explanation based on a problematic of the genre, which considers the situational aspect and the communication contract; with regard to the discursive functions of the infographic, the components of the descriptive organization (the "Naming", "Locating" and "Qualifying") were essential and the categories of situational dimension, image technique and discourse for the analysis of image indicated by Mendes (2010). The results show that the infographic is a pluricode text and a constituent feature of the webnews of the G1, performing several discursive functions, such as adding, validating and confirming the information, as well as the visual representation to (re) construct sense effects text. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20566application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
title FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
spellingShingle FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
Francisco Marques Sampaio
FunÃÃes discursivas
InfogrÃfico
WebnotÃcia do G1
ComunicaÃÃo de massa e linguagem
FunÃÃes discursivas
G1 Portal de notÃcias - Analise linguÃstica InfogrÃfico - Analise linguÃstica
LinguÃstica aplicada
Noticias â GÃneros Discursivos â Analise linguÃstica
Discursive functions
Infographic
Webnews of the G1
LINGUISTICA
title_short FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
title_full FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
title_fullStr FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
title_full_unstemmed FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
title_sort FunÃÃes discursivas do InfogrÃfico da webnotÃcia do G1
author Francisco Marques Sampaio
author_facet Francisco Marques Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98732145610
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Marques Sampaio
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.subject.por.fl_str_mv FunÃÃes discursivas
InfogrÃfico
WebnotÃcia do G1
ComunicaÃÃo de massa e linguagem
FunÃÃes discursivas
G1 Portal de notÃcias - Analise linguÃstica InfogrÃfico - Analise linguÃstica
LinguÃstica aplicada
Noticias â GÃneros Discursivos â Analise linguÃstica
topic FunÃÃes discursivas
InfogrÃfico
WebnotÃcia do G1
ComunicaÃÃo de massa e linguagem
FunÃÃes discursivas
G1 Portal de notÃcias - Analise linguÃstica InfogrÃfico - Analise linguÃstica
LinguÃstica aplicada
Noticias â GÃneros Discursivos â Analise linguÃstica
Discursive functions
Infographic
Webnews of the G1
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Discursive functions
Infographic
Webnews of the G1
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar as funÃÃes discursivas do infogrÃfico da webnotÃcia do G1 â o Portal de NotÃcias da Globo. No processo de transaÃÃo, produz-se a notÃcia em funÃÃo dos dados especÃficos de troca entre os sujeitos parceiros e do reconhecimento das condiÃÃes de enunciaÃÃo submetidas a um contrato de informaÃÃo midiÃtica. Para garantir a credibilidade do que à noticiado, o sujeito comunicante lanÃa mÃo de um texto pluricÃdico: o infogrÃfico. Com suas funÃÃes discursivas, este recurso estratÃgico torna-se um importante investimento na produÃÃo da matÃria jornalÃstica, suscitando a (re)construÃÃo dos sentidos do texto pelo sujeito interpretante. O infogrÃfico da webnotÃcia do G1 constitui-se uma âprova de verdadeâ na produÃÃo do discurso informativo, atendendo-se à visada da informaÃÃo (o âfazer saberâ), à visada da captaÃÃo (o âfazer sentirâ) e a visada da demonstraÃÃo (o âfazer crerâ). Assim, o sujeito informador reporta os fatos por meio de duas atividades linguageiras: a descriÃÃo-narraÃÃo e a explicaÃÃo. Os âefeitos produzidosâ no texto noticioso midiÃtico interferem nas condiÃÃes de interpretaÃÃo por parte do sujeito receptor. Para fundamentar nossa pesquisa, valemo-nos do aporte teÃrico da SemiolinguÃstica (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) que trata de uma problemÃtica de gÃneros, apoiando-se nos pressupostos de Bakhtin ([2003]2011). Sobre o gÃnero jornalÃstico, recorreu-se a autores como van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) e Alves Filho (2011). Quanto ao infogrÃfico, a pesquisa se voltou a autores do jornalismo, a exemplo de Teixeira (2010), e aos da LinguÃstica, como Paiva (2013, 2009 e 2016). O corpus da pesquisa à composto de 10 (dez) webnotÃcias do G1 com infogrÃficos, coletadas no perÃodo de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Durante a anÃlise dos dados, utilizamos, para o gÃnero, a explicaÃÃo a partir de uma problemÃtica do gÃnero, que considera o aspecto situacional e o contrato de comunicaÃÃo; no que tange Ãs funÃÃes discursivas do infogrÃfico, foram essenciais os componentes da organizaÃÃo descritiva (o âNomearâ, o âLocalizar-situarâ e o âQualificarâ) e as categorias de dimensÃo situacional, tÃcnica da imagem e discursiva para a anÃlise da imagem apontadas por Mendes (2010). Pelos resultados, constata-se que o infogrÃfico à um texto pluricÃdico e um traÃo constitutivo da webnotÃcia do G1, desempenhando vÃrias funÃÃes discursivas, tais como acrÃscimo, validaÃÃo e confirmaÃÃo da informaÃÃo, bem como a representaÃÃo visual para (re)construir efeitos de sentido do texto.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This qualitative research has as general objective to analyze the discursive functions of the infographic G1 - the Globo News Portal. In the transaction process, the news is produced based on the specific exchange data between the partner subjects and the recognition of the conditions of enunciation submitted to a media information contract. To ensure the credibility of what is reported, the communicating subject uses a pluricode text: the infographic. With its discursive functions, this strategic resource becomes an important investment in the production of journalistic material, provoking the (re) construction of the meanings of the text by the interpreting subject. The infographic of the G1 is a "proof of truth" in the production of the information discourse, taking into account the information objective (the "to know"), the aim of the capture (the "make feel") and the target of the demonstration (the "make believe"). Thus, the informant reports the facts through two linguistic activities: descriptionnarration and explanation. The "produced effects" in the news media interfere in the conditions of interpretation by the recipient subject. In order to base our research, we use the theoretical contribution of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) that deals with a gender problem, based on the assumptions of Bakhtin ([2003] 2011). On the journalistic genre, authors such as van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) and Alves Filho (2011) were used. As for the infographic, the research turned to authors of journalism, such as Teixeira (2010), and those of Linguistics, such as Paiva (2013, 2009 and 2016). The research corpus is composed of 10 (ten) webnews of the G1 with infographics, collected from August 2016 to January 2017. During the analysis of the data, we used, for the genre, the explanation based on a problematic of the genre, which considers the situational aspect and the communication contract; with regard to the discursive functions of the infographic, the components of the descriptive organization (the "Naming", "Locating" and "Qualifying") were essential and the categories of situational dimension, image technique and discourse for the analysis of image indicated by Mendes (2010). The results show that the infographic is a pluricode text and a constituent feature of the webnews of the G1, performing several discursive functions, such as adding, validating and confirming the information, as well as the visual representation to (re) construct sense effects text.
description Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar as funÃÃes discursivas do infogrÃfico da webnotÃcia do G1 â o Portal de NotÃcias da Globo. No processo de transaÃÃo, produz-se a notÃcia em funÃÃo dos dados especÃficos de troca entre os sujeitos parceiros e do reconhecimento das condiÃÃes de enunciaÃÃo submetidas a um contrato de informaÃÃo midiÃtica. Para garantir a credibilidade do que à noticiado, o sujeito comunicante lanÃa mÃo de um texto pluricÃdico: o infogrÃfico. Com suas funÃÃes discursivas, este recurso estratÃgico torna-se um importante investimento na produÃÃo da matÃria jornalÃstica, suscitando a (re)construÃÃo dos sentidos do texto pelo sujeito interpretante. O infogrÃfico da webnotÃcia do G1 constitui-se uma âprova de verdadeâ na produÃÃo do discurso informativo, atendendo-se à visada da informaÃÃo (o âfazer saberâ), à visada da captaÃÃo (o âfazer sentirâ) e a visada da demonstraÃÃo (o âfazer crerâ). Assim, o sujeito informador reporta os fatos por meio de duas atividades linguageiras: a descriÃÃo-narraÃÃo e a explicaÃÃo. Os âefeitos produzidosâ no texto noticioso midiÃtico interferem nas condiÃÃes de interpretaÃÃo por parte do sujeito receptor. Para fundamentar nossa pesquisa, valemo-nos do aporte teÃrico da SemiolinguÃstica (CHARAUDEAU, 2015, 2014, 2012, 2010, 2005, 2001, 1996) que trata de uma problemÃtica de gÃneros, apoiando-se nos pressupostos de Bakhtin ([2003]2011). Sobre o gÃnero jornalÃstico, recorreu-se a autores como van Dijk (1990), Lage (2006), Canavilhas (2007) e Alves Filho (2011). Quanto ao infogrÃfico, a pesquisa se voltou a autores do jornalismo, a exemplo de Teixeira (2010), e aos da LinguÃstica, como Paiva (2013, 2009 e 2016). O corpus da pesquisa à composto de 10 (dez) webnotÃcias do G1 com infogrÃficos, coletadas no perÃodo de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Durante a anÃlise dos dados, utilizamos, para o gÃnero, a explicaÃÃo a partir de uma problemÃtica do gÃnero, que considera o aspecto situacional e o contrato de comunicaÃÃo; no que tange Ãs funÃÃes discursivas do infogrÃfico, foram essenciais os componentes da organizaÃÃo descritiva (o âNomearâ, o âLocalizar-situarâ e o âQualificarâ) e as categorias de dimensÃo situacional, tÃcnica da imagem e discursiva para a anÃlise da imagem apontadas por Mendes (2010). Pelos resultados, constata-se que o infogrÃfico à um texto pluricÃdico e um traÃo constitutivo da webnotÃcia do G1, desempenhando vÃrias funÃÃes discursivas, tais como acrÃscimo, validaÃÃo e confirmaÃÃo da informaÃÃo, bem como a representaÃÃo visual para (re)construir efeitos de sentido do texto.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20566
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350322102272